Quarta-Feira, 29 de Abril Paraguaçu Paulista 30ºC - 19ºC veja mais

Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025

23/01/2025 - Previsão do Butantan é fornecer um milhão de doses neste ano.


Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025

O centro bioindustrial do Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou hoje (22) que iniciou a produção dos imunizantes contra a dengue. Apesar da iniciativa, a população brasileira não será vacinada em massa contra a dengue neste ano.

O problema é a fabricação da vacina Butantan-DV ganhar escala de produção para chegar a uma centena de milhões. “O Butantan está produzindo, mas não há previsão de uma vacinação em massa neste ano de 2025, isso é muito importante colocar, independente da Anvisa, porque é preciso ter escala nessa produção”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A previsão do Butantan, divulgada em dezembro, é de fornecer um milhão de doses neste ano; e totalizar a entrega de 100 milhões de doses em 2027.

A entrega das doses só poderá ocorrer após a liberação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que analisa no momento os documentos apresentados sobre os imunizantes. Posteriormente, a vacina deverá ser submetida à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para incorporação no programa de imunização.

A Butantan-DV será uma vacina em dose única. Segundo a ministra, os estudos clínicos apontam “uma excelente eficácia”, mas enquanto não está disponível na escala desejada é necessário reiterar e manter os cuidados orientados pelo Ministério da Saúde contra o mosquito Aedes aegypti.

Nesta quarta-feira (22) à tarde, em Brasília, a ministra Nísia Trindade se reuniu com representantes de conselhos, da sociedade civil, instituições de saúde, associações e especialistas para discutir e alinhar estratégias de controle da dengue e outras arboviroses.

Na próxima semana, antes da volta das aulas nas escolas públicas, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação vão retomar iniciativas do programa Saúde na Escola, presente em 96% dos municípios brasileiros, para ter as escolas como espaços livre da dengue.

Entre as medidas, além da informação e mobilização das comunidades dentro e ao redor dos colégios, está prevista a borrifação nos prédios escolares de um inseticida com ação prolongada contra o Aedes aegypti.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Morre a Grá do Pastel, esposa do Baiano, aos 47 anos

O sepultamento será nesta quinta-feira, dia 30, às 9h30 no cemitério local.

Câmara de Quatá abre Comissão Parlamentar de Inquérito

Objetivo é investigar atraso e aditivos na obra do Paço Municipal, iniciada em 2018.

IBGE anuncia primeiro censo da população em situação de rua para 2028

Dados poderão servir de base para transformação das políticas públicas

Governo libera R$ 330 milhões para segurar preço do gás de cozinha

Medida subsidia importação e tenta conter alta do GLP

Eixo SP prevê fluxo de 950 mil veículos no feriado de 1º de maio em rodovias na região de Paraguaçu

Concessionária estima aumento de 18% no movimento durante os quatro dias de operação especial

Para CNC, bets agravam endividamento das famílias brasileiras

Instituto Brasileiro de Jogo Responsável diz que avaliação é alarmista

Polícia Civil prende homem por tráfico de drogas após tentativa de fuga em Presidente Prudente

O indivíduo foi autuado pelos crimes de tráfico de drogas, desobediência e resistência.

Laboratório Bioquímico oferece exame para bebês que detecta mais de 500 doenças tratáveis

O Bioquímico oferece tradição com evolução e está sempre inovando.

ANUNCIE DIVULGUE