Quinta-Feira, 06 de Novembro Paraguaçu Paulista 27ºC - 21ºC veja mais

Haddad desmente fake news sobre taxa para veículos com mais de 20 anos

15/01/2025 - Para ministro, nova política da Meta dificulta combate à desinformação.


Haddad desmente fake news sobre taxa para veículos com mais de 20 anos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desmentiu nesta terça-feira (14) mais uma fake news associada à pasta. O ministro negou que o governo pretenda criar uma taxa ambiental para veículos com mais de 20 anos.

O texto falso circulou nesta terça-feira (14) por meio de uma montagem de uma matéria de um portal de notícias. A notícia mentirosa afirma que a suposta taxa, que compensaria a poluição emitida por veículos antigos, equivaleria a 1% da Tabela Fipe e que o dinheiro arrecadado seria enviado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

De acordo com Haddad, tudo não passa de uma grande fake news. “Hoje surgiu uma nova fake news que está circulando com muita força nas redes sobre uma coisa que eu nem sei explicar o que é, mas seria uma taxa ambiental sobre veículos de mais de 20 anos de uso. Eu não sei se vocês viram isso, eles simulam uma reportagem do G1”, declarou o ministro, ao sair para a posse do secretário de Comunicação, Sidônio Palmeira.

Atualmente, alguns municípios cobram a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) sobre veículos para promover a sustentabilidade e investir o dinheiro em ações ecológicas. Balneários como Bombinhas (SC) e Ubatuba (SP) cobram uma tarifa de veículos turísticos que visitam os locais.

Meta

Haddad também comentou a recente decisão da Meta, dona do Facebook, do WhatsApp e do Instagram, de eliminar o serviço de checagem de informações nos Estados Unidos. Segundo o ministro, a decisão dificultará o combate às fake news em todo o planeta.

“Parece que depois desse alinhamento das big techs com a extrema direita, nós vamos ter, efetivamente, dias difíceis pela frente. E isso consome energia do governo, consome energia do Estado, dos funcionários públicos para combater um tipo de barbaridade que, com esse alinhamento com o facismo, deve acontecer mais”, afirmou.

O ministro disse que os ataques à imprensa tradicional agravam a disseminação de fake news, com pessoas preferindo acreditar em qualquer outra fonte de informação. “Infelizmente, às vezes as pessoas preferem confiar na fake news do que na própria imprensa. Existem muitas pessoas hoje que falam: ‘não, eu não leio jornal porque eu recebo tudo no zap do tio’. E o zap do tio virou fonte de informação. Mas o fato é que é muito sério e muito desagradável passar por isso uma segunda vez em uma semana”, declarou.

Remoção de vídeo

No fim da semana passada, circulou um vídeo gerado por inteligência artificial com uma falsa entrevista de Haddad na portaria do Ministério da Fazenda em que o ministro defendia a criação de uma “taxa para cachorrinhos”. A Meta removeu o vídeo falso após ser notificada pela Advocacia-Geral da União (AGU).

“Algumas pessoas não estão levando a sério o que isso pode significar para a democracia ao se colocar na boca de uma pessoa uma frase que ela não proferiu com requinte tecnológico que faz com que muita gente acreditasse naquilo”, acrescentou o ministro.

Desde o início do ano, a Receita Federal enfrenta uma onda de fake news relacionadas à falsa taxação do Pix. Nos últimos dias, o Fisco emitiu vários esclarecimentos de que a modernização do monitoramento sobre transações financeiras não significa cobrança de imposto nem afetará os trabalhadores autônomos e o uso de cartões de crédito compartilhados.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Vereador quer saber se Paraguaçu terá enfeites natalinos em 2025

Juninho do Peg Pag Lima fez requerimento cobrando explicações do prefeito.

Vem aí a 35ª Corrida Pedestre Noturna José de Oliveira Melo em Paraguaçu Paulista

Com trajeto de 6 km, a corrida será realizada no dia 22 de novembro, com largada na Fonte Luminosa

Polícia Civil de Assis recupera aparelho celular furtado durante evento no recinto da FICAR

Aparelho foi encontrado em loja de assistência técnica da cidade.

BAEP Canil e Força Tática realizam apreensão de drogas em Assis

A cadela policial K-9 Rayka foi fundamental ao indicar o local exato do entorpecente.

Câmeras flagram furto em loja de Paraguaçu e polícia recupera bicicletas avaliadas em R$ 10 mil

Dupla suspeita foi localizada após a análise das imagens; jovem de 17 anos foi liberado

Corpo esquartejado e em estado de decomposição é encontrado em Quintana

Segundo informações preliminares, cadáver seria de uma mulher.

União entre pessoas do mesmo sexo cresce mais de 8 vezes em 12 anos

Número aumentou de 58 mil para 480 mil, mostra Censo

Com previsão de mais chuvas, Energisa mantém equipes de prontidão e reforça orientações à comunidade

São esperadas mais chuvas intensas para os próximos dias.

ANUNCIE DIVULGUE