Sábado, 16 de Maio Paraguaçu Paulista 27ºC - 15ºC veja mais

O Café vai ficar aguado

17/03/2025 - Por Emanuel Pessoa*


O Café vai ficar aguado

Uma combinação entre os métodos utilizados no começo do século XX, o empobrecimento da população na Grande Depressão e o racionamento do café durante a Segunda Guerra Mundial levaram os americanos a desenvolverem uma preferência pelo café aguado. Na Europa, o desgosto da população local pela bebida fraca fez com que ela fosse denominada de "Americano".

Nos últimos meses, o preço do café disparou, levando diversas pessoas a buscar alternativas como imitações ou produtos com alto grau de impurezas, preparados quentes de milho torrado, reaproveitamento do pó ou adicionar água. Em alguma medida, estamos vendo o surgimento do "Brasileiro" em função da subida vertiginosa do café.

Essa elevação do preço se deu por uma combinação de dois fatores. Em primeiro lugar, o consumo de café tem disparado entre as populações mais jovens da Ásia, que estão substituindo o tradicional chá. Apenas a rede chinesa Luckin declarou que comprará quase dois bilhões de dólares de café do Brasil nos próximos quatro anos. Com essa demanda aquecida, o preço da commodity subiu em dólar, o que já levaria a um custo mais alto para os brasileiros. Afinal, se o produtor não vender por um preço similar no mercado doméstico ao que ele encontra no exterior, ele prefere exportar o que for possível.

Em segundo lugar, a má-condução da política fiscal pelo Governo Federal e uma série de declarações contra a gestão anterior do Banco Central levaram à uma aguda desvalorização do real. Com isto, são necessários mais reais para a mesma quantidade de dólares, puxando os preços para cima.

Assim, a média, o pingado e o cafezinho vão se tornando artigos de luxo. A quebra da safra também contribuiu, mas seria uma causa transitória. Os dois outros fatores devem se manter no horizonte, dessa forma forçando uma mudança no padrão alimentar do brasileiro.

 

*Emanuel Pessoa é advogado especializado em Direito Empresarial, Mestre em Direito pela Harvard Law School, Doutor em Direito Econômico pela USP e Professor da China Foreign Affairs University, onde treina a próxima geração de diplomatas chineses.



MAIS NOTÍCIAS

Confira as ofertas especiais do fim de semana no Açougue do Hermes

O Açougue do Hermes fica na Avenida Galdino, 1173, em Paraguaçu Paulista

Equipe Os Trem Bala é a grande campeã do Paulistão AFC 2026 no período noturno

A disputa final foi entre as equipes Os Trem Bala x Tigres.

Equipe Sub 12 da Associação de Basquete Paraguaçu disputa a Taça Paraná em São José dos Pinhais

Competição acontece de 20 a 24 de maio.

Mais amplo e moderno: seguem a todo o vapor as obras de ampliação do Laboratório Bioquímico

Em breve, Paraguaçu Paulista contará com uma super estrutura em laboratório.

Conheça os Gestores PJ do Sicredi que apoiam empresas em Paraguaçu Paulista

Neto e Amanda falam sobre o trabalho voltado a empresários e empreendedores paraguaçuenses.

Trabalhadores por conta própria têm as maiores jornadas no país

Média por semana chega a 45h, enquanto a dos empregados é quase 40h

Brasil tem alta de Síndrome Respiratória Aguda Grave em bebês

Principal causa da doença é infecção pelo vírus sincicial respiratório

Uso do FGTS para pagar dívidas no Desenrola começa no dia 25

Caixa está adaptando sistemas para oferecer modalidade

ANUNCIE DIVULGUE