Atual situação da Maria Fumaça volta a ser pauta na Câmara Municipal
20/03/2025 - Vereador Douglas Khenayfis quer saber como está a locomotiva e porque ela não está funcionando
Na Sessão Ordinária realizada na noite de segunda-feira (17) na Câmara Municipal de Paraguaçu Paulista, o vereador Douglas Khenayfis usou a tribuna para falar do requerimento 106/25, que solicita ao prefeito informações sobre as condições e atual situação da Maria Fumaça Dona Lina e da composição do Trem Turístico Moita Bonita.
No documento, o vereador questiona desde quando o Trem Turístico está parado e quais os motivos do não funcionamento. Douglas Khenayfis questiona ainda se existe algum Plano de Ação para que a composição volte a circular com os passeios turísticos.
Por fim, o vereador pede explicações sobre os valores gastos com manutenção por ano com a locomotiva, mesmo sem funcionar e quantos funcionários trabalham nessa manutenção.
Na justificativa do requerimento, o vereador afirmou que a paralisação do Trem Turístico Moita Bonita e da Maria Fumaça Dona Lina, um patrimônio histórico e cultural de valor inestimável para a cidade, levanta questionamentos urgentes que necessitam de respostas claras e transparentes por parte da gestão municipal.
“A inércia diante de um equipamento que poderia impulsionar o turismo local, gerar emprego e renda, e resgatar a memória da cidade é inaceitável. É preciso entender os motivos que levaram à interrupção das atividades, quais os custos de manutenção que estão sendo arcados pelo município e quais os planos para a retomada do funcionamento da Maria Fumaça”, destaca o requerimento.
O vereador justifica ainda que a Maria Fumaça Dona Lina é um símbolo da história da cidade e um atrativo turístico de grande potencial e sua paralisação representa um desperdício de recursos e uma perda irreparável para a identidade cultural do município.
“É fundamental que a gestão municipal apresente um plano de ação detalhado, com prazos e metas, para a revitalização do Trem Turístico e a retomada das atividades da Maria Fumaça. A população tem o direito de saber quais os investimentos necessários, quais os parceiros envolvidos, as dificuldades encontradas e quais os benefícios que a retomada do funcionamento trará para a cidade”, ressaltou.
No dia 17 de fevereiro, a Câmara também aprovou requerimento do vereador Ricardo Rio solicitando informações sobre a reativação do trem turístico em Paraguaçu Paulista. Na ocasião, a Prefeitura se manifestou e garantiu que a locomotiva deve entrar em operação novamente nos próximos meses.
"Eu, como diretor de Turismo, estou dando a minha palavra de que neste semestre/ano do Centenário a locomotiva a vapor irá, sim, rodar e trazer os turistas para Paraguaçu Paulista" - garantiu Rubens Aleixo, em nota divulgada no site oficial da Prefeitura no dia 24 de fevereiro.
Redação TV Paraguaçu