Sexta-Feira, 19 de Dezembro Paraguaçu Paulista 29ºC - 19ºC veja mais

Por dia, Energisa recebe 3 denúncias sobre ligações clandestinas e pede apoio da população

07/02/2025 - Os furtos e fraudes de energia são crimes previstos no Código Penal Brasileiro


Por dia, Energisa recebe 3 denúncias sobre ligações clandestinas e pede apoio da população

Os furtos e fraudes de energia impactam diretamente na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na vida dos clientes regulares. Diante disso, além das inspeções realizadas pela Energisa Sul-Sudeste, a empresa conta com a população, que pode informar práticas suspeitas com total anonimato. Em 2024, a distribuidora registrou, em média, três denúncias por dia, e esse apoio tem rendido ações positivas no combate ao crime.

"Quem furta energia está lesando os demais clientes e ainda colocando em risco a própria vida e dos vizinhos. Somente as equipes da Energisa têm autorização legal, instruções técnicas e de segurança para fazer serviços e quaisquer intervenções na rede elétrica. Ou seja, adulterar o medidor ou fazer ligações diretas na rede é um crime e uma prática de alto risco à vida", enfatiza Renan Felix Fernandes Souza, coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia.

Com o apoio da população e as ações de inteligência de Combate a Perdas e Furtos, em 2024, a Energisa Sul-Sudeste recuperou 4.355.887 kWh (quilowatt-hora), o que seria suficiente para abastecer 21.780 unidades consumidoras pelo período de um mês. O prejuízo foi de R$ 3,7 milhões.

O coordenador acrescenta que os custos de energia decorrentes desses furtos são reteados entre todos, prejudicando diretamente quem paga suas contas em dia. Ainda conforme o profissional, entre as principais consequências dessas práticas também estão os acidentes, como choques elétricos e incêndios, que podem até ser fatais.

Crime

O furto de energia é o ato de desviar ou puxar energia da rede elétrica, sem o conhecimento e a autorização da concessionária responsável e sem qualquer tipo de registro da energia consumida. Esses são os famosos 'gatos' ou ligações clandestinas. Já a fraude é caracterizada por um ato intencional de manipulação nos equipamentos de medição da concessionária, com o objetivo de reduzir ou "zerar" o faturamento efetivo de uma unidade de consumo.

Ambos são crimes previstos no Código Penal Brasileiro: a fraude pode ser caracterizada como estelionato, e está prevista no artigo 171; o furto está previsto no artigo 155, § 3º. A pena para esses crimes varia de um a cinco anos de prisão. Além disso, são cobrados os valores retroativos referentes ao período fraudado, acrescidos de multa. Quando a fraude ou o furto são descobertos, o responsável também pode ter o seu fornecimento de energia suspenso.

Por isso, se você presenciar alguma prática de uso clandestino de energia, não compactue: denuncie. A Energisa recebe as denúncias de forma anônima pelos seus canais de atendimento: www.energisa.com.br na aba "Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia", ou fale gratuitamente pelo telefone 0800 70 10 326.      

 

Fonte: Energisa



MAIS NOTÍCIAS

MPF abre inquérito sobre política de combate à violência contra mulher

Em São Paulo, alta de feminicídios e comoção pública motivam decisão

Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia

IBGE: 25 municípios concentram mais de um terço do PIB brasileiro

Primeiras cidades da lista são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

Corrida Summer AFC deverá agitar Paraguaçu Paulista no início do ano

A competição será no dia 17 de janeiro e as inscrições já estão abertas.

Escritoras paraguaçuenses Valdina e Valdineia lançam livros infantis nesta sexta-feira, dia 19

Valdina e Valdineia são irmãs e professoras aposentadas e estão estreando na literatura infantil.

Banda Olho, que marcou gerações em Paraguaçu, realiza reencontro e show especial no Boteco e Brasa

Será uma apresentação única, revivendo histórias, sons e sentimentos que marcaram gerações.

Polícia Civil de Cândido Mota prende investigado por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito

Foi apreendido um revólver calibre 38 com numeração suprimida, municiado, além de diversas munições

Cresol Base Fest realiza segunda etapa em Taubaté (SP)

Competição internacional de BMX reforça o compromisso da Cresol com o esporte

ANUNCIE DIVULGUE