Segunda-Feira, 22 de Dezembro Paraguaçu Paulista 32ºC - 22ºC veja mais

Prefeitura alerta sobre plantios de árvores em canteiros: 'colocam a vida de outros em risco'

26/07/2019 - Plantio não autorizado de árvores em áreas públicas do município é proibido e vem causando transtorn


Prefeitura alerta sobre plantios de árvores em canteiros: 'colocam a vida de outros em risco'

Uma ação, aparentemente inofensiva, vem causando transtornos quanto ao plantio de espécies não indicadas para áreas públicas de Paraguaçu Paulista e, inclusive, colocando em risco a segurança no trânsito.

O alerta é feito pela bióloga do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura, Ana Flávia Lima. “Ao ultrapassar os limites residenciais e utilizar os canteiros públicos como uma extensão do seu terreno e fazer dele um jardim, muitas pessoas colocam a vida de outros em risco”, esclareceu Ana Flávia.

“Sabemos que muitos munícipes, interessados em contribuir com a arborização urbana e consequente embelezamento da cidade, estão realizando o plantio de árvores em áreas públicas, como os canteiros nas principais avenidas de Paraguaçu, mas seguimos normas técnicas que determinam as espécies e a quantidade de cada espécie que podem ser plantadas em áreas públicas sem causar danos”, informou a bióloga.

O plantio e escolha das espécies da vegetação a ser implantada nos canteiros públicos é responsabilidade do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, de acordo com a Lei Municipal nº 1.978 de 15 de julho de 1997 e a sua atualização (Lei nº2.582 de 11 de julho de 2008). “O plantio de árvores em áreas públicas deve ser autorizado e orientado, quanto à escolha de espécies e locais de plantio, pelo Departamento de Meio Ambiente. Os projetos paisagísticos elaborados no Departamento seguem normas técnicas que determinam as espécies e a quantidade de cada espécie que podem ser plantadas em áreas públicas sem causar danos, tanto aos motoristas e pedestres quanto ao meio ambiente”, reforçou.

Os arbustos e árvores plantadas, indevidamente, podem causar diversos acidentes, seja pela falta de visibilidade do trânsito ou pela falta de atenção de pedestres que, ao se aproximarem dos canteiros para apreciar e/ou fotogravar as espécies plantadas, podem atravessar a rua em lugares proibidos e sem dar atenção ao trânsito. Além disso, muitas árvores não se encaixam nos padrões específicos para serem plantadas sob a rede de energia elétrica, e por consequência, ao crescerem interferem na fiação e há também o risco de plantio de mudas tóxicas ou com raízes muito agressivas que podem danificar calçadas e construções.

“É proibido a realização de plantio de árvores em áreas públicas, como canteiros centrais, áreas verdes e praças sem a devida autorização e orientação do Departamento de Meio Ambiente. Os munícipes que desejam plantar nas áreas públicas, devem se dirigir ao Departamento com a proposta de plantio para ser avaliada pelos responsáveis técnicos que darão um parecer ao pedido”, orientou Ana Flávia.

Ela acrescenta que “a arborização do município deve ser ampliada e protegida sim, mas com os devidos cuidados para evitar a eliminação de árvores por motivos de segurança no trânsito ou transtornos que espécies não indicadas podem causar às estruturas urbanas”.

Os interessados em fazer o plantio de árvores em áreas públicas, como canteiros centrais, áreas verdes e praças, devem entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente, instalado à Rua Polidoro Simões, 533, no Jardim Tênis Clube. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva



MAIS NOTÍCIAS

Que tal curtir as festas sem se preocupar com os assados? A Pancakes traz essa facilidade para você!

Faça sua encomenda pelo telefone: (18)99634-8475 ou (18)2019-0670.

Cresol de Paraguaçu recebe Cantata Especial de Natal

Iniciativa foi promovida pela Clínica Equilibre em parceria com a Com Brinquedos.

Emoção e reflexão marcam o lançamento do livro Colposcópica em Paraguaçu Paulista

Obra foi escrita a quatro mãos pelos escritores Ângela Zanirato e Claudmar Gonçalves.

Polícia Civil esclarece falso registro de ocorrência de furto de veículo em Cândido Mota

Mulher de 43 anos deverá responder por falsa comunicação de crime.

Polícia Civil realiza ação de combate às drogas em Inúbia Paulista

Dois homens, de 20 e 35 anos, foram detidos e liberados após prestar depoimento.

Jovem de 20 anos é presa em flagrante por tráfico de drogas em Assis

Ação da Polícia Civil contou com apoio da Polícia Militar.

Venha garantir looks incríveis para as festas de final de ano na Calcevest Mega Loja

Atendimento especial neste sábado e domingo.

Ofertas especiais de Natal no Açougue do Hermes

Atendimento especial neste final de ano.

ANUNCIE DIVULGUE