Quinta-Feira, 08 de Maio Paraguaçu Paulista 31ºC - 18ºC veja mais

Câmara aprova projeto que amplia número de deputados federais

07/05/2025 - Vagas passaram de 513 para 531 em razão do aumento da população


Câmara aprova projeto que amplia número de deputados federais

Projeto de lei complementar (PLP), aprovado na noite dessa terça-feira (6) pelo plenário da Câmara dos Deputados, aumenta de 513 para 531 o número de vagas na Casa em razão do crescimento populacional. O texto mantém o tamanho das bancadas que perderiam representantes segundo o Censo de 2022. A mudança será a partir da legislatura de 2027.

O texto a ser enviado ao Senado é um substitutivo do relator, deputado Damião Feliciano (União-PB) para o Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/23, da deputada Dani Cunha (União-RJ).

O relator optou por uma abordagem política em vez do cálculo diretamente proporcional previsto na Lei Complementar 78/93, revogada pelo texto. "Estamos falando de um acréscimo modesto de 3,5%, enquanto a população nos últimos 40 anos cresceu mais de 40%", afirmou.

Segundo Damião Feliciano, a perda de representantes significaria também perda de recursos em emendas parlamentares, aumentando a desigualdade regional (somente o Nordeste perderia oito vagas).

"Perder cadeiras significa perder peso político na correlação federativa e, portanto, perder recursos", disse.

A necessidade de rever a distribuição de cadeiras surgiu após decisão, em agosto de 2023, do Supremo Tribunal Federal, ao acatar ação do governo do Pará que apontou omissão do Legislativo em atualizar o número de deputados de acordo com a mudança populacional, como previsto na Constituição.

 

Fonte: Agência Brasil/ Com Agência Câmara de Notícias



MAIS NOTÍCIAS

Drilivery tem o melhor frango no balde de Paraguaçu Paulista, crocante e irresistível

Peça agora mesmo pelos apps @aiqfome ou ifood ou pelo WhatsApp (18) 99658-2786.

Policiais militares de Paraguaçu Paulista fazem apreensão de mais de meio quilo de maconha

Droga estava na residência de homem que está preso desde fevereiro deste ano.

Associação Comercial promove treinamento sobre uso das redes sociais como ferramenta de vendas

O curso foi ministrado pelo Marcos Fernandes, presidente do Instituto Vivarejo.

Jovem que morreu após acidente em Assis será sepultada nesta quarta em Paraguaçu Paulista

Sarah Coimbra Barreto morreu em acidente de trânsito na tarde de terça-feira, 6, na Av. Pascoal Sant

Polícia investiga causa da morte de mulher em Lins, filha estava sozinha na casa ao lado do corpo

Suspeita é de que a mulher tenha morrido há três dias ou mais

Dois homens e um adolescente são presos por tráfico de drogas em Assis

No local, foram encontradas várias porções de drogas, balanças, facas e materiais para embalagem

Homem de 25 anos é preso por tráfico de drogas em Assis

Com o motorista, foram encontradas porções de maconha, haxixe, sativa e dry

Mulher é presa suspeita de matar marido e queimar o corpo dele no interior de SP

A suspeita confessou que matou o homem com golpes de madeira na cabeça em um sítio na área rural

ANUNCIE DIVULGUE