Quinta-Feira, 27 de Agosto Paraguaçu Paulista 28ºC - 14ºC veja mais

Hospitalizações de crianças por sintomas respiratórios aumentam

11/04/2025 - Vírus sincicial respiratório avança em todo o país


Hospitalizações de crianças por sintomas respiratórios aumentam

Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) tiveram um crescimento entre crianças pequenas, segundo o novo boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (10) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A alta nas hospitalizações é associada ao vírus sincicial respiratório (VSR), causador da bronquiolite, cuja incidência ocorre em praticamente todo o país e tende a crescer no outono e no inverno.

O estudo é referente à Semana Epidemiológica de 30 de março a 5 de abril, e também alerta para os primeiros indícios de crescimento dos casos de SRAG por influenza, o vírus da gripe. Esse aumento ocorre especialmente no Mato Grosso do Sul, onde as hospitalizações pelo vírus têm atingido jovens, adultos e idosos.

De acordo com a pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz, Tatiana Portela, com o início de aumento dos casos de influenza no Mato Grosso do Sul, é fundamental que todas as pessoas dos grupos prioritários, crianças de seis meses a seis anos, assim como gestantes e idosos, se imunizem contra o vírus.

“Especialmente as pessoas dos grupos prioritários que moram nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste, onde a campanha de vacinação contra o vírus já começou”, explicou.

Em nota, Tatiana reforça ainda a importância de, “em caso de aparecimento de sintomas de gripe ou resfriado, sair de casa usando máscara, assim como dentro de locais fechados e com maior aglomeração de pessoas e nos postos de saúde”.

Estados e capitais

No total, 13 dos 27 estados apresentam incidência de SRAG com sinal de crescimento na análise das últimas semanas: Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.

Situação nacional

Em 2025, já foram notificados 31.796 casos de SRAG, sendo 12.527 (39,4%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 14.113 (44,4%) negativos, e ao menos 3.060 (9,6%) aguardando resultado laboratorial.

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 10,3% de influenza A, 1,6% de influenza B, 50,4% de vírus sincicial respiratório, 31,4% de rinovírus, e 9,2% de Sars-CoV-2 (Covid-19).

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Paraguaio é preso com mais de uma tonelada de maconha escondida em carga de arroz em Ourinhos

Motorista de 24 anos foi levado para a Polícia Federal em Marília.

Polícia Civil recupera motocicleta furtada em Tarumã e prende jovem por adulteração

Numeração do chassi estava suprimida e motocicleta será restituída à vítima.

Sul e Sudeste terão dia de chuva, trovoadas e tempestades

No Centro-Oeste, há aviso de alerta para baixa umidade do ar.

Tabagismo é maior entre jovens de 16 a 24 anos, alerta pesquisa

Maioria dos fumantes mantêm outros hábitos prejudiciais à saúde.

Eclipse parcial da Lua nesta quinta-feira será visto em todo o Brasil

Ponto máximo será às 01h31, já na madrugada da sexta-feira

Criminosos invadem sítio e furtam 50 galinhas, ferramentas e equipamentos agrícolas em Marília

Caseiro ouviu latidos de cachorros, mas nenhum suspeito foi preso.

Procurando frutas, legumes e verduras fresquinhos? Na São Marcos tem!

O setor de hortifruti da Padaria São Marcos está abastecido para te receber.

Casa de Ração do Vô comemora 6 anos de história e sorteia kit para pets

Além do menor preço, a Casa de Ração do Vô oferece qualidade e bom atendimento em Paraguaçu Paulista

ANUNCIE DIVULGUE