Quarta-Feira, 04 de Novembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Venda de veículos automotores sobe 6% em janeiro em comparação a 2024

11/02/2025 - Produção aumentou 15%, influenciada pelas exportações.


Venda de veículos automotores sobe 6% em janeiro em comparação a 2024

A quantidade de veículos automotores (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) vendida em janeiro de 2025 no país foi de 171,2 mil unidades, 6% acima do registrado no mesmo mês do ano passado. Esse é o terceiro ano consecutivo de aumento das vendas no mês de janeiro, atingindo níveis pré-pandemia de covid-19. 

Os dados, divulgados nesta segunda-feira (10), são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

A produção de veículos automotores também cresceu, chegou a 175,5 mil unidades, 15,1% superior à de janeiro de 2024. De acordo com a entidade, o aumento na produção está relacionado às exportações que, em janeiro, totalizaram 28,7 mil unidades, um salto de 52,3% sobre o mesmo mês do ano passado.

Já as importações chegaram a 39,3 mil unidades, 24,8% acima do registrado em janeiro de 2024. A participação das vendas dos importados tem aumentado em janeiro: 14,3% em 2022 e 2023; 19,5%, em 2024; e 23%, em 2025.

Aumento de custos

Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima e Leite, a taxa de juros elevada, assim como a alta no preço do dólar, ocorrida no final de 2024, terão impacto nos custos de produção dos veículos no país. Ele ressalvou, no entanto, que o repasse da elevação dos custos ao consumidor final dependerá da estratégia comercial de cada fabricante. 

“Sem dúvida, as empresas tiveram um aumento de custos de produção nesses últimos dois meses. Tivemos aumento do preço em si impactado por juros, impactado por câmbio. É uma indústria que teve um aumento de custo na sua produção. Mas se isso vai ser repassado, aí cada montadora, cada fabricante, cada marca tem a sua estratégia de mercado”, destacou.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Torneio de Vôlei de Areia 2026 agitou a AFC no último fim de semana

Centenas de atletas passaram pelo local no sábado e no domingo, dias 31 de outubro e 1º de novembro.

Câmara aprova lei que reserva imóveis em programas habitacionais para pessoas com deficiência

Projeto de Lei é do vereador Daniel Faustino e prevê reserva de 5% das unidades habitacionais.

Câmara parabeniza equipes femininas de Vôlei Adaptado de Paraguaçu Paulista

Atletas foram homenageadas pela inédita classificação na Final Estadual da Superliga

TOR prende traficante boliviana com mais de 9 kg de skunk oculto em malas em Palmital

Policiais descobriram os fundos falsos, onde estavam escondidos 13 tabletes de skunk.

Anvisa aprova primeiro medicamento de GLP-1 oral para obesidade

Wegovy só era disponível no Brasil em forma de caneta injetável

Homem é preso por perseguir adolescente após mãe da vítima segurá-lo no quintal de casa em Botucatu

Jovem já tinha medida protetiva contra o suspeito, que rondava a casa e a escola dela.

Pedestre morre após ser atropelado duas vezes em rodovia em Itápolis

Vítima já estava caída na pista quando foi atingida por um segundo veículo.

Novembro Roxo alerta para cuidados com prematuros após alta

Acompanhamento especializado é essencial ao desenvolvimento infantil.

ANUNCIE DIVULGUE