Segunda-Feira, 16 de Junho Paraguaçu Paulista 27ºC - 15ºC veja mais

Energisa reforça alerta sobre riscos de acidentes com a rede elétrica na construção civil

18/03/2025 - Em apenas dois meses, concessionária identificou 31 situações de risco de acidentes.


Energisa reforça alerta sobre riscos de acidentes com a rede elétrica na construção civil

Trinta e uma notificações de riscos de acidentes apenas nos dois primeiros meses deste ano. Os números referem-se às situações em que profissionais da Energisa Sul-Sudeste agiram preventivamente ao identificarem pessoas arriscando a própria vida durante a execução de serviços próximo à rede elétrica. Construção, reforma, pintura de prédios e fachadas, instalação de placas e antenas, podas de árvores, são algumas das atividades que, se não executadas com segurança, podem custar a vida do profissional que está trabalhando e de outras pessoas que estejam por perto.

O coordenador de Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Rodrigo Pontes, afirma que a quantidade de pessoas que se arriscam diariamente trabalhando perto da rede elétrica sem os devidos cuidados é preocupante.

"Prova disso é a quantidade de notificações de risco durante este ano. São situações que poderiam ter resultado em acidentes graves e até fatais", alerta Rodrigo ao relembrar que, em dois meses já foram registradas duas fatalidades por acidentes elétricos na área de concessão da Energisa Sul-Sudeste.

Com o intuito de conscientizar a comunidade para reduzir e até zerar esses números, a Energisa tem intensificado a atuação com o programa Guardião da Segurança que, com o apoio de colaboradores de diferentes áreas, identifica as situações perigosas, orientando preventivamente trabalhadores da construção civil, de outros setores e população em geral.

Entre as práticas mais comuns e irregulares encontradas nessas circunstâncias está o manuseio de ferramentas perto da fiação. "Nem todo acidente é causado pelo toque do objeto na rede, diretamente. Há ocorrências em que a simples proximidade de um equipamento com a fiação de energia pode causar uma descarga por indução elétrica, provocando queimaduras, fraturas, lesões ou até a morte".

Vale lembrar que além das consequências físicas, ocorrências envolvendo a rede elétrica podem ocasionar a interrupção no fornecimento de energia para milhares de pessoas, inclusive para serviços essenciais.

Por esses motivos, a Energisa pede que a comunidade siga as orientações de segurança, fiscalize e contate a empresa previamente quando for necessário executar algum serviço perto da rede elétrica, a fim de que sejam realizados os devidos procedimentos.

Veja as orientações da Energisa para contratantes, trabalhadores da construção civil e profissionais de outras áreas:

  • Pedreiros, pintores, instaladores de placas e antenas, técnicos de eletrônica e telefonia: não montem andaimes, nem posicionem escadas, tampouco deixem calhas e vergalhões perto da rede elétrica; 
  • Não arremesse cabos sobre a rede elétrica. Mesmo eles estando encapados, a capacidade de isolamento do material pode não ser suficiente para evitar a passagem da eletricidade;
  • Não improvisem extensores para ferramentas como rolo de pintura; 
  • Motoristas de maquinários e caminhões: verifiquem o posicionamento da rede elétrica antes de manobrar o veículo ou levantar a caçamba;
  • Profissionais que executam podas: redobre o cuidado ao subir nas árvores ou utilizar varas e barras metálicas para cortar galhos. Caso a árvore esteja próxima à rede, entre em contato com a Energisa e solicite o desligamento da rede para que o serviço seja realizado com segurança;
  • Na área rural, respeite as restrições e limitações regulamentadas pela faixa de servidão; 
  • Não permita que nas plantações o jato de água dos irrigadores atinja a rede elétrica. 

Em caso de necessidades, acione a Energisa pelos canais de atendimento:    

  • Aplicativo para celular Energisa On 
  • Site www.energisa.com.br  
  • Gisa (assistente virtual do Whatsapp): www.gisa.energisa.com.br     
  • Call Center -  0800 70 10 326 

 

Fonte: Energisa



MAIS NOTÍCIAS

Homem é preso por tráfico de drogas em Cândido Mota

Policiais encontraram uma pochete com 41 pedras de crack, 14 porções de maconha e 8 pinos de cocaína

1º Torneio União de Futebol Society agita Paraguaçu neste domingo, dia 15

Competição será na Associação União de Paraguaçu Paulista (Atrás da Louis Dreyfus).

Água, poesia de Valdina Augusto de Souza

Confira essa bela poesia da professora e escritora paraguaçuense!

Polícia prende indivíduo em veículo com placas adulteradas em rodovia de Santa Cruz do Rio Pardo

Ao consultar o emplacamento, constataram que pertencia a um GM/Astra.

Vereadores reúnem-se na segunda-feira, 16 de junho, para mais uma Sessão Ordinária

Na pauta estão 12 requerimentos, 20 indicações, uma moção e várias proposituras.

Cooperados da Cresol recebem mais de R$ 279 milhões em resultados

O valor compreende o pagamento de juros sobre o capital e a divisão das sobras do exercício de 2024

INSS: Justiça bloqueia R$ 2,8 bi de envolvidos em descontos ilegais

Bloqueios envolvem 12 entidades associativas e os dirigentes

Estudantes têm até as 23h59 desta sexta para fazer a inscrição no Enem

Taxas podem ser pagas até a próxima quarta-feira

ANUNCIE DIVULGUE