Quarta-Feira, 30 de Abril Paraguaçu Paulista 26ºC - 15ºC veja mais

Vereador cobra ações efetivas da Prefeitura em relação aos moradores em situação de rua em Paraguaçu

11/04/2025 - Douglas Khenayfis retrata abordagens constantes em estabelecimentos comerciais e pede atuação



O vereador Douglas Khenayfis apresentou na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira, dia 7, o REQUERIMENTO Nº 131/25, que “Requer ao sr. Prefeito Municipal, informações sobre providências adotadas sobre a questão das pessoas em situação de rua no âmbito do município de Paraguaçu Paulista”.

No documento, ele questiona se a prefeitura tem um levantamento de quantas pessoas hoje vivem em situação de rua na cidade e qual a providência adota para atendimento dos direitos dessas pessoas. Ele questiona ainda se a prefeitura possui alguma política municipal estabelecida voltada para a garantia de direitos dessas pessoas em situação de rua e se passou alguma orientação ao seu departamento responsável para abordagem dessa população.

Na justificativa, Douglas Khenayfis afirma que a condição das pessoas em situação de rua em Paraguaçu Paulista exige atenção urgente e a implementação de políticas públicas eficazes, visando “atacar” a situação para uma solução, nos termos da lei. A ausência de um levantamento preciso sobre o número e as necessidades dessa população pode impedir a criação de estratégias adequadas para garantir seus direitos básicos, como moradia, alimentação, saúde e segurança. A negligência dessa questão configura uma violação dos princípios fundamentais da dignidade humana e da justiça social, além de contrariar as diretrizes da Política Nacional para a População em Situação de Rua.

Segundo ele, a elaboração de um diagnóstico completo da situação é o primeiro passo para a construção de soluções efetivas. “É fundamental identificar as causas da situação de rua, as necessidades específicas de cada indivíduo e os recursos disponíveis na gestão municipal para atendê-las. A partir desse levantamento, será possível criar programas e serviços que promovam a reinserção social e a autonomia dessas pessoas, garantindo-lhes o acesso a direitos e oportunidades”, justifica.

O advogado e vereador ressalta ainda que a implementação de políticas públicas para a população em situação de rua não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma responsabilidade do poder público. A Constituição Federal e a legislação vigente estabelecem que o Estado deve garantir o direito à moradia, à saúde, à educação e à assistência social a todos os cidadãos, sem distinção. O descumprimento dessas normas configura uma grave omissão e uma violação dos direitos humanos.

 

Redação TV Paraguaçu/ Com informações Câmara Municipal



MAIS NOTÍCIAS

Suspensão de Concurso para Guarda Municipal em Paraguaçu ganha destaque regional

Certame foi suspenso após vazamento de fotos das provas.

Desemprego entre jovens cai pela metade entre 2019 e 2024

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham

Vereadores reúnem-se com gestor e provedor da Santa Casa

O intuito do bate-papo foi levantar questionamentos que a população fez para alguns vereadores.

ETEC de Paraguaçu Paulista realiza processo seletivo para professor de sociologia e filosofia

As inscrições poderão ser feitas no período de 30 de abril a 14 de maio.

PAT de Paraguaçu Paulista tem oportunidades de emprego disponíveis nesta semana

Vagas são para pedreiro, servente de obras, carpinteiro e operador de máquinas.

Paraguaçuense lança livro para ajudar líderes a se destacarem no mercado de trabalho

Nascido em Paraguaçu, ele atua na área de liderança de pessoas há mais de 19 anos.

Dois jovens de 20 anos são presos por tráfico de drogas em Assis

Policiais encontraram maconha, cocaína, balanças de precisão, celulares e dinheiro.

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 8 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília

ANUNCIE DIVULGUE