Sábado, 20 de Dezembro Paraguaçu Paulista 31ºC - 20ºC veja mais

Energisa alerta sobre alto consumo e uso de aparelhos elétricos em dias de baixas temperaturas

24/06/2025 - Chuveiro, aquecedor elétrico e outros equipamentos estão entre os que mais demandam energia


Energisa alerta sobre alto consumo e uso de aparelhos elétricos em dias de baixas temperaturas

A previsão do tempo anuncia baixas temperaturas para os próximos dias na região. E, para espantar o frio, muita gente não abre mão do banho quente e até do uso de aquecedores elétricos para manter o conforto térmico do ambiente. O que nem todos observam é que equipamentos que geram calor podem ser os principais vilões do consumo de energia nos dias de inverno. Se não utilizados de forma eficiente, tais aparelhos podem contribuir para um aumento significativo na conta de energia.

"O chuveiro é responsável por 30% do consumo mensal da energia. Em uma residência com quatro pessoas, se cada uma tomar um banho de cinco minutos com o chuveiro ligado direto, pode resultar no consumo de até 220 kWh/mês. Então, seja prático: desligue o chuveiro enquanto se ensaboa. Isso representa economia de energia e também de água", exemplifica o coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira.

Assim como o chuveiro, outros eletrodomésticos como secadora de roupas, forno elétrico, ferro de passar e aquecedores de ambiente e água também contribuem para a alta no gasto de energia.

Em se tratando do aquecedor de ambiente, dependendo da potência do equipamento, quando ligado por cinco ou seis horas ininterruptas pode consumir até 350 kWh/mês, o equivalente ao consumo médio de uma casa inteira em um dia de temperaturas médias. "Por isso, se vai ligar o aquecedor elétrico, mantenha portas e janelas fechadas para evitar correntes de ar frio, o que demanda maior consumo de energia", afirma Thiago, reforçando a necessidade de equilibrar o tempo e a forma de uso de cada aparelho para não ter um susto na conta de energia ao final do mês.

Entre outras dicas de economia, o coordenador da Energisa cita que no inverno, os dias são mais curtos, o que demanda maior tempo de lâmpadas acesas. Por esse motivo, prefira as de LED que são mais econômicas e não deixe luzes acesas sem necessidade.

Deixe para usar o ferro elétrico apenas com roupas indispensáveis; se for usar o forno elétrico, mantenha-o ligado apenas no período estipulado pela receita; e não coloque roupas, panos e outros materiais para secar atrás da geladeira.

"Essas dicas são simples, mas muito eficazes quando toda a família é envolvida no uso eficiente da energia", reforça.

Segurança

Além do alto consumo de energia, o coordenador destaca a importância de verificar os aspectos de segurança no uso dos equipamentos, principalmente do aquecedor elétrico.

Primeiramente, contrate um profissional para avaliar a capacidade da rede elétrica do imóvel em relação à demanda dos equipamentos em uso. Também faça a limpeza e manutenção do aparelho, antes mesmo de utilizá-lo. "Além disso, verifique as condições da tomada em que o aquecedor será ligado e jamais coloque outros aparelhos na mesma tomada ou extensões, pois isso pode resultar em sobrecarga, danificando o equipamento e as instalações elétricas do local", alerta Thiago. 

Outra orientação valiosa é que os aquecedores elétricos não devem estar conectados no mesmo circuito de outros aparelhos de grande potência, como secadoras e máquinas de lavar roupas. 

"Algumas pessoas costumam usar os aquecedores elétricos para esquentar o banheiro antes do banho. Porém, esses eletrodomésticos não devem ficar próximos a locais com água, já que podem cair, ocasionando um curto circuito e até iniciar um incêndio. Todo cuidado é pouco quando o assunto é eletricidade", reforça. 

 

Fonte: Energisa



MAIS NOTÍCIAS

Clínica de Olhos Dr. Bassam: tecnologia oftalmológica no interior de São Paulo

Conheça o parque tecnológico e a importância dos exames oculares para a sua saúde

Casos & Causos: Conheça a trajetória de Fátima Salum, professora, escritora e pesquisadora

Iniciativa foi idealizada e promovida pelo professor Marcelo Rufino e pelo escritor Adriano Nogueira

MPF abre inquérito sobre política de combate à violência contra mulher

Em São Paulo, alta de feminicídios e comoção pública motivam decisão

Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia

IBGE: 25 municípios concentram mais de um terço do PIB brasileiro

Primeiras cidades da lista são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

Corrida Summer AFC deverá agitar Paraguaçu Paulista no início do ano

A competição será no dia 17 de janeiro e as inscrições já estão abertas.

Escritoras paraguaçuenses Valdina e Valdineia lançam livros infantis nesta sexta-feira, dia 19

Valdina e Valdineia são irmãs e professoras aposentadas e estão estreando na literatura infantil.

Banda Olho, que marcou gerações em Paraguaçu, realiza reencontro e show especial no Boteco e Brasa

Será uma apresentação única, revivendo histórias, sons e sentimentos que marcaram gerações.

ANUNCIE DIVULGUE