Sábado, 02 de Agosto Paraguaçu Paulista 28ºC - 15ºC veja mais

INSS bloqueia novos descontos de empréstimo consignado a pensionistas

08/05/2025 - Medida foi tomada após operação que identificou descontos ilegais


INSS bloqueia novos descontos de empréstimo consignado a pensionistas

O Instituto Nacional do Seguro Social  (INSS) determinou, nesta quinta-feira (8), o imediato bloqueio de novas autorizações para descontos de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas.

O bloqueio foi determinado pelo presidente do instituto, Gilberto Waller Junior, em um despacho publicado no Diário Oficial da União.

"Determino o bloqueio dos benefícios para averbação de novos descontos de empréstimo consignado, para todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social, independente da data de concessão do benefício", ordena Waller.

O descontos poderão ser desbloqueados pelo próprio beneficiário, de acordo com os serviços disponibilizados pelo INSS.

No próprio despacho, o presidente da autarquia admite que a suspensão atende a determinações do Tribunal de Contas da União (TCU), que suspendeu descontos diretamente dos benefícios previdenciários, em favor de associações e entidades sindicais, após a Operação Sem Desconto, deflagrada no fim do mês passado.

Entenda
No último dia 23 de abril, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram a Operação Sem Desconto, que investigou um esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões, da ordem de R$ 6,3 bilhões.

O caso resultou na demissão do então ministro da Previdência Carlos Lupi, na exoneração do então presidente do instituto Alessandro Stefanutto, e no afastamento de quatro dirigentes da autarquia e de um policial federal lotado em São Paulo.

O INSS está elaborando um Plano de Ressarcimento Excepcional para as vítimas dos descontos não autorizados. 

A Advocacia-Geral da União (AGU) criou um grupo especial para recuperar o dinheiro descontado irregularmente.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Chiquinho, a maior rede de sorveterias do Brasil é inaugurada em Paraguaçu Paulista

A unidade fica localizada na Avenida Paraguaçu, nº 323, e atende todos os dias da semana.

CART realiza operação contra evasão de pedágio na SP-270 em Palmital

Ação contou com o apoio da Polícia Militar Rodoviária e registrou abordagens de veículos

Mulher é presa suspeita de matar companheiro a facadas após ser agredida em Tupã

A vítima é Paulo Henrique Nascimento Brito da Silva, de 28 anos. O caso foi registrado na CPJ

Drogaria Hiper Popular oferece variedade em medicamentos com o menor preço de Paraguaçu Paulista

A Hiper Popular fica na Avenida Brasil, n° 422, no centro.

Confira as novidades da Via Certa Educação Profissional

A Via Certa fica localizada na Rua Manílio Gobbi, nº 393, no centro de Paraguaçu Paulista.

Feminicídios crescem no estado de São Paulo, no 1º semestre, revela Segurança Pública

Total de latrocínios cai para 69

Vereadores reúnem-se na segunda-feira, 4 de agosto, para sessão Ordinária após o recesso parlamentar

Na pauta estão 15 requerimentos e 20 indicações, além de três moções.

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Fiocruz mostra duas capitais em alerta para síndrome respiratória

ANUNCIE DIVULGUE