Terça-Feira, 04 de Novembro Paraguaçu Paulista 31ºC - 20ºC veja mais

São Paulo suspende repasse a entidade que acolhe crianças com câncer

25/04/2025 - Governo diz que associação não apresentou documentos necessários


São Paulo suspende repasse a entidade que acolhe crianças com câncer

A Secretaria de Saúde do estado de São Paulo deixou de renovar convênio com a Casa Hope, instituição filantrópica que acolhe crianças em tratamento de câncer e transplantadas de medula óssea, fígado e rins. A entidade oferece alimentação, moradia, apoio no acesso a medicamentos e transporte para os pacientes provenientes do interior e também de outras regiões do país, como Norte e Nordeste.

De acordo com a instituição, o convênio ocorre há mais de 15 anos, com renovação anual, porém não foi renovado neste ano. O recurso estadual é responsável por cerca de 50% do orçamento da entidade, com cerca de R$ 1,4 milhão por ano.

Com a suspensão, a entidade teme não conseguir manter o atendimento.

"Nosso atendimento é 100% destinado a famílias que passam no SUS. Por enquanto estamos sem alternativa", explicou Heloisa Lima, coordenadora Financeira da Hope, à Agência Brasil.

O montante, que normalmente chega à organização não governamental em fevereiro, permite o atendimento de cerca de 150 famílias por ano. Segundo a coordenadora, sem o repasse, começará a faltar dinheiro para atendimentos a partir de maio.

A entidade recebe ainda apoio financeiro da prefeitura, doações e recursos decorrentes das vendas de um bazar. A Casa Hope, que funciona desde 1996, está localizada no bairro de Planalto Paulista, zona sul de São Paulo, próximo de centros hospitalares públicos de referência. 

Governo
Procurada, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a Associação Pró-Hope Apoio à Criança com Câncer não regularizou a documentação necessária para receber os recursos públicos, apesar de ter sido notificada diversas vezes.

"Sem a regularização por parte da entidade, o Poder Público fica impedido, pela Justiça, de repassar verbas à instituição. Mesmo diante da gravidade da situação gerada pela Pró-Hope, a SES segue em tratativas com a entidade para que ela apresente seu plano de trabalho. A Pasta espera que a associação disponibilize os documentos o quanto antes, permitindo assim que o convênio seja retomado sem prejuízo na prestação do serviço à população", informa a nota do órgão.

Em entrevista à Agência Brasil, a coordenadora da Casa Hope informou que a organização não sabia o motivo da suspensão do convênio e que buscou contato com a secretaria, mas não obteve explicação.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Câncer de próstata: atendimento aumenta 32% em homens com até 49 anos

Quando diagnosticada precocemente, a doença tem 90% de chance de cura

Câmara aprova projeto de lei que assegura meia-entrada em eventos para servidores públicos

Projeto é de autoria do vereador Ricardo Rio.

Segunda superlua do ano poderá ser vista no Brasil por 3 dias

Fenômeno deverá ser visto também no exterior

Paraguaçu Paulista é habilitada pelo Ministério da Cultura para receber recursos da Lei Aldir Blanc

Repasses estão previstos a partir de 24 de novembro e beneficiarão ampla gama de segmentos culturais

Campanha Paraguaçu Contra a Dengue chega ao bairro Rancho Alegre

Na quarta-feira (05), a ação seguirá para Sapezal, caso não haja chuva.

Brasil tem 358 mil pessoas em situação de rua, com 60% no Sudeste

Cidade de São Paulo se aproxima dos 100 mil

Inscrições para o Vestibulinho 2026 da ETEC são prorrogadas

As inscrições, que terminariam nesta segunda, agora podem ser realizadas até o dia 7 de novembro.

Trio é multado em mais de R$ 6 mil por pesca ilegal durante a Piracema em Marília

Mais de 7kg de peixes foram devolvidos para a represa Cascata.

ANUNCIE DIVULGUE