Quarta-Feira, 17 de Setembro Paraguaçu Paulista 32ºC - 16ºC veja mais

Lista suja do trabalho escravo tem 155 novos empregadores incluídos

10/04/2025 - Cadastro tem 745 nomes e é atualizado a cada seis meses


Lista suja do trabalho escravo tem 155 novos empregadores incluídos

O Cadastro de Empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão foi atualizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), nesta quarta-feira (9), com a inclusão de 155 nomes.

Entre as atividades econômicas com maior número de patrões incluídos estão:

criação de bovinos;

cultivo de café e

trabalho doméstico.

Ao todo, na publicação mais recente aparecem 745 nomes.

Também conhecido como lista suja do trabalho escravo, o cadastro é atualizado a cada seis meses com o objetivo de dar transparência às atividades de auditores-fiscais do trabalho no enfrentamento ao problema. A última versão foi divulgada em outubro de 2024.

Segundo o coordenador-geral de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Análogo ao de Escravizado e Tráfico de Pessoas, André Esposito Roston, o cadastro cumpre o papel fundamental de comunicar à sociedade sobre os flagrantes e os resgates de vítimas de trabalhos análogos ao escravo, que infelizmente ainda persistem no Brasil.

“A cada atualização do cadastro temos a oportunidade de informar à população sobre as vítimas resgatas e os responsáveis pela exploração e sobre a importância de todos contribuírem para sua erradicação, inclusive denunciando ao Ministério do Trabalho pelo canal oficial do Sistema Ipê.”

Empresas e empregadores

De acordo com nota divulgada pelo MTE, os nomes incluídos são de empresas e empregadores que passaram por processos administrativos finalizados e sem possibilidade de recurso.

Após um flagrante, “é lavrado um auto de infração específico que descreve a situação de trabalho análogo ao de escravo. Cada auto dá origem a um processo administrativo, no qual os empregadores têm garantidos seus direitos de defesa, podendo apresentar argumentos e recorrer em duas instâncias”, descreve.

Após a inclusão, o nome permanece publicado por dois anos, conforme determina a instrução normativa que regula a lista. Na última sexta-feira (4), foram retirados 120 nomes que haviam completado esse prazo.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Equipe Checkmat Paraguaçu conquista títulos e medalhas em campeonato de Jiu-Jitsu em Londrina

Grupo marcou presença com delegação de 53 atletas e conquistou 20 ouros, 14 pratas e 15 bronzes.

Em Assis, veículo colide contra poste e impacta o fornecimento da energia para mil clientes

Por conta da batida houve danos ao poste e rompimento de cabos

Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário

Pacientes sem CPF ainda continuam sendo atendidos pelo sistema

Igreja Presbiteriana Renovada promove a 17ª Festa Das Nações

Evento será neste final de semana com grandes atrações em Paraguaçu Paulista

Adolescente de 15 anos morre ao cair de altura de 13 metros no parque aquático Thermas dos Laranjais

O caso ocorreu nesta segunda-feira (15), em Olímpia (SP). Parque informou que presta apoio à família

Zero Hora tem oportunidade de emprego para Operadora de Caixa

Interessados devem levar currículo pessoalmente até a loja.

Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França

Foram 52 milhões de hectares entre os anos de 1985 e 2024

Sebrae-SP seleciona nove expositores para a 15ª Expo Paraguaçu 2025

Feira de 25 a 28 de setembro recebe 20 mil visitantes; exposição será gratuita para MEIs

ANUNCIE DIVULGUE