Sábado, 26 de Setembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

O Café vai ficar aguado

17/03/2025 - Por Emanuel Pessoa*


O Café vai ficar aguado

Uma combinação entre os métodos utilizados no começo do século XX, o empobrecimento da população na Grande Depressão e o racionamento do café durante a Segunda Guerra Mundial levaram os americanos a desenvolverem uma preferência pelo café aguado. Na Europa, o desgosto da população local pela bebida fraca fez com que ela fosse denominada de "Americano".

Nos últimos meses, o preço do café disparou, levando diversas pessoas a buscar alternativas como imitações ou produtos com alto grau de impurezas, preparados quentes de milho torrado, reaproveitamento do pó ou adicionar água. Em alguma medida, estamos vendo o surgimento do "Brasileiro" em função da subida vertiginosa do café.

Essa elevação do preço se deu por uma combinação de dois fatores. Em primeiro lugar, o consumo de café tem disparado entre as populações mais jovens da Ásia, que estão substituindo o tradicional chá. Apenas a rede chinesa Luckin declarou que comprará quase dois bilhões de dólares de café do Brasil nos próximos quatro anos. Com essa demanda aquecida, o preço da commodity subiu em dólar, o que já levaria a um custo mais alto para os brasileiros. Afinal, se o produtor não vender por um preço similar no mercado doméstico ao que ele encontra no exterior, ele prefere exportar o que for possível.

Em segundo lugar, a má-condução da política fiscal pelo Governo Federal e uma série de declarações contra a gestão anterior do Banco Central levaram à uma aguda desvalorização do real. Com isto, são necessários mais reais para a mesma quantidade de dólares, puxando os preços para cima.

Assim, a média, o pingado e o cafezinho vão se tornando artigos de luxo. A quebra da safra também contribuiu, mas seria uma causa transitória. Os dois outros fatores devem se manter no horizonte, dessa forma forçando uma mudança no padrão alimentar do brasileiro.

 

*Emanuel Pessoa é advogado especializado em Direito Empresarial, Mestre em Direito pela Harvard Law School, Doutor em Direito Econômico pela USP e Professor da China Foreign Affairs University, onde treina a próxima geração de diplomatas chineses.



MAIS NOTÍCIAS

Fim de semana saboroso: Padaria São Marcos lança Mini Festival de Folhados e promoções imperdíveis

Para quem não dispensa aquela massa sequinha, crocante e que derrete na boca.

Professor é afastado após ser acusado de assediar aluna de 13 anos no interior de SP

Adolescente relatou que o docente fez perguntas sobre seu sutiã durante uma prova em Bauru (SP).

Homem é preso suspeito de agredir enteada com soco em Botucatu

Vítima disse que já vinha sofrendo ameaças do suspeito. Caso é investigado pela Delegacia da Mulher.

Polícia prende traficante com dry oculto no tanque de combustível em Santa Cruz do Rio Pardo

Foram contabilizados 15 kg de dry, gerando ao crime um prejuízo estimado de mais de R$ 1 milhão

Brasileiros se sentem mais saudáveis do que são, diz pesquisa

Percepção de boa saúde é mais frequente entre os que bebem álcool

Combustíveis terão novos preços médios a partir de outubro

Valores servirão de referência para cobrança de ICMS.

Em 13 anos, doença inflamatória intestinal cresce 5 vezes no Brasil

Número de casos passou de 30 para 158, entre 2012 e 2025.

Mega-Sena acumula para R$ 45 milhões; confira os números sorteados

Dezenas sorteadas são: 05 - 09 - 11- 17 - 18 – 38.

ANUNCIE DIVULGUE