Sábado, 02 de Agosto Paraguaçu Paulista 28ºC - 15ºC veja mais

Anvisa suspende interdição de venda de creme dental da Colgate

31/03/2025 - Agência emitiu alerta após reações ao produto com fluoreto de estanho


Anvisa suspende interdição de venda de creme dental da Colgate

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint, determinada na última quinta-feira (27), após apresentação de recurso pela empresa. Ainda assim, a Anvisa emitiu alerta sobre a possibilidade de ocorrência de reações indesejáveis ao uso de cremes dentais que contenham fluoreto de estanho na formulação.

A orientação é que os consumidores e profissionais de saúde notifiquem as reações adversas às autoridades sanitárias pelo sistema e-Notivisa. “A agência recebeu relatos de eventos adversos que indicam que a presença na formulação da substância fluoreto de estanho, que tem conhecidos benefícios antimicrobianos e anticárie, pode estar associado a reações indesejáveis em alguns usuários”, alerta a Anvisa.

>> Algumas das possíveis reações adversas relacionadas ao uso de cremes dentais contendo fluoreto de estanho são:

  • Lesões orais (aftas, feridas e bolhas);
  • Problemas na língua;
  • Sensações dolorosas (dor, ardência, queimação);
  • Inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral);
  • Sensação de dormência (lábios/boca); e
  • Irritações gengivais.

“A recomendação é para que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto nessa situação. Caso o desconforto seja persistente é importante procurar um profissional de saúde”, acrescentou, em nota.

Já os profissionais de saúde devem monitorar sinais de alterações bucais, orientar os pacientes sobre possíveis reações adversas e recomendar alternativas para indivíduos sensíveis. Ainda, segundo a Anvisa, os fabricantes devem garantir que os rótulos dos produtos contenham informações claras sobre possíveis reações adversas e instruções de uso adequadas.

Na quinta-feira (27), a Anvisa determinou a interdição de todos os lotes do produto Colgate Total Clean Mint, que é uma ação de fiscalização com o objetivo de reduzir o risco relacionado a exposição ao creme dental. Já o alerta sanitário é uma manifestação técnica que aborda sinais de riscos associados a algum produto sujeito à vigilância sanitária e serve como orientação aos consumidores e profissionais de saúde.

“No Brasil, dados oficiais de cosmetovigilância da Anvisa, somados a relatos em mídias sociais, plataformas de reclamações de consumidores e reportagens da imprensa, evidenciam um padrão crescente de reações adversas a esses cremes dentais”, alertou.

Colgate

O documento da agência indicava que o produto não deveria ser consumido ou comercializado por 90 dias, para que fosse realizada uma investigação sobre a inclusão da substância fluoreto de estanho na fórmula e as reações relatadas por consumidores, como: sensação de ardência, queimação na boca e até mesmo de lesões.

A linha de produtos Colgate Total Clean Mint substituiu a linha Total 12 da marca. A recomendação da Anvisa era para que o creme dental com a nova fórmula não fosse exposto ao consumidor até que fosse comprovada a sua segurança, mas não existia determinação de recolhimento dos produtos.

Com a suspensão da interdição, a venda está liberada. Segundo a Anvisa, a ação de fiscalização seguirá os trâmites administrativos da agência.

Em nota, a Colgate diz que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes. A empresa informou ainda que está trabalhando em colaboração com as autoridades e providenciando os esclarecimentos necessários.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Chiquinho, a maior rede de sorveterias do Brasil é inaugurada em Paraguaçu Paulista

A unidade fica localizada na Avenida Paraguaçu, nº 323, e atende todos os dias da semana.

CART realiza operação contra evasão de pedágio na SP-270 em Palmital

Ação contou com o apoio da Polícia Militar Rodoviária e registrou abordagens de veículos

Mulher é presa suspeita de matar companheiro a facadas após ser agredida em Tupã

A vítima é Paulo Henrique Nascimento Brito da Silva, de 28 anos. O caso foi registrado na CPJ

Drogaria Hiper Popular oferece variedade em medicamentos com o menor preço de Paraguaçu Paulista

A Hiper Popular fica na Avenida Brasil, n° 422, no centro.

Confira as novidades da Via Certa Educação Profissional

A Via Certa fica localizada na Rua Manílio Gobbi, nº 393, no centro de Paraguaçu Paulista.

Feminicídios crescem no estado de São Paulo, no 1º semestre, revela Segurança Pública

Total de latrocínios cai para 69

Vereadores reúnem-se na segunda-feira, 4 de agosto, para sessão Ordinária após o recesso parlamentar

Na pauta estão 15 requerimentos e 20 indicações, além de três moções.

Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil

Fiocruz mostra duas capitais em alerta para síndrome respiratória

ANUNCIE DIVULGUE