Sexta-Feira, 11 de Setembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

O Café vai ficar aguado

17/03/2025 - Por Emanuel Pessoa*


O Café vai ficar aguado

Uma combinação entre os métodos utilizados no começo do século XX, o empobrecimento da população na Grande Depressão e o racionamento do café durante a Segunda Guerra Mundial levaram os americanos a desenvolverem uma preferência pelo café aguado. Na Europa, o desgosto da população local pela bebida fraca fez com que ela fosse denominada de "Americano".

Nos últimos meses, o preço do café disparou, levando diversas pessoas a buscar alternativas como imitações ou produtos com alto grau de impurezas, preparados quentes de milho torrado, reaproveitamento do pó ou adicionar água. Em alguma medida, estamos vendo o surgimento do "Brasileiro" em função da subida vertiginosa do café.

Essa elevação do preço se deu por uma combinação de dois fatores. Em primeiro lugar, o consumo de café tem disparado entre as populações mais jovens da Ásia, que estão substituindo o tradicional chá. Apenas a rede chinesa Luckin declarou que comprará quase dois bilhões de dólares de café do Brasil nos próximos quatro anos. Com essa demanda aquecida, o preço da commodity subiu em dólar, o que já levaria a um custo mais alto para os brasileiros. Afinal, se o produtor não vender por um preço similar no mercado doméstico ao que ele encontra no exterior, ele prefere exportar o que for possível.

Em segundo lugar, a má-condução da política fiscal pelo Governo Federal e uma série de declarações contra a gestão anterior do Banco Central levaram à uma aguda desvalorização do real. Com isto, são necessários mais reais para a mesma quantidade de dólares, puxando os preços para cima.

Assim, a média, o pingado e o cafezinho vão se tornando artigos de luxo. A quebra da safra também contribuiu, mas seria uma causa transitória. Os dois outros fatores devem se manter no horizonte, dessa forma forçando uma mudança no padrão alimentar do brasileiro.

 

*Emanuel Pessoa é advogado especializado em Direito Empresarial, Mestre em Direito pela Harvard Law School, Doutor em Direito Econômico pela USP e Professor da China Foreign Affairs University, onde treina a próxima geração de diplomatas chineses.



MAIS NOTÍCIAS

Roupa acumulada por causa da chuva? Clean-Lav é a solução!

A Clean-Lav está com cupom de desconto neste final de semana.

Prefeitura instala Comitê de Crise para monitorar tempestade e suspende atividade às 14h nesta sexta

A partir das 14h ficam suspensas as atividades no Paço Municipal e nas demais repartições públicas

ACE orienta comércio a fechar as portas às 16h devido ao alerta meteorológico

Recomendação tem caráter preventivo e busca preservar vidas, proteger a integridade física de todos.

Energisa emite alerta de segurança para previsão de temporais a partir desta sexta-feira, 11

Sistema frontal deve provocar chuvas fortes, raios, rajadas intensas de vento e granizo.

Homem baleado em Santa Cruz do Rio Pardo

O estado de saúde dele é considerado estável.

Jovem é esfaqueado em Cândido Mota; suspeito de tentativa de homicídio foi preso em flagrante

Vítima de 21 anos foi levada à Santa Casa da cidade após ser atingida.

Olho seco: uso excessivo de telas entre crianças reduz ato de pisca

Alerta é feito por oftalmologista durante congresso em Salvador.

Plano de saúde terá que cobrir mamografia digital para todas as idades

Decisão da ANS vale a partir de 1º de outubro.

ANUNCIE DIVULGUE