Quinta-Feira, 27 de Novembro Paraguaçu Paulista 29ºC - 15ºC veja mais

O Café vai ficar aguado

17/03/2025 - Por Emanuel Pessoa*


O Café vai ficar aguado

Uma combinação entre os métodos utilizados no começo do século XX, o empobrecimento da população na Grande Depressão e o racionamento do café durante a Segunda Guerra Mundial levaram os americanos a desenvolverem uma preferência pelo café aguado. Na Europa, o desgosto da população local pela bebida fraca fez com que ela fosse denominada de "Americano".

Nos últimos meses, o preço do café disparou, levando diversas pessoas a buscar alternativas como imitações ou produtos com alto grau de impurezas, preparados quentes de milho torrado, reaproveitamento do pó ou adicionar água. Em alguma medida, estamos vendo o surgimento do "Brasileiro" em função da subida vertiginosa do café.

Essa elevação do preço se deu por uma combinação de dois fatores. Em primeiro lugar, o consumo de café tem disparado entre as populações mais jovens da Ásia, que estão substituindo o tradicional chá. Apenas a rede chinesa Luckin declarou que comprará quase dois bilhões de dólares de café do Brasil nos próximos quatro anos. Com essa demanda aquecida, o preço da commodity subiu em dólar, o que já levaria a um custo mais alto para os brasileiros. Afinal, se o produtor não vender por um preço similar no mercado doméstico ao que ele encontra no exterior, ele prefere exportar o que for possível.

Em segundo lugar, a má-condução da política fiscal pelo Governo Federal e uma série de declarações contra a gestão anterior do Banco Central levaram à uma aguda desvalorização do real. Com isto, são necessários mais reais para a mesma quantidade de dólares, puxando os preços para cima.

Assim, a média, o pingado e o cafezinho vão se tornando artigos de luxo. A quebra da safra também contribuiu, mas seria uma causa transitória. Os dois outros fatores devem se manter no horizonte, dessa forma forçando uma mudança no padrão alimentar do brasileiro.

 

*Emanuel Pessoa é advogado especializado em Direito Empresarial, Mestre em Direito pela Harvard Law School, Doutor em Direito Econômico pela USP e Professor da China Foreign Affairs University, onde treina a próxima geração de diplomatas chineses.



MAIS NOTÍCIAS

Sicredi promove o 1º Feirão de Oportunidades em Paraguaçu Paulista

Iniciativa acontece nesta quarta-feira, dia 26, até às 16h.

Com cerca de 500 mil pessoas, Marcha das Mulheres Negras toma Brasília

Organizadoras cobram Estado: é "dever e direito olhar para povo negro"

Paraguaçu Paulista recebe Mauro Henrique no evento beneficente 1º Salve o Filipe

Iniciativa reúne música, solidariedade e união entre a comunidade cristã.

Analfabetismo entre pessoas idosas negras cai em 11 anos

Especialista diz que realidade entre negros idosos ainda choca

Incêndio em penitenciária em Marilia deixa 7 mortos e 13 feridos

O fogo começou quando um detento ateou fogo a seus pertences.

Polícia Civil captura foragido da justiça de Goiás em Paulicéia

Atuação foi integrada entre a Delegacia de Polícia de Paulicéia e o 1º Distrito Policial de Cotia

Fiocruz inicia testes em humanos para tratar Atrofia Muscular Espinhal

Medida foi aprovada pela Anvisa

Aposta de Cachoeira do Sul RS, leva quase R$ 15 milhões na Mega-Sena

Números sorteados foram: 08 - 29 - 30 - 36 - 39 - 60

ANUNCIE DIVULGUE