Quarta-Feira, 11 de Março Paraguaçu Paulista 24ºC - 18ºC veja mais

São Paulo decreta emergência em saúde pública por causa da dengue

20/02/2025 - Estado concentra 90% dos casos de morte pela doença.


São Paulo decreta emergência em saúde pública por causa da dengue

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo decretou, nesta quarta-feira (19), a situação de emergência em saúde pública no estado devido à persistência e agravamento da epidemia por dengue. O anúncio foi feito no Instituto Butantan pelo secretário Eleuses Paiva.

A principal justificativa para a mudança de patamar está no reconhecimento da alta incidência da doença no estado – 300 casos para cada 100 mil habitantes –, atingindo 225 municípios. Sessenta destes já instituíram decretos municipais de emergência em razão da doença. Dados estaduais confirmam 124 mil casos da doença este ano, com 113 óbitos, segundo o painel do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (Nies), estadual. Ainda estão em investigação 233 óbitos. 

De acordo com o Ministério da Saúde, neste ano, já foram registradas no país 131 mortes pela doença. No ano passado, a dengue causou a morte de 6.216 pessoas no Brasil, das quais 2.174 no estado de São Paulo. Normalmente, o período de maior incidência da doença ocorre entre abril e junho, como ocorreu no ano passado.

O diretor do Butantan, Ésper Kallas, acompanha o desenvolvimento da vacina de dose única contra a dengue desde os seus estágios iniciais, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O imunizante está em fase final de aprovação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ainda não foram divulgados planos ou prazos para produção e disponibilização em massa. Tanto Kallas quanto Paiva têm assento no Centro de Operações de Emergências para as Arboviroses (COE), colegiado que recomendou o decreto.

Medidas de apoio

Na reunião do COE foram anunciadas medidas de reforço para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, e para o atendimento aos pacientes. Está previsto aumento de 20% no que a Secretaria de Saúde chama de Teto MAC (Média e Alta Complexidade), ou seja, um pagamento maior para custear o atendimento de pacientes graves da doença em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

A pasta também liberará mais R$ 3 milhões em equipamentos de nebulização para combater o vetor (mosquito) e um valor ainda não informado de medicamentos e itens de saúde, como sais de reidratação oral e soro fisiológico, que serão repassados a municípios onde o abastecimento dos insumos esteja prejudicado.

A área de Comunicação anunciou reforço nas campanhas de conscientização, como o portal Dengue 100 Dúvidas e a campanha multimídia São Paulo: Somos Todos Contra O Mosquito da Dengue, como meios de manter a população em alerta para a importância de vigiar o aparecimento de criadouros.

Febre amarela em alta

O estado de São Paulo também atualizou números da febre amarela, que se mantêm altos entre as pessoas não vacinadas e que estiveram em áreas rurais. São 15 casos e 9 mortes este ano, no estado.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Dupla é presa após arrombar portão de garagem e furtar residência em Assis

Os indivíduos foram conduzidos a CPJ, permanecendo a disposição da justiça

Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas em Assis

O indivíduo foi conduzido ao CPJ, onde permaneceu a disposição da justiça.

Polícia Militar apreende motocicleta com sinais de adulteração em Maracaí

A ocorrência foi registrada e a motocicleta permaneceu apreendida para perícia

Termina amanhã o prazo para se inscrever em 39 vagas do Vestibular Univesp 2026 em Paraguaçu

As inscrições devem ser realizadas pelo site: vestibular.univesp.br.

PAT divulga vaga de emprego para caseiro em Paraguaçu Paulista

A vaga estará disponível até o dia 16 de março de 2026 ou enquanto não for preenchida.

'Não é justo sacrificar quase 42 mil habitantes por causa de três secretários', dispara vereador

Reclamações na área da saúde se multiplicam em Paraguaçu e vereadores cobram atitude do prefeito.

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 60 milhões

Apostas podem ser feitas até as 20h, horário de Brasília

Equipe TOR prende criminosos após acidente de trânsito com veículo roubado

Fato foi registrado no inicio da noite desta segunda-feira, dia 9.

ANUNCIE DIVULGUE