Segunda-Feira, 15 de Setembro Paraguaçu Paulista 33ºC - 14ºC veja mais

Tupã confirma primeiro caso de leishmaniose em 2025

02/05/2025 - A vítima é uma criança, de dois anos, que está internada em hospital de Marília.


Tupã confirma primeiro caso de leishmaniose em 2025

A cidade de Tupã (SP) confirmou o primeiro caso de leishmaniose em humanos em 2025. A vítima é uma criança de dois anos, que está internada em Marília com quadro de saúde estável.

O caso acende o alerta para a proliferação da doença na região. Este é o segundo registro de leishmaniose em humanos no centro-oeste paulista em 2025. O primeiro foi em Marília, envolvendo um homem de 51 anos diagnosticado com a forma visceral da doença.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Tupã, equipes seguem atuando em nível máximo de alerta, com ações voltadas ao combate às arboviroses e outras doenças transmitidas por insetos.
O Diretor do departamento de Vigilância em Saúde de Tupã, Robson Luis Pereira da Silva, explicou ao TN1 que a prefeitura está intensificando as ações de combate à leishmaniose, especialmente no bairro Jamil Dualibi: "Esses trabalhos, eles consistem em uma busca ativa, tanto de suspeitos em cães como suspeitos em seres humanos nessa região".

Robson também destacou que o mosquito-palha, transmissor da doença, se prolifera em ambientes diferentes do Aedes aegypti, causador da dengue.

"A mosca, do mosquito palha, fica em ambiente com resto de matéria orgânica, sujidades, folhas. A gente pede para que a população nos ajude nesse combate. O Poder Público faz as intensificações, faz as orientações, faz as buscas ativas, mas também depende da população estar limpando os seus quintais e tirando essas sujidades do fundo dos seus quintais".
A prefeitura de Tupã informou que segue monitorando a situação e intensificando as ações de combate na região onde o caso foi confirmado.

Sobre a doença

A leishmaniose é uma doença infecciosa causada por parasitas do gênero Leishmania, transmitidos aos seres humanos e animais por meio da picada de insetos infectados, conhecidos como flebotomíneos ou mosquito-palha.

Segundo especialistas, a forma visceral é a mais grave, podendo afetar órgãos como baço, fígado e medula óssea. Se não tratada, pode ser fatal.

Entre os principais sintomas estão febre persistente, perda de peso, fraqueza, aumento do fígado e do baço e anemia. Em caso de suspeita, é fundamental procurar atendimento médico imediato.

O diagnóstico da leishmaniose pode envolver exames clínicos, testes sorológicos e biópsias. O tratamento, que deve ser acompanhado por profissionais de saúde, visa eliminar o parasita do organismo e pode variar de acordo com a forma da doença e as condições do paciente.

 

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Procon-SP multará estabelecimento que descumprir protocolo para mulher

Pesquisa indica que apenas 25% dos estabelecimentos observam medidas

Homem é preso transportando mais de 1 tonelada de maconha escondida em carga de frango, em Rancharia

Tabletes de droga estavam dentro de caixas de papelão transportadas em um caminhão com câmara fria.

Carreta com 30 toneladas de milho e ervilha enlatados tomba e interdita SP-333 em Marília

Motorista foi socorrido para o HCFamema com ferimentos.

Vereadores reúnem-se nesta segunda-feira, 15 de setembro, para mais uma Sessão Ordinária

Na pauta estão 28 requerimentos e 16 indicações, além de moções e projetos de lei.

Motociclista é atingido por carro e motorista foge sem prestar socorro em Jaú

Vítima teve o ombro deslocado e escoriações nas pernas.

Audiência pública sobre a Lei Orçamentária 2026 foi realizada no Plenário da Câmara

Essa audiência teve a finalidade de ouvir as demandas da população

Mulher de 29 anos é morta com golpe de faca no pescoço em bar de Paraguaçu Paulista

Suspeita foi localizada em uma chácara, confessou o crime e foi presa em flagrante.

Homem de 27 anos é preso por tráfico de drogas em Paraguaçu Paulista

Suspeito tentou fugir, mas acabou sendo abordado.

ANUNCIE DIVULGUE