Sexta-Feira, 01 de Agosto Paraguaçu Paulista 28ºC - 10ºC veja mais

Teste do pezinho: diagnósticos precoces salvam vida de recém-nascidos

06/06/2025 - Mais de 50 doenças raras podem ser detectadas pelo exame no SUS


Teste do pezinho: diagnósticos precoces salvam vida de recém-nascidos

O teste do pezinho é considerado a forma mais eficaz de diagnosticar precocemente doenças genéticas, metabólicas e infecciosas que podem afetar o desenvolvimento de crianças. Em maio de 2021, a Lei nº 14.154 ampliou para mais de 50 o número de doenças raras detectadas pelo exame via Sistema Único de Saúde (SUS).

Pouco mais de dois anos depois, no Dia Nacional do Teste do Pezinho, lembrado nesta terça-feira (6), a Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo avalia que o exame está em expansão no Brasil. A fase classificada como ideal para a realização do teste é entre o terceiro e o quinto dia de vida.

“É a partir dessa gota de sangue que o futuro de uma pessoa é desenhado, dando a oportunidade de agir precocemente no tratamento de doenças graves”, destacou a entidade nas redes sociais.

A vice-presidente da sociedade, Carolina Fischinger, reforçou a importância da coleta do sangue no tempo certo. “A detecção dessas doenças previne consequências clínicas importantes pois são condições tratáveis. Também lembro que temos uma lei que prevê a ampliação para mais doenças, possibilitando o diagnóstico precoce de doenças genéticas graves que têm tratamento disponível.”

Rol de doenças
Antes da Lei nº 14.154, o SUS realizava um formato de teste do pezinho capaz de detectar apenas seis doenças. Com a nova legislação, o exame passou a englobar 14 grupos de doenças, que podem identificar até 53 tipos diferentes de enfermidades e condições especiais de saúde.

As mudanças propostas pelo texto, entretanto, começaram a vigorar somente em maio do ano passado e o processo de ampliação do teste deve acontecer de forma escalonada.

Na primeira etapa de implementação, o teste do pezinho continua detectando as seis doenças iniciais, ampliando para a testagem de outras relacionadas ao excesso de fenilalanina e de patologias relacionadas à hemoglobina (hemoglobinopatias), além de incluir os diagnósticos para toxoplasmose congênita.

Em uma segunda etapa, seriam acrescentadas as testagens para galactosemias; aminoacidopatias; distúrbios do ciclo da ureia; e distúrbios da beta oxidação dos ácidos graxos (deficiência para transformar certos tipos de gorduras em energia). 

Para a terceira etapa, ficam as doenças lisossômicas (que afetam o funcionamento celular) e, na quarta etapa, as imunodeficiências primárias (problemas genéticos no sistema imunológico). Já na quinta etapa, começará a ser testada a atrofia muscular espinhal (degeneração e perda de neurônios da medula da espinha e do tronco cerebral, resultando em fraqueza muscular progressiva e atrofia).

Público x privado 
A lei também prevê que, durante os atendimentos de pré-natal e de trabalho de parto, os profissionais de saúde devem informar à gestante e aos acompanhantes sobre a importância do teste do pezinho e sobre eventuais diferenças existentes entre as modalidades oferecidas no SUS e na rede privada de saúde.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Chiquinho, a maior rede de sorveterias do Brasil é inaugurada em Paraguaçu Paulista

A unidade fica localizada na Avenida Paraguaçu, nº 323, e atende todos os dias da semana.

CART realiza operação contra evasão de pedágio na SP-270 em Palmital

Ação contou com o apoio da Polícia Militar Rodoviária e registrou abordagens de veículos

Mulher é presa suspeita de matar companheiro a facadas após ser agredida em Tupã

A vítima é Paulo Henrique Nascimento Brito da Silva, de 28 anos. O caso foi registrado na CPJ

Drogaria Hiper Popular oferece variedade em medicamentos com o menor preço de Paraguaçu Paulista

A Hiper Popular fica na Avenida Brasil, n° 422, no centro.

Confira as novidades da Via Certa Educação Profissional

A Via Certa fica localizada na Rua Manílio Gobbi, nº 393, no centro de Paraguaçu Paulista.

Feminicídios crescem no estado de São Paulo, no 1º semestre, revela Segurança Pública

Total de latrocínios cai para 69

Vereadores reúnem-se na segunda-feira, 4 de agosto, para sessão Ordinária após o recesso parlamentar

Na pauta estão 15 requerimentos e 20 indicações, além de três moções.

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Fiocruz mostra duas capitais em alerta para síndrome respiratória

ANUNCIE DIVULGUE