Sábado, 02 de Agosto Paraguaçu Paulista 28ºC - 15ºC veja mais

Lula lança programa de identificação e proteção de cães e gatos

17/04/2025 - Tutores já podem cadastrar seus pets e emitir o RG Animal


Lula lança programa de identificação e proteção de cães e gatos

Tutores de cães e gatos já podem registrar seus bichos de estimação e emitir, gratuitamente, o Registro Geral (RG) Animal, uma carteirinha com número de identificação único e válido em todo o país. Nesta quinta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ações para promover o controle populacional ético de cães e gatos e combater os maus-tratos a animais, com a criação de um banco de dados nacional.
Em evento no Palácio do Planalto, Lula assinou o decreto que cria o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) e o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas). As iniciativas serão geridas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

A ministra do MMA, Marina Silva, destacou que a adesão às ações não é obrigatória. “Não terá penalidade, porque é um processo voluntário. Isso não vai gerar nenhum custo, só vai gerar benefício, porque quando cuidamos adequadamente da população de cães e gatos, a gente evita as zoonoses, que são as doenças que são transmitidas entre os animais e que podem passar dos animais para as pessoas”, disse, em discurso durante o evento.
“Durante muito tempo, protetores e protetoras que dedicam sua vida a cuidar de cães e gatos caminharam sozinho, mas isso muda aqui”, disse. “Muito obrigada por ouvir o clamor de milhares de pessoas que há anos lutam por essa causa. Com o Pro Patinhas e o SinPatinhas, finalmente nós saímos da invisibilidade. Hoje nós somos vistos pelo governo federal”, celebrou.

A Lei 15.046/2024 que prevê a emissão do RG Animal foi aprovada em novembro do ano passado pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula em dezembro. O documento é único e intransferível e acompanhará o animal por toda sua vida.

 O SinPatinhas já está em operação e pode ser acessado com a conta Gov.br, o portal de serviços do governo federal. Todas as informações pessoais estarão protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e não serão expostas publicamente.

Organizações de resgate de animais e prefeituras também poderão cadastrar os bichos sob sua responsabilidade e emitir a carteirinha de identificação, que inclui um código de identificação (QR Code). Esse código poderá ser fixado na coleira do animal, permitindo que, via câmera do celular, qualquer pessoa consiga localizar o tutor.

Uma vez cadastrados, os tutores também receberão informações sobre campanhas públicas de castração, vacinação e microchipagem em sua região, facilitando o acesso aos serviços de cuidado e bem…
 Publicação de portaria
Em até 90 dias, o MMA deve publicar uma portaria para adesão de estados e municípios, para que as ações do ProPatinhas possam ser ampliadas. Ainda em 2025, estão previstos cursos de qualificação para gestores e médicos veterinários públicos e para 1,5 mil agentes de segurança que poderão atuar contra maus tratos e em resposta à fauna em situação de desastres.

De acordo com o governo, o ProPatinhas foi uma das políticas públicas mais votadas no Plano Plurianual (PPA) Participativo, o que evidenciou a “ampla demanda da sociedade” por ações estruturantes na área de proteção animal. Em 2023, o governo promoveu o PPA Participativo, quando a sociedade opinou sobre as prioridades para investimentos de recursos em políticas públicas nos próximos anos.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Chiquinho, a maior rede de sorveterias do Brasil é inaugurada em Paraguaçu Paulista

A unidade fica localizada na Avenida Paraguaçu, nº 323, e atende todos os dias da semana.

CART realiza operação contra evasão de pedágio na SP-270 em Palmital

Ação contou com o apoio da Polícia Militar Rodoviária e registrou abordagens de veículos

Mulher é presa suspeita de matar companheiro a facadas após ser agredida em Tupã

A vítima é Paulo Henrique Nascimento Brito da Silva, de 28 anos. O caso foi registrado na CPJ

Drogaria Hiper Popular oferece variedade em medicamentos com o menor preço de Paraguaçu Paulista

A Hiper Popular fica na Avenida Brasil, n° 422, no centro.

Confira as novidades da Via Certa Educação Profissional

A Via Certa fica localizada na Rua Manílio Gobbi, nº 393, no centro de Paraguaçu Paulista.

Feminicídios crescem no estado de São Paulo, no 1º semestre, revela Segurança Pública

Total de latrocínios cai para 69

Vereadores reúnem-se na segunda-feira, 4 de agosto, para sessão Ordinária após o recesso parlamentar

Na pauta estão 15 requerimentos e 20 indicações, além de três moções.

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Fiocruz mostra duas capitais em alerta para síndrome respiratória

ANUNCIE DIVULGUE