Quarta-Feira, 04 de Março Paraguaçu Paulista 32ºC - 17ºC veja mais

Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025

23/01/2025 - Previsão do Butantan é fornecer um milhão de doses neste ano.


Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025

O centro bioindustrial do Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou hoje (22) que iniciou a produção dos imunizantes contra a dengue. Apesar da iniciativa, a população brasileira não será vacinada em massa contra a dengue neste ano.

O problema é a fabricação da vacina Butantan-DV ganhar escala de produção para chegar a uma centena de milhões. “O Butantan está produzindo, mas não há previsão de uma vacinação em massa neste ano de 2025, isso é muito importante colocar, independente da Anvisa, porque é preciso ter escala nessa produção”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A previsão do Butantan, divulgada em dezembro, é de fornecer um milhão de doses neste ano; e totalizar a entrega de 100 milhões de doses em 2027.

A entrega das doses só poderá ocorrer após a liberação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que analisa no momento os documentos apresentados sobre os imunizantes. Posteriormente, a vacina deverá ser submetida à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para incorporação no programa de imunização.

A Butantan-DV será uma vacina em dose única. Segundo a ministra, os estudos clínicos apontam “uma excelente eficácia”, mas enquanto não está disponível na escala desejada é necessário reiterar e manter os cuidados orientados pelo Ministério da Saúde contra o mosquito Aedes aegypti.

Nesta quarta-feira (22) à tarde, em Brasília, a ministra Nísia Trindade se reuniu com representantes de conselhos, da sociedade civil, instituições de saúde, associações e especialistas para discutir e alinhar estratégias de controle da dengue e outras arboviroses.

Na próxima semana, antes da volta das aulas nas escolas públicas, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação vão retomar iniciativas do programa Saúde na Escola, presente em 96% dos municípios brasileiros, para ter as escolas como espaços livre da dengue.

Entre as medidas, além da informação e mobilização das comunidades dentro e ao redor dos colégios, está prevista a borrifação nos prédios escolares de um inseticida com ação prolongada contra o Aedes aegypti.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Vereador desafia secretários municipais a colocarem seus cargos à disposição

“Tenham hombridade, porque a população não aguenta mais”, desabafou Fábio Santos.

Homem de 46 anos é preso após agredir o próprio pai com faca por dívida de R$ 120 em Assis

Ocorrência foi registrada na noite do úlrimo sábado, dia 28; vítima sofreu corte na mão

Paraguaçu Paulista registra apenas oito casos de dengue em 2026 e mantém cenário estável

Os números baixos em relação ao ano passado refletem o empenho no combate ao mosquito.

Câmara parabeniza equipe de basquete feminino de Paraguaçu por vitória na Liga Centro-Oeste Paulista

Moção de autoria do vereador Daniel Faustino foi aprovado nesta segunda-feira, dia 2.

Polícia desmantela ponto de tráfico e apreende maconha e materiais para venda de drogas em Assis

Foram apreendidos balanças de precisão, máquinas de cartão, aparelhos celulares e dinheiro

PAT divulga oportunidades de emprego em Paraguaçu Paulista

Os interessados devem procurar o local, munidos de RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Duplicação da SP 284 avança com lançamento de vigas entre Assis e Paraguaçu Paulista

Movimentação de máquinas prevista para ocorrer de quarta a sexta-feira requer atenção redobrada

Energisa dá orientações para evitar acidentes com máquinas agrícolas e caminhões próximas à rede

Além do risco à vida, ocorrências envolvendo a rede elétrica causam transtornos à população

ANUNCIE DIVULGUE