TRE mantém condenação do PDT e possível perda do mandato do vereador Professor Rodrigo Andrade
08/05/2025 - Vereador afirmou que vai entrar com novo recurso, agora junto ao TSE.

O Tribunal Regional Eleitoral votou na tarde desta quinta-feira, dia 8, o processo de ação eleitoral que determinou a anulação de todos os 1.624 votos obtidos pelos candidatos do PDT de Paraguaçu Paulista e a perda do mandato do vereador Rodrigo Almeida Domiciano Andrade.
O processo se deu por conta de suspeita de fraude eleitoral, devido a situação da paraguaçuense Rosilei Meireles de Araújo, que foi candidata nas Eleições 2024 em Paraguaçu Paulista e não obteve nenhum voto na urna. Com a condenação do partido, todos os seus integrantes que participaram do pleito têm a participação anulada. O grande prejudicado é o vereador Professor Rodrigo Andrade, único eleito pelo PDT.
A decisão do TRE de rejeitar o recurso e manter a condenação do PDT foi unânime. A decisão ainda cabe recurso junto ao TSE – Tribunal Superior Eleitoral. Segundo o vereador Rodrigo Andrade, ele tem três dias a partir de agora para enviar a defesa ao TSE e vai buscar na justiça a manutenção do seu mandato.
Sessão Plenária do TRE nesta quinta-feira, dia 8, manteve a condenação do PDT. Vídeo: TRE/ Reprodução
Rodrigo Andrade foi o sexto vereador mais votado nas últimas eleições, em 2024, com 478 votos. Devido ao recurso que estava na justiça, ele pôde ser diplomado em 2024 e tomar posse no dia 1º de janeiro de 2025.
Ele falou com a TV Paraguaçu e disse que segue com esperança. “Mesmo se der tudo errado e eu realmente perder o cargo legislativo, seguirei firme trabalhando para a população, como sempre fiz mesmo sem mandato”, ressaltou.
O vereador afirmou ainda que não vai desanimar e que se for destituído do cargo agora, pretende disputar o pleito novamente nas próximas eleições. “Em 2028 vou concorrer ao cargo do legislativo e quem sabe ao Executivo, porque não?”, finalizou o vereador.
A eventual perda da cadeira no legislativo pelo vereador Professor Rodrigo Andrade pode representar mais uma derrota do prefeito Antian, que atualmente tem em sua base aliada apenas os vereadores Paulo Japonês, Daniel Faustino, Vanes Generoso e Professor Rodrigo.
Caso a decisão do TRE se mantenha, a informação preliminar é de que o cargo deverá ser assumido pela vereadora Graciane de Madureira.
Redação TV Paraguaçu