Sábado, 20 de Dezembro Paraguaçu Paulista 29ºC - 19ºC veja mais

Aumento da violência entre alunos preocupa a população; Júnior Baptista cobra ações do Poder Público

24/05/2025 - Brigas tem sido comuns durante entrada e saída de estudantes em escolas de Paraguaçu Paulista.


Aumento da violência entre alunos preocupa a população; Júnior Baptista cobra ações do Poder Público

O aumento de episódios de violência entre estudantes nas imediações das escolas de Paraguaçu Paulista tem gerado crescente apreensão entre pais, professores e a comunidade em geral. O ambiente escolar, que deveria ser um espaço de segurança, respeito e aprendizado, tem sido cenário de confrontos físicos recorrentes, especialmente nos horários de saída dos alunos.

Nos últimos meses, foram registradas pelo menos duas ocorrências de brigas nas proximidades da Escola Estadual Diva Figueiredo da Silveira (CENE). Nesta sexta-feira (23/05/2025), um novo episódio de violência veio à tona por meio de vídeos amplamente compartilhados em grupos de WhatsApp, registrando uma confusão generalizada durante a saída dos alunos da Escola Estadual Isidoro Baptista (GEP). As imagens mostram estudantes envolvidos em agressões mútuas, enquanto outros filmam ou apenas observam, sem qualquer intervenção de agentes públicos.

O clima de insegurança mobilizou a comunidade escolar. Pais relatam medo constante ao deixarem seus filhos nas unidades de ensino, temendo não apenas pelas consequências físicas dos confrontos, mas também pelos impactos psicológicos que a violência pode gerar em adolescentes ainda em formação. "Não é mais um caso isolado. Toda semana ficamos apreensivos com o que pode acontecer. Os jovens saem e ninguém sabe se vão voltar em segurança", comentou uma mãe que preferiu não se identificar.

De acordo com relatos colhidos por pais e até por estudantes, muitos desses conflitos têm início dentro das próprias escolas, ainda em sala de aula, por meio de discussões acaloradas que evoluem para agressões físicas fora do ambiente escolar. O sentimento predominante é de abandono e omissão. "Parece que ninguém faz, esperando apenas algo mais grave acontecer", desabafou um pai de aluno.

Diante do cenário alarmante, o vereador Júnior Baptista apresentou, na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal ocorrida na última segunda-feira, 19/05/2025, indicação formal ao Prefeito de Paraguaçu Paulista, solicitando que o Executivo Municipal elabore e implemente, com urgência, um plano de ação voltado à segurança no ambiente escolar. A proposta do parlamentar visa estabelecer protocolos claros de prevenção e contenção de conflitos, com atenção especial ao acionamento tempestivo das autoridades policiais, nos casos de brigas, ameaças ou qualquer situação que represente risco à integridade dos alunos, professores e demais servidores escolares.

Júnior Baptista apresentou indicação ao Prefeito solicitando um plano de ação voltado à segurança no ambiente escolar. Foto: Câmara Municipal/ Divulgação

A medida sugerida inclui a atuação conjunta da Guarda Civil Municipal, dos agentes de segurança escolar e, se necessário, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, para garantir presença ostensiva nas imediações das escolas durante os horários de maior vulnerabilidade – entrada e saída dos estudantes.

Segundo relatou o vereador Júnior Baptista a redação da TV Paraguaçu, “a ausência de mecanismos efetivos de prevenção e resposta às ocorrências de violência escolar pode agravar um problema que já se mostra fora de controle. Precisamos proteger nossas crianças e adolescentes e devolver aos pais a tranquilidade de que seus filhos estão seguros dentro e fora das escolas”.

Concluiu, dizendo que "a expectativa é que o Poder Executivo Municipal acolha a sugestão legislativa e tome medidas imediatas, em diálogo com as Secretarias Municipais de Educação e Segurança Pública, para a construção de um ambiente escolar mais seguro, acolhedor e livre de violência".

 

Redação TV Paraguaçu

 



MAIS NOTÍCIAS

Clínica de Olhos Dr. Bassam: tecnologia oftalmológica no interior de São Paulo

Conheça o parque tecnológico e a importância dos exames oculares para a sua saúde

Casos & Causos: Conheça a trajetória de Fátima Salum, professora, escritora e pesquisadora

Iniciativa foi idealizada e promovida pelo professor Marcelo Rufino e pelo escritor Adriano Nogueira

MPF abre inquérito sobre política de combate à violência contra mulher

Em São Paulo, alta de feminicídios e comoção pública motivam decisão

Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia

IBGE: 25 municípios concentram mais de um terço do PIB brasileiro

Primeiras cidades da lista são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

Corrida Summer AFC deverá agitar Paraguaçu Paulista no início do ano

A competição será no dia 17 de janeiro e as inscrições já estão abertas.

Escritoras paraguaçuenses Valdina e Valdineia lançam livros infantis nesta sexta-feira, dia 19

Valdina e Valdineia são irmãs e professoras aposentadas e estão estreando na literatura infantil.

Banda Olho, que marcou gerações em Paraguaçu, realiza reencontro e show especial no Boteco e Brasa

Será uma apresentação única, revivendo histórias, sons e sentimentos que marcaram gerações.

ANUNCIE DIVULGUE