Terça-Feira, 05 de Agosto Paraguaçu Paulista 27ºC - 14ºC veja mais

Verão e oscilações na temperatura: o que fazer para evitar alta na conta de energia

27/01/2025 - Energisa alerta para as práticas diárias que favorecem o gasto desnecessário de energia elétrica


Verão e oscilações na temperatura: o que fazer para evitar alta na conta de energia

Mesmo com a chegada do verão, é possível sentir uma brisa mais fresca nos períodos da noite e comecinho da manhã, o que pode proporcionar variação no consumo diário de energia elétrica. Essa oscilação pode impactar diretamente no valor da conta de energia ao final do mês e, por isso, a Energisa Sul-Sudeste reforça algumas dicas para usufruir da eletricidade sem pesar no bolso.

A soma de pequenas atitudes diárias pode contribuir para uma conta de energia pesada ao final do mês, segundo destaca o coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira. "O verão é sempre marcado pelo calor intenso e dias mais longos, o que automaticamente nos leva a deixar o ar-condicionado e ventiladores ligados por mais tempo. E, em virtude do calor, esses equipamentos demandam mais energia ao trabalharem para deixar o ambiente fresco nos dias quentes", observa.

Em contrapartida, nas noites mais frescas, a tendência é contar com outras práticas de consumo, como tomar banho na água quente. "Após as chuvas de verão, por exemplo, podemos sentir ventos frescos no período da noite e madrugada, amenizando aquele calor intenso. Isso faz com que as pessoas procurem o banho quente. Nesse caso, se a pessoa não conseguir utilizar o chuveiro desligado, orientamos que o chuveiro seja utilizado na posição verão, que contribui com a temperatura da água e demanda menor consumo de energia", explica o coordenador.

Além do chuveiro quente ligado por muito tempo, Thiago lembra que outros hábitos favorecem o aumento no consumo de energia, como abre e fecha de geladeira, uso prolongado do aquecedor elétrico, ferro de passar, lavadora e secadora de roupa e forno elétrico. "Então, é preciso ficar atento aos hábitos da família, inclusive ao uso demasiado dos eletrônicos utilizados pelas crianças, que estão aproveitando os últimos dias de férias escolares", destaca.

Veja algumas atitudes diárias e simples para evitar o desperdício de energia:

Ensine as crianças a "pensar antes de abrir a geladeira" e deixe na porta, à vista e altura delas, o que geralmente consomem (água, suco, iogurte). Assim, o tempo de abre e fecha será mais curto, reduzindo a entrada de ar quente que faz com que a geladeira consuma mais energia;

Mantenha o ar-condicionado em 23ºC, uma temperatura agradável para qualquer ambiente. Mantenha sempre as janelas e portas fechadas enquanto o equipamento estiver ligado para evitar troca de temperaturas entre os ambientes interno e externo, e lembre-se que os filtros devem ser limpos com frequência, já que a sujeira dificulta a passagem do ar e reduz a eficiência do equipamento.  

Os ventiladores não resfriam o ambiente, então não devem ser deixados funcionando em ambientes vazios, pois desperdiçam energia.  

Geladeiras e freezers devem ficar, preferencialmente, o mais longe possível do fogão, fornos e outras fontes de calor. Além disso, a borracha de vedação da porta precisa estar em boas condições para não deixar o ar frio escapar. Não forre as prateleiras com plásticos ou panos, porque isso atrapalha a circulação interna do ar e não guarde alimentos e líquidos quentes. Regule o termostato para o funcionamento correto da geladeira e, por fim, evite abri-la toda hora sem necessidade. 

No verão os dias são mais longos, então aproveite ao máximo a luz natural. E quando precisar das luzes, acenda apenas os cômodos em uso e apague as lâmpadas dos ambientes vazios. Invista nas lâmpadas de tecnologia LED, que são as mais econômicas.   

É mais econômico desligar aparelhos direto nos botões ou nas tomadas, e não apenas pelo controle remoto. Em geral, luzes indicativas acessas (stand by) significam desperdício de energia.     

Neste calor, economize tempo e energia. Passe apenas as peças essenciais. Roupas de cama, de academia e de ficar em casa dispensam o uso do ferro. Para não amassar, basta ter o cuidado de estendê-las corretamente no varal e dobrá-las ou colocá-las em cabides assim que secarem. 

Em caso de necessidade, fale com a Energisa pelos canais de atendimento: site www.energisa.com.br; aplicativo Energisa On (disponível gratuitamente para Android e iOS); WhatsApp (Gisa): (18) 99120-3365, ou ligue 0800 70 10 326.

 

Fonte: Energisa



MAIS NOTÍCIAS

Governo anuncia R$ 2,4 bilhões em compras de equipamentos de saúde

Recursos serão destinados ao atendimento básico e cirurgias

Cartilha sobre saúde ocular na infância orienta pais e professores

Publicação aborda temas como cuidados com a conjuntivite e o terçol

Inscrições para a Rainha da Expo Paraguaçu 2025 são prorrogadas até quarta-feira, dia 6

Podem participar somente moradoras de Paraguaçu Paulista, maiores de 18 anos de idade.

Idosa de 67 anos é presa ao dirigir embriagada na Rodovia Raposos Tavares, em Álvares Machado

Conforme a Polícia Militar Rodoviária, a motorista exalava odor etílico.

Homem é preso em flagrante por furto qualificado em barracão de supermercado em Assis

Suspeito foi detido após ser flagrado saindo com materiais furtados de um barracão

Prefeitura e Polícia Militar discutem ampliação da Atividade Delegada em Paraguaçu Paulista

A proposta é intensificar a cooperação entre os órgãos, visando ampliar a sensação de segurança.

Inscrições para o Desfile de 7 de Setembro estão abertas até 1º de setembro em Paraguaçu Paulista

A participação é aberta a instituições públicas, privadas e da sociedade civil organizada.

Pix ganha impulso em locais visitados por brasileiros no exterior

Soluções tecnológicas viabilizam modelo de pagamento fora do país

ANUNCIE DIVULGUE