Terça-Feira, 16 de Setembro Paraguaçu Paulista 32ºC - 16ºC veja mais

INSS: agências dos Correios vão atender vítimas de fraudes

22/05/2025 - Medida começa no dia 30 deste mês


INSS: agências dos Correios vão atender vítimas de fraudes

A partir do próximo dia 30, agências dos Correios vão prestar atendimento a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que podem ter sido vítimas de descontos não autorizados feitos por entidades associativas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22).

Durante coletiva de imprensa, o presidente do INSS, Giberto Waller, destacou que o serviço presencial será disponibilizado com foco na população de aposentados e pensionistas que não tem acesso à tecnologia.

“O atendimento presencial é exclusivo nas agências dos Correios. As agências do INSS não receberão esse tipo de pedido. A gente tem uma outra demanda, uma outra finalidade para essas agências da previdência social. Mesmo porque a gente não tem a capilaridade que os Correios têm.”

Segundo Waller, o INSS trabalha atualmente com um total de 1.570 agências distribuídas em pouco mais de 700 municípios grandes, onde a maioria da população tem acesso à tecnologia e, portanto, não precisaria se deslocar em busca de atendimento presencial.

“A gente está utilizando a parceria com os Correios para chegar em municípios pequenos onde há mais dificuldade no uso da tecnologia ou no uso da telefonia”, destacou o ministro, citando que a pasta disponibiliza, como canais de comunicação, o aplicativo Meu INSS, sites oficiais e o número de telefone 135.

Para ser atendido em uma agência dos Correios, o aposentado ou pensionista precisa apenas de um documento de identificação. Em casos de pessoas acamadas ou com dificuldade de deslocamento, é possível que uma terceira pessoa compareça ao local, desde que portando uma procuração.

“A pessoa com a procuração, não vai ter a possibilidade de mudar nenhum dado cadastral – [a visita à agência] é somente para fazer a consulta se houve ou não desconto”, destacou o presidente do INSS.

“A ideia é que os Correios, ao receberem essa pessoa, façam o atendimento, abram a tela informando se houve desconto, de qual associação [foi feito o desconto], e se foi autorizado ou não. Ela fecha a manifestação automaticamente, recebe um protocolo com número, horário e data. Isso vai ter uma importância depois”, completou.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Equipe Checkmat Paraguaçu conquista títulos e medalhas em campeonato de Jiu-Jitsu em Londrina

Grupo marcou presença com delegação de 53 atletas e conquistou 20 ouros, 14 pratas e 15 bronzes.

Em Assis, veículo colide contra poste e impacta o fornecimento da energia para mil clientes

Por conta da batida houve danos ao poste e rompimento de cabos

Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário

Pacientes sem CPF ainda continuam sendo atendidos pelo sistema

Igreja Presbiteriana Renovada promove a 17ª Festa Das Nações

Evento será neste final de semana com grandes atrações em Paraguaçu Paulista

Adolescente de 15 anos morre ao cair de altura de 13 metros no parque aquático Thermas dos Laranjais

O caso ocorreu nesta segunda-feira (15), em Olímpia (SP). Parque informou que presta apoio à família

Zero Hora tem oportunidade de emprego para Operadora de Caixa

Interessados devem levar currículo pessoalmente até a loja.

Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França

Foram 52 milhões de hectares entre os anos de 1985 e 2024

Sebrae-SP seleciona nove expositores para a 15ª Expo Paraguaçu 2025

Feira de 25 a 28 de setembro recebe 20 mil visitantes; exposição será gratuita para MEIs

ANUNCIE DIVULGUE