Sexta-Feira, 19 de Dezembro Paraguaçu Paulista 29ºC - 19ºC veja mais

Plantas medicinais têm fins pedagógicos na Etec de Paraguaçu Paulista

23/01/2025 - Estudantes do Ensino Médio integrado ao Técnico em Agropecuária cultivam diversas espécies vegetais


Plantas medicinais têm fins pedagógicos na Etec de Paraguaçu Paulista

Canteiro em forma de corpo humano permite relacionar cultivo com órgãos para os quais espécies são indicados. Foto: Divulgação

Na Escola Técnica Estadual (Etec) Augusto Tortolero Araújo, localizada em Paraguaçu Paulista, na Região de Marília, plantas medicinais são utilizadas com fins pedagógicos. O uso de vegetais como remédios caseiros é uma prática milenar dos povos originários. E é papel da ciência investigar e atualizar constantemente a eficácia dessas espécies para o tratamento de doenças.

Foi pensando nisso que a professora do Ensino Médio integrado ao Técnico em Agropecuária e de outros cursos da Etec de Paraguaçu Paulista, Daniela Bittencourt Blum, implantou na escola um projeto de cultivo e pesquisa sobre plantas medicinais com os estudantes. Em um canteiro de 25 metros de comprimento por oito de largura, no formato de um corpo humano, as espécies são plantadas de acordo com a parte do organismo para a qual são indicadas.

"Na região do estômago, cultivamos espinheira santa e carqueja balsamo, por exemplo; na bexiga, terramicina e losna; nos rins, tomilho, cavalinha e quebra-pedra. É uma aula de anatomia ao mesmo tempo que aprendem sobre os princípios ativos de cada planta", explica Daniela.

Cada espécie é identificada com um QR code, que traz informações como nomenclatura científica, nome popular, efeitos terapêuticos e a parte da planta que pode ser usada na preparação de remédios, entre outras informações.

"Temos a preocupação de educar. Plantas medicinais podem trazer benefícios à saúde, mas seu uso incorreto também é perigoso. Por isso orientamos que é imprescindível procurar um médico para diagnóstico e tratamento adequado de qualquer doença", alerta a professora.

Desdobramentos

Daniela explica que o próximo passo é envolver estudantes dos cursos técnicos de Agroindústria e Alimentos para realizar o processamento das plantas. "As diversas espécies vão passar pelos processos de secagem, desidratação e embalagem nos nossos laboratórios. É um trabalho que demanda conhecimento e habilidade para que as plantas não percam seus princípios ativos e funções terapêuticas", projeta a educadora.

Com o título "Inovação, criatividade e tecnologia na produção de plantas medicinais", o projeto foi apresentado na segunda edição do Simpósio InterAgro, realizada em outubro pela Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza (CPS), em parceria com a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Pompeia e a Etec Dep. Paulo Ornellas Carvalho de Barros, de Garça.

"Nossa intenção é que essa ação se multiplique em outras unidades de ensino, inclusive com aprimoramentos e inovações", finaliza Daniela.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em mais de 340 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 91 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza/ Foto: Divulgação



MAIS NOTÍCIAS

MPF abre inquérito sobre política de combate à violência contra mulher

Em São Paulo, alta de feminicídios e comoção pública motivam decisão

Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia

IBGE: 25 municípios concentram mais de um terço do PIB brasileiro

Primeiras cidades da lista são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

Corrida Summer AFC deverá agitar Paraguaçu Paulista no início do ano

A competição será no dia 17 de janeiro e as inscrições já estão abertas.

Escritoras paraguaçuenses Valdina e Valdineia lançam livros infantis nesta sexta-feira, dia 19

Valdina e Valdineia são irmãs e professoras aposentadas e estão estreando na literatura infantil.

Banda Olho, que marcou gerações em Paraguaçu, realiza reencontro e show especial no Boteco e Brasa

Será uma apresentação única, revivendo histórias, sons e sentimentos que marcaram gerações.

Polícia Civil de Cândido Mota prende investigado por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito

Foi apreendido um revólver calibre 38 com numeração suprimida, municiado, além de diversas munições

Cresol Base Fest realiza segunda etapa em Taubaté (SP)

Competição internacional de BMX reforça o compromisso da Cresol com o esporte

ANUNCIE DIVULGUE