Quarta-Feira, 30 de Abril Paraguaçu Paulista 26ºC - 15ºC veja mais

Atual situação da Maria Fumaça volta a ser pauta na Câmara Municipal

20/03/2025 - Vereador Douglas Khenayfis quer saber como está a locomotiva e porque ela não está funcionando



Na Sessão Ordinária realizada na noite de segunda-feira (17) na Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista, o vereador Douglas Khenayfis usou a tribuna para falar do requerimento 106/25, que solicita ao prefeito informações sobre as condições e atual situação da Maria Fumaça Dona Lina e da composição do Trem Turístico Moita Bonita.

No documento, o vereador questiona desde quando o Trem Turístico está parado e quais os motivos do não funcionamento. Douglas Khenayfis questiona ainda se existe algum Plano de Ação para que a composição volte a circular com os passeios turísticos.

Por fim, o vereador pede explicações sobre os valores gastos com manutenção por ano com a locomotiva, mesmo sem funcionar e quantos funcionários trabalham nessa manutenção.

Na justificativa do requerimento, o vereador afirmou que a paralisação do Trem Turístico Moita Bonita e da Maria Fumaça Dona Lina, um patrimônio histórico e cultural de valor inestimável para a cidade, levanta questionamentos urgentes que necessitam de respostas claras e transparentes por parte da gestão municipal.

“A inércia diante de um equipamento que poderia impulsionar o turismo local, gerar emprego e renda, e resgatar a memória da cidade é inaceitável. É preciso entender os motivos que levaram à interrupção das atividades, quais os custos de manutenção que estão sendo arcados pelo município e quais os planos para a retomada do funcionamento da Maria Fumaça”, destaca o requerimento.

O vereador justifica ainda que a Maria Fumaça Dona Lina é um símbolo da história da cidade e um atrativo turístico de grande potencial e sua paralisação representa um desperdício de recursos e uma perda irreparável para a identidade cultural do município.

“É fundamental que a gestão municipal apresente um plano de ação detalhado, com prazos e metas, para a revitalização do Trem Turístico e a retomada das atividades da Maria Fumaça. A população tem o direito de saber quais os investimentos necessários, quais os parceiros envolvidos, as dificuldades encontradas e quais os benefícios que a retomada do funcionamento trará para a cidade”, ressaltou.

No dia 17 de fevereiro, a Câmara também aprovou requerimento do vereador Ricardo Rio solicitando informações sobre a reativação do trem turístico em Paraguaçu Paulista. Na ocasião, a Prefeitura se manifestou e garantiu que a locomotiva deve entrar em operação novamente nos próximos meses.

"Eu, como diretor de Turismo, estou dando a minha palavra de que neste semestre/ano do Centenário a locomotiva a vapor irá, sim, rodar e trazer os turistas para Paraguaçu Paulista" - garantiu Rubens Aleixo, em nota divulgada no site oficial da Prefeitura no dia 24 de fevereiro.

 

Redação TV Paraguaçu



MAIS NOTÍCIAS

Suspensão de Concurso para Guarda Municipal em Paraguaçu ganha destaque regional

Certame foi suspenso após vazamento de fotos das provas.

Desemprego entre jovens cai pela metade entre 2019 e 2024

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham

Vereadores reúnem-se com gestor e provedor da Santa Casa

O intuito do bate-papo foi levantar questionamentos que a população fez para alguns vereadores.

ETEC de Paraguaçu Paulista realiza processo seletivo para professor de sociologia e filosofia

As inscrições poderão ser feitas no período de 30 de abril a 14 de maio.

PAT de Paraguaçu Paulista tem oportunidades de emprego disponíveis nesta semana

Vagas são para pedreiro, servente de obras, carpinteiro e operador de máquinas.

Paraguaçuense lança livro para ajudar líderes a se destacarem no mercado de trabalho

Nascido em Paraguaçu, ele atua na área de liderança de pessoas há mais de 19 anos.

Dois jovens de 20 anos são presos por tráfico de drogas em Assis

Policiais encontraram maconha, cocaína, balanças de precisão, celulares e dinheiro.

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 8 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília

ANUNCIE DIVULGUE