Segunda-Feira, 28 de Julho Paraguaçu Paulista 24ºC - 15ºC veja mais

Brasil registra em 2024 aumento de 79% de áreas queimadas

22/01/2025 - Superfície atingida é maior que o território da Itália, diz MapBiomas


Brasil registra em 2024 aumento de 79% de áreas queimadas

O Brasil registrou aumento de 79% nas áreas queimadas de seu território, entre janeiro e dezembro de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com dados do Monitor do Fogo do MapBiomas, divulgados nesta quarta-feira (22), 30,8 milhões de hectares foram afetados pelo fogo nesse período.

A extensão da área queimada é superior à do território da Itália e a maior registrada desde 2019. O aumento representa crescimento de 13,6 milhões de hectares do que o fogo alcançou em 2023. A maior parte do território brasileiro consumido pelo fogo, 73%, foi de vegetação nativa, principalmente formações florestais.

Segundo os pesquisadores, o aumento das áreas queimadas está relacionado a um longo período seco enfrentado pelo país em decorrência do fenômeno El Niño – aquecimento anormal das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico –, que ocorreu entre 2023 e 2024. “’Os impactos dessa devastação expõem a urgência de ações coordenadas e engajamento em todos os níveis para conter uma crise ambiental exacerbada por condições climáticas extremas, mas desencadeada pela ação humana como foi a do ano passado”, explicou a coordenadora do MapBiomas Fogo, Ane Alencar.

O estado mais atingido pelo fogo no ano passado foi o Pará, seguido de Mato Grosso e do Tocantins, com 7,3 milhões, 6,8 milhões e 2,7 milhões de hectares de área queimada, respectivamente. Somente em dezembro, o país teve área equivalente a território um pouco menor que o Líbano consumida pelo fogo. O período concentrou 3,6% de toda a área queimada no país, com 1,1 milhão de hectares.

Biomas

Somente na Amazônia, queimaram-se 17,9 milhões de hectares, o que corresponde a mais da metade, 58%, da área afetada no país. No bioma, cerca de 6,8 milhões de hectares atingidos eram de formação florestal, superando a queima de pastagens, que ficou em torno de 5,8 milhões de hectares. “A mudança no padrão de queimadas é alarmante, pois as áreas de floresta atingidas pelo fogo tornam-se mais suscetíveis a novos incêndios. Vale destacar que o fogo na Amazônia não é um fenômeno natural, nem faz parte de sua dinâmica ecológica, sendo um elemento introduzido por ações humanas”, destaca o pesquisador do MapBiomas Fogo Felipe Martenexen,

Em dezembro, o bioma Amazônia respondeu por 88% do que se queimou no país, sendo 37,5% de área florestal. Foram 964 mil hectares de Amazônia, das quais 361 mil hectares eram de floresta.

No Cerrado, queimaram-se 9,7 milhões de hectares, dos quais 85% de vegetação nativa, principalmente formações savânicas. Comparado a 2023, houve aumento de 91% da área queimada, sendo a maior atingida desde 2019. “Historicamente, o Cerrado é um bioma que evoluiu com a presença do fogo, mas o fogo de forma natural, que ocorreria, por exemplo, ocasionado por raios, durante a transição entre a estação seca e a chuvosa. O que se observa é que tem aumentado muito a área queimada, principalmente na época da seca, impulsionada principalmente, por atividades humanas e pelas mudanças climáticas”, afirma Vera Arruda, pesquisadora do Mapbiomas.

No ano passado, o Pantanal teve 1,9 milhão de hectares atingidos pelo fogo; a Mata Atlântica, 1 milhão hectares; o Pampa, 3,4 mil hectares; e a Caatinga, 330 mil hectares.

De acordo com o pesquisador do Mapbiomas Eduardo Vélez, desde o início da série histórica, em 2019, esta foi a menor área queimada no Pampa. “Esse padrão está associado aos fortes efeitos do fenômeno El Niño, que, no sul do Brasil, se manifesta de modo inverso Houve grandes acumulados de chuva no primeiro semestre de 2024, quando notavelmente ocorreram as enchentes de maio de 2024”, lembrou Vélez.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Candidatos ao Concurso Público de Guarda Municipal em Paraguaçu terão que fazer outra prova

Empresa responsável pelo certame fez acordo com o Ministério Público para realização de nova prova

Rodrigo Andrade é nomeado secretário municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública

Cargo era ocupado por Valdinei da Fonseca, exonerado em junho.

Cresol participa da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito na Suécia

O evento reúne líderes globais do cooperativismo de crédito, com representantes de mais de 50 países

Drogaria Hiper Popular: qualidade, bom atendimento e preço baixo em Paraguaçu Paulista

A Hiper Popular fica na Avenida Brasil, n° 422, no centro de Paraguaçu Paulista.

Grupo é detido por transportar aparelhos eletrônicos avaliados em R$ 80 mil sem documentação fiscal

Ocorrência foi apresentada na sede da Receita Federal de Presidente Prudente (SP).

Via Certa: Conheça mais sobre os cursos de marketing publicitário e editor de vídeo

Localizada na Rua Manílio Gobbi, nº 393, no centro de Paraguaçu Paulista.

Acidente entre caminhonete e caminhão mata três pessoas na SP-280 em Pardinho

Vítimas foram resgatadas em estado grave e levadas para o hospital de Botucatu, mas não resistiram.

Tutor é preso por maus-tratos e oito cães são resgatados em Pirajuí

O local estava sujo, sem água e comida, tutor recebeu multa de R$ 24 mil reais.

ANUNCIE DIVULGUE