Quarta-Feira, 20 de Maio Paraguaçu Paulista 21ºC - 15ºC veja mais

Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025

23/01/2025 - Previsão do Butantan é fornecer um milhão de doses neste ano.


Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025

O centro bioindustrial do Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou hoje (22) que iniciou a produção dos imunizantes contra a dengue. Apesar da iniciativa, a população brasileira não será vacinada em massa contra a dengue neste ano.

O problema é a fabricação da vacina Butantan-DV ganhar escala de produção para chegar a uma centena de milhões. “O Butantan está produzindo, mas não há previsão de uma vacinação em massa neste ano de 2025, isso é muito importante colocar, independente da Anvisa, porque é preciso ter escala nessa produção”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A previsão do Butantan, divulgada em dezembro, é de fornecer um milhão de doses neste ano; e totalizar a entrega de 100 milhões de doses em 2027.

A entrega das doses só poderá ocorrer após a liberação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que analisa no momento os documentos apresentados sobre os imunizantes. Posteriormente, a vacina deverá ser submetida à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para incorporação no programa de imunização.

A Butantan-DV será uma vacina em dose única. Segundo a ministra, os estudos clínicos apontam “uma excelente eficácia”, mas enquanto não está disponível na escala desejada é necessário reiterar e manter os cuidados orientados pelo Ministério da Saúde contra o mosquito Aedes aegypti.

Nesta quarta-feira (22) à tarde, em Brasília, a ministra Nísia Trindade se reuniu com representantes de conselhos, da sociedade civil, instituições de saúde, associações e especialistas para discutir e alinhar estratégias de controle da dengue e outras arboviroses.

Na próxima semana, antes da volta das aulas nas escolas públicas, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação vão retomar iniciativas do programa Saúde na Escola, presente em 96% dos municípios brasileiros, para ter as escolas como espaços livre da dengue.

Entre as medidas, além da informação e mobilização das comunidades dentro e ao redor dos colégios, está prevista a borrifação nos prédios escolares de um inseticida com ação prolongada contra o Aedes aegypti.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Projeto troca lâmpadas e sorteia geladeiras em Paraguaçu Paulista

Nossa Energia promove troca de equipamentos e sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda

FAC SP está com matrículas abertas para o 2º semestre em Paraguaçu Paulista

São diversos cursos de graduação EAD e a primeira mensalidade por apenas R$90,00.

Ex-namorada suspeita de ajudar foragido por desaparecimento de primas no Paraná é presa em Paraguaçu

Segundo a polícia, investigação apontou que homem teve apoio financeiro e logístico da ex.

Enem terá inscrição automática para alunos do 3º ano da rede pública

Mais 10 mil escolas terão aplicação das provas

Veja datas e horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo

Estreia será no dia 13 de junho contra o Marrocos

Motorista dorme ao volante e carreta com bovinos tomba em rodovia em Martinópolis

O acidente aconteceu por volta das 5h47, no km 416+014. O motorista sofreu ferimentos leves.

INSS envia alerta no WhatsApp para prova de vida

Notificação vale só para quem não foi localizado no sistema.

Violência sexual atinge 64 meninas por dia no país

Meninas negras até 17 anos seguem como as principais vítimas

ANUNCIE DIVULGUE