Quinta-Feira, 05 de Fevereiro Paraguaçu Paulista 29ºC - 21ºC veja mais

Comerciantes de Marília têm um mês para se adequar à lei que proíbe uso de sacolas plásticas

16/06/2025 - Após 13 anos de batalha judicial e polêmicas, lei entra em vigor no dia 15 de julho


Comerciantes de Marília têm um mês para se adequar à lei que proíbe uso de sacolas plásticas

Daqui um mês, do dia 15 de julho, entra em vigor a Lei Municipal nº 9.046/2023 que impede o uso de sacolas plásticas em Marília (SP). A determinação impede o comércio da cidade de utilizar sacolas comuns e autoriza apenas sacolas recicláveis, retornáveis ou reutilizáveis.

O tema foi debatido por representantes de órgãos públicos e entidades comerciais da cidade fizeram o anúncio durante audiência pública realizada na câmara da cidade no dia 27 de maio. Agentes de diversos setores afirmaram que a medida será respeitada, fiscalizada e eventualmente, punições serão feitas.

Faltando um mês para a lei passar a valer, o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim), Carlos Francisco Bitencourt Jorge, alerta os comerciantes da cidade para que eles possam se preparar com antecedência e explica que a lei especifica a questão do plástico permitido, bem como bem como as punições, através do artigo 6° que determina multa no valor de R$ 1 mil.

Em nota, o presidente diz que a norma reforça a importância ambiental da lei e como as sacolas normais são prejudiciais a natureza:

“As sacolas plásticas, apesar de práticas e baratas, representam um problema ambiental significativo devido à sua não biodegradabilidade e aos impactos na poluição, saúde e economia. Elas também são responsáveis pela poluição dos mares e rios, se tornando altamente prejudicial à vida dos animais. Não à toa que as famosas “sacolinhas” ganharam status de vilãs do meio ambiente. Já há algum tempo, há uma mobilização social para minimizar o impacto trazido por elas quando descartadas de forma incorreta."
Maria Regina Borba Silva, do Departamento Jurídico da Associação Comercial e de Inovação de Marília recomenda a substituição por modelos reutilizáveis, recicláveis ou retornáveis e que os estabelecimentos devem informar os clientes com antecedência sobre a nova regra.

A fiscalização começa em 15 de julho e acontecerão através da Divisão de Fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente com apoio do Procon de Marília.

O comerciante João Abreu, de 38 anos, dono de uma loja de confecções, aprova a medida pois entende que é responsabilidade de todos cuidar do meio ambiente:

"Recebemos a notícia com satisfação pois todos nós temos que nos preocupar com o Meio Ambiente e em medidas sustentáveis. Faremos nossa parte com certeza, já estamos em projeto de adaptação".
A lei que deu origem ao caso
Datada de julho de 2011, e autoria do então vereador Eduardo Nascimento, o Projeto de Lei foi aprovado pela câmara e transformou-se em lei em 2012.

Após diversas polêmicas sobre o caso, foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal federal STF em outubro de 2022. Na época a prefeitura de Marília não tinha estabelecido um prazo para que a lei entrasse em vigor.

 

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Secretaria Municipal de Esportes oferece aulas gratuitas de zumba para toda a comunidade

Segunda, quarta e sexta, 19h30, no Ginásio Feijão, e terça e quinta, no mesmo horário, no Caramuru

Sexta-feira tem vacinação contra a raiva para cães e gatos em Paraguaçu Paulista

Ação acontece em frente ao Estádio Municipal das 9h ao meio-dia ou até que as doses acabem.

Polícia Civil deflagra operação em combate a crimes de estelionato em Assis e região

Empresa de Assis teve prejuízo financeiro de R$90 mil.

Polícia identifica rede de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e prende dois homens em Rancharia

Operação Laços de Sangue, teve como objetivo o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão.

Paraguaçu Paulista contabiliza três casos positivos de dengue em 2026

Secretaria de Saúde atualizou o boletim epidemiológico no município

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

País registra quatro vítimas e 10 tentativas de feminicídio por dia

A Maria Fumaça virou fumaça há muito tempo, afirma vereador em Paraguaçu Paulista

Douglas Khenayfis usou a tribuna da Câmara para fazer críticas ao setor de turismo na cidade.

Novos pedidos de CNH quadruplicam em janeiro, mostra Senatran

Cerca de 300 mil documentos foram emitidos desde mudança em sistema

ANUNCIE DIVULGUE