Sexta-Feira, 19 de Dezembro Paraguaçu Paulista 29ºC - 19ºC veja mais

Energisa Sul-Sudeste compartilha estratégias para economizar energia

17/02/2025 - Dica é adotar práticas de consumo consciente e sustentáveis


Energisa Sul-Sudeste compartilha estratégias para economizar energia

As temperaturas elevadas fazem com que a demanda por eletricidade aumente, o que pode refletir na conta de energia. No entanto, adotar práticas de consumo consciente e sustentáveis, como desligar aparelhos que não estão em uso, utilizar lâmpadas LED e optar por eletrodomésticos eficientes, resulta em economia financeira, além de contribuir com nosso planeta. E a Energisa Sul-Sudeste reforça algumas dicas e orientações para utilizar a energia elétrica da melhor forma possível.

Conforme o coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres, hábitos sustentáveis podem ajudar com a conta no fim do mês. Uma dica importante diante de altas temperaturas é manter o ar-condicionado na temperatura padrão de 23ºC. “Quanto mais a pessoa reduzir a temperatura do aparelho, maior será o consumo de energia. Para se ter ideia, estudos mostram que o consumo é elevado em 7% a cada grau diminuído no ar-condicionado. Então, por exemplo, se o ar vai ficar ligado em 17°C direto, o consumo de energia pode ter um impacto de até 35%”, explica. 

Além disso, Thiago ressalta a importância de manter os filtros do ar-condicionado sempre limpos, pois, sem a devida manutenção, o consumo de energia pode ter até 15% de aumento.

“No caso do ar-condicionado, a recomendação nesses períodos extremos é acionar o mínimo possível. Uma opção é mantê-lo ligado até o quarto ficar gelado, com o ambiente totalmente fechado, e depois usar um ventilador, que consome menos energia, e vai manter a circulação do ar fresco. Lembrando que o ventilador não resfria o ambiente, então não deve ser deixado funcionando em ambientes vazios, pois desperdiçam energia”, orienta o coordenador. 

Vale lembrar que aparelhos de refrigeração e climatização trocam calor com o ambiente externo. Então, para manter a temperatura, eles trabalham mais.

Outras recomendações 

Ao comprar algum equipamento, prefira aqueles que tenham o selo Procel classe A, pois são mais eficientes – ainda que o valor de alguns desses equipamentos seja um pouco mais elevado que aqueles que são menos eficientes, a longo prazo, o cliente irá compensar o gasto inicial com a economia na conta de energia, garantida por um equipamento mais eficiente. 

Outras mudanças básicas de comportamentos podem ajudar no fim do mês, como:

  • Conservação do café quente. Em vez de mantê-lo aquecido dentro da cafeteira elétrica, com ela ligada, transfira o café para uma garrafa térmica e desligue a cafeteira. 
  • No caso da geladeira, um teste com uma folha de papel ajuda a identificar se o aparelho está funcionando bem ou se está gastando energia a mais. Feche a porta da geladeira com uma folha de papel. Se o papel deslizar facilmente, a borracha precisa ser trocada. Caso contrário, o equipamento está funcionando bem. 
  • Em tempos de altas temperaturas, não coloque panelas quentes dentro do refrigerador – isto não vai estragar o equipamento, mas com certeza vai fazê-lo consumir mais energia e vai impactar o valor final da conta. 
  • Em dias quentes, “dê férias” para o chuveiro, que é um dos vilões do consumo de energia. Na hora do banho, use a posição “verão” ou aproveite o calor intenso para se refrescar com a temperatura do chuveiro no modo “desligado”.

Por fim, as altas temperaturas podem afetar diretamente instalações elétricas antigas e mal dimensionadas, uma vez que o calor excessivo pode provocar um superaquecimento nos fios, elevando o risco de incêndios residenciais. “Por isso, os consumidores devem fazer a revisão das instalações elétricas e avaliar o dimensionamento, inclusive em casos de aquisição de novos equipamentos domésticos que podem afetar a demanda de carga daquela residência”, alerta Thiago.

 

Fonte: Energisa



MAIS NOTÍCIAS

MPF abre inquérito sobre política de combate à violência contra mulher

Em São Paulo, alta de feminicídios e comoção pública motivam decisão

Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia

IBGE: 25 municípios concentram mais de um terço do PIB brasileiro

Primeiras cidades da lista são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

Corrida Summer AFC deverá agitar Paraguaçu Paulista no início do ano

A competição será no dia 17 de janeiro e as inscrições já estão abertas.

Escritoras paraguaçuenses Valdina e Valdineia lançam livros infantis nesta sexta-feira, dia 19

Valdina e Valdineia são irmãs e professoras aposentadas e estão estreando na literatura infantil.

Banda Olho, que marcou gerações em Paraguaçu, realiza reencontro e show especial no Boteco e Brasa

Será uma apresentação única, revivendo histórias, sons e sentimentos que marcaram gerações.

Polícia Civil de Cândido Mota prende investigado por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito

Foi apreendido um revólver calibre 38 com numeração suprimida, municiado, além de diversas munições

Cresol Base Fest realiza segunda etapa em Taubaté (SP)

Competição internacional de BMX reforça o compromisso da Cresol com o esporte

ANUNCIE DIVULGUE