Terça-Feira, 06 de Maio Paraguaçu Paulista 28ºC - 16ºC veja mais

Curta de Assis é premiado na principal mostra de cinema contemporâneo do Brasil

04/02/2025 - "Marmita" foi selecionado entre mais de mil filmes.


Curta de Assis é premiado na principal mostra de cinema contemporâneo do Brasil

O curta-metragem "Marmita", dirigido por Guilherme Peraro e filmado em Assis (SP), recebeu o Prêmio Canal Brasil de Melhor Curta-Metragem na Mostra de Cinema de Tiradentes (MG), um dos principais eventos do país voltados ao cinema contemporâneo.

A produção é baseada em uma história real vivida pelo próprio diretor. No curta, Lourenço Cândido é um pedreiro que aprende a ler e enfrenta o dilema de ter sua marmita roubada todos os dias por crianças do bairro que sofrem com a fome.

O elenco conta com pessoas dos bairros Colinas e Santa Clara, com Kawan Petenassi como Manchinha, Thayan Martins como Gigante e Silas Pinheiro, um conhecido MC de funk da cidade, como Cícero, assistente de pedreiro.

Dobradinha

Além de "Marmita", outro filme de Assis também foi selecionado para o festival. "Veredas", de estreia do diretor Igor Rossato, foi exibido na sessão Panorama e recebeu aplausos do público presente.

O filme, que mostra a jornada de um imigrante sul-americano que trabalha na construção de um prédio em Assis, relata questões sobre escolhas de vida e dilemas pessoais, como a decisão de aceitar uma promoção ou voltar para casa para cuidar de sua mãe doente.

Ambos os filmes foram realizados com apoio do Polo Audiovisual do Velho Oeste, projeto que foca no desenvolvimento e fomento do cinema na região de Assis. O projeto tem proporcionado cursos de formação, apoio à produção e ações de circulação, como o Festival Curta Velho Oeste.

Para Igor Rossato, as exibições de "Veredas" e "Marmita" no evento representam uma oportunidade única para mostrar a diversidade e a riqueza do cinema feito no interior do Brasil.

"Estar em um festival de cinema da dimensão de Tiradentes é uma sensação que é difícil de explicar, ainda mais quando estreiam dois filmes feitos por nós. Mas o mais importante foi estar lá com a nossa galera, que trabalha cotidianamente para fazer o cinema de Assis e do interior profundo acontecer."

Cinema no interior de SP

O sucesso dessas produções reafirma a importância do Polo Audiovisual do Velho Oeste, que já havia conquistado o Prêmio Canal Brasil de Curtas em 2022 com o filme "Ainda Restarão Robôs Nas Ruas do Interior Profundo".

Outro exemplo de resultado do cinema do interior paulista é o curta-metragem "Arame Farpado", que foi indicado para a 75ª edição da Berlinale, um dos mais importantes festivais de cinema do mundo.

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Maracaí Rodeio Fest será de 8 a 11 de outubro

Evento terá shows de Traia Véia, Jads & Jadson, César Menotti & Fabiano e Marcos & Belutti.

Filme produzido em Paraguaçu é premiado no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro

Arame Farpado faturou o Prêmio Canal Brasil na 34ª edição do Curta Cinema.

Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília

Ex-presidente passou por cirurgia para reconstruir parede abdominal

Energisa abre inscrições para programa nacional de aceleração de carreira

Iniciativa vai selecionar novos talentos com perfil de liderança para atuação nas áreas estratégicas

Mulher de 24 anos é presa por tráfico de drogas em Florínea

Policiais avistaram a suspeita arremessando drogas sobre o telhado vizinho.

Jovem de 21 anos é preso por tráfico de drogas em Assis

Ocorrência teve apoio do BAEP e do cão Raika, que localizou porções de cocaína e maconha.

Mega-Sena, concurso 2.858: prêmio acumula e vai a R$ 20 milhões

Quina teve 78 apostas ganhadoras; cada uma vai levar R$ 42.013,90.

Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais

Pesquisa mostra que nível é o mesmo de 2018

ANUNCIE DIVULGUE