Terça-Feira, 25 de Março Paraguaçu Paulista 33ºC - 21ºC veja mais

Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

11/03/2025 - Consumidores estão buscando crédito em condições melhores.


Percentual de famílias com dívidas em atraso cai em fevereiro, diz CNC

O percentual de famílias em inadimplência recuou pelo terceiro mês seguido em fevereiro, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta segunda-feira (10) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Mesmo assim, o estudo indica que o endividamento voltou a crescer após duas quedas consecutivas, o que pode indicar que as famílias estão optando por fazer uma nova dívida, com condições e prazos mais vantajosos, a fim de pagar as antigas.

As famílias consideradas endividadas são as que têm contas a pagar no cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa, por exemplo. Em fevereiro, esse percentual chegou a 76,4%, 0,3 ponto percentual (p.p.) acima do registrado em janeiro e 1,5 p.p. abaixo do verificado em fevereiro do ano passado (77,9%).

Já a inadimplência, que considera as dívidas em atraso, teve um recuo de 0,5 ponto percentual, chegando a 28,6%. O percentual de famílias que não terão condições de pagar as dívidas em atraso também permanece com tendência de queda, indo para 12,3%.

Para o presidente do Sistema CNC, Sesc-Senac, José Roberto Tadros, “a taxa média de juros cobrada aos consumidores apresentou recuo. E isso pode estar fazendo com que as famílias se preocupem mais com os juros pagos pelas contas atrasadas. Desse modo, passam a considerar vantajoso a troca de crédito”.

A pesquisa mostra também que, além de os consumidores terem menos contas atrasadas, o percentual de famílias com dívidas em atraso por mais de 90 dias vem recuando há quatro meses, chegando a 48,2% do total de endividados, o menor indicador desde julho de 2024. Outro dado positivo é que o percentual dos consumidores que têm mais da metade dos rendimentos comprometidos com dívidas também apresentou redução, atingindo 20,5%, o menor percentual desde novembro de 2024.

Endividamento

A Peic indicou também o terceiro aumento seguido do percentual de pessoas que se consideram “muito endividadas”, chegando a 16,1%, o maior nível desde setembro de 2024. A porcentagem daquelas que dizem que “não têm dívidas desse tipo” caiu para 23,5%, o que acende um sinal de alerta para a melhora do perfil de endividamento. Essa é uma percepção individual das famílias captada pela pesquisa sobre o que consideram muito ou pouco em termos de endividamento. Ou seja, é um indicador subjetivo e não caracteriza propriamente um superendividamento, mas sim a visão de cada brasileiro sobre o assunto.

“As nossas projeções mostram que o endividamento deve continuar aumentando ao longo deste ano, com as famílias sentindo mais confiança em utilizar o crédito para o consumo e a quitação de dívidas antigas, apesar dos juros. Além disso, a inadimplência deve continuar arrefecendo ao longo de 2025”, avalia Felipe Tavares, economista-chefe da CNC.

Fonte: Agência Brasil

 



MAIS NOTÍCIAS

Espaço do Revendedor O Boticário cheio de novidades para o Dia das Mães e lucro garantido de até 30%

O Espaço O Boticário fica na Rua XV de Novembro, nº 971.

Campanha Salve o Filipe rifa o carro da família para custear tratamento de criança paraguaçuense

Menino, de 3 anos, sofre de Distrofia Muscular de Duchenne e medicamento custa R$ 17 milhões.

Que tal curtir a praia de Itapema/SC no feriado de Páscoa? O Joelson Excursões te leva!

Por apenas R$700,00 você pode descansar e aproveitar os dias de folga com os pés na areia.

Com cronograma de melhorias, Energisa orienta clientes sobre avisos de manutenções na rede elétrica

Distribuidora envia comunicados por e-mail e SMS de clientes com dados atualizados

Sexta tem vacinação contra a raiva para cães e gatos em Paraguaçu Paulista

Imunização acontece no período da manhã na Praça do Conjunto Habitacional Aldo Paes Leme.

Polícia identifica organização criminosa suspeita de explorar mulheres sexualmente

Vítimas eram atraídas por falsas promessas de trabalho e depois eram privadas de liberdade.

Boliviano é preso após transportar bolsa com mais de 10kg de maconha

Ocorrência foi registrada na Rodovia Raposo Tavares (SP-270).

Mulher entra em hipermercado, furta alimentos e itens de higiene e acaba presa em flagrante

Suspeita alegou que é usuária de drogas e pretendia alimentar os filhos com as comidas.

ANUNCIE DIVULGUE