Nomeação na Cultura causa indignação entre artistas de Paraguaçu Paulista
12/05/2025 - Nando Souza jamais esteve presente ou envolvido em iniciativas culturais locais

No último sábado, dia 10 de maio, artistas locais protagonizaram uma emocionante homenagem ao Dia das Mães, no evento “Lyra e Elas”, com a participação da banda municipal Lyra Roque Soares de Almeida e cantoras da cidade. No entanto, o evento também marcou o início de um novo e delicado capítulo na relação entre a classe artística e a atual gestão municipal.
A nomeação do novo secretário de Cultura — uma indicação política sem qualquer ligação histórica com a vida cultural de Paraguaçu Paulista — foi recebida com perplexidade por artistas, produtores e lideranças culturais. Nando Souza, nomeado cinco meses após o início do segundo mandato do prefeito Antian, jamais esteve presente ou envolvido em iniciativas culturais locais, segundo relatos amplamente compartilhados por integrantes da cena artística.
O descontentamento não se resume à falta de preparo técnico, mas se estende à completa ausência de diálogo prévio com os principais coletivos e agentes culturais da cidade. Em pleno ano do centenário do município, o setor cultural segue desassistido e sem direção clara, enquanto decisões estratégicas são tomadas à revelia de quem constrói a cultura paraguaçuense diariamente, com esforço e escasso apoio público.
Com apenas 16 dias para apresentar resultados diante de questões urgentes e acumuladas, como a elaboração e envio do plano de trabalho da PNAB 2025, a nomeação de Nando é vista como um erro de cálculo político, que pode comprometer ainda mais a já fragilizada relação entre o poder público e os artistas da cidade. Há uma crescente mobilização para manifestações públicas exigindo respeito à cultura e à população que a mantém viva — não com discursos, mas com ação e compromisso.
Não se trata de vaidade. Trata-se de responsabilidade. Cultura não é prêmio político — é pilar de identidade e desenvolvimento. A cidade espera mais. E merece mais.
Fonte: On Literário