Terça-Feira, 04 de Novembro Paraguaçu Paulista 30ºC - 21ºC veja mais

Escritor paraguaçuense lança livro que conta história de cãozinho super-herói de Marília

15/01/2025 - ‘Quatro patas, a história de Pituco’ venceu edital de incentivo da PNAB


Escritor paraguaçuense lança livro que conta história de cãozinho super-herói de Marília

O livro ‘Quatro patas, a história de Pituco’, que venceu o edital de incentivo cultural da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), está em fase avançada de redação. O trabalho literário conta a verdadeira história de Pituco, o cãozinho vira-latas que se tornou super-herói das histórias em quadrinhos ‘Radius’, de Tiago de Moraes das Chagas. Tiago está escrevendo o livro com o jornalista e escritor Ramon Barbosa Franco, que é de Paraguaçu Paulista e é autor de ‘Canavial, os vivos e os mortos’, ‘A próxima Colombina’ e ‘Contos do Japim’.

Não é o primeiro prêmio cultural que Pituco recebeu. Recentemente, em votação nacional, ‘Radius’ conquistou o troféu Super-Herói Brasileiro, organizado para celebrar o Dia Nacional do Super-Herói Brasileiro. E anteriormente, a HQ ‘Radius’ recebeu premiações da indústria gráfica.

“Está sendo uma experiência transformadora reviver o que o Pituco foi para minha vida e para a vida das pessoas que o conheceram. Confesso que há momentos de muita tristeza, por conta da saudade que ele deixou. Mas também existem instantes de profunda alegria e de gratidão, por ter convivido com sua alegria e lealdade”, contextualizou Tiago de Moraes. A obra será uma homenagem especial, contando a trajetória do cachorro que inspirou tantas conquistas, além de um incrível personagem na franquia Radius.

O projeto editorial tem curadoria da produtora Nosso Quintal, de Brunno Alexandre. “Trabalhar com a mensagem que Pituco deixou, principalmente porque além de ser um cãozinho especial, ele se transformou em super-herói brasileiro, permitirá muitas pessoas reviverem seus pets de estimação, e valorizá-los mais ainda”, afirmou.

A composição do livro vem requisitando um pouco do trabalho jornalístico e da pesquisa de campo. Este trabalho vem sendo realizado conjuntamente por Tiago de Moraes e por Ramon Barbosa Franco. “Não é a primeira vez que escrevo sobre Pituco. Anteriormente, em ‘Radius’, desenvolvi todo o arquétipo do super-herói Pituco a partir da personalidade que encontrei no cachorrinho Pituco. Confesso que me sinto um pouco José Mauro de Vasconcelos dando vida ao pé-de-laranja-lima ou aos inesquecíveis personagens do inesquecível ‘Coração de Vidro’”, salientou o escritor e jornalista.

No final da tarde desta terça-feira, dia 14 de janeiro de 2025, a produção divulgou a capa e detalhes do projeto editorial. Conforme os autores destacaram, a divulgação das imagens coincidiu com a conclusão da primeira fase de produção literária e editorial de ‘Quatro Patas, a história de Pituco’. “Acredito que o livro vai emocionar crianças e gente grande”, concluiu Tiago de Moraes.



MAIS NOTÍCIAS

Câmara aprova projeto de lei que assegura meia-entrada em eventos para servidores públicos

Projeto é de autoria do vereador Ricardo Rio.

Segunda superlua do ano poderá ser vista no Brasil por 3 dias

Fenômeno deverá ser visto também no exterior

Paraguaçu Paulista é habilitada pelo Ministério da Cultura para receber recursos da Lei Aldir Blanc

Repasses estão previstos a partir de 24 de novembro e beneficiarão ampla gama de segmentos culturais

Campanha Paraguaçu Contra a Dengue chega ao bairro Rancho Alegre

Na quarta-feira (05), a ação seguirá para Sapezal, caso não haja chuva.

Brasil tem 358 mil pessoas em situação de rua, com 60% no Sudeste

Cidade de São Paulo se aproxima dos 100 mil

Inscrições para o Vestibulinho 2026 da ETEC são prorrogadas

As inscrições, que terminariam nesta segunda, agora podem ser realizadas até o dia 7 de novembro.

Trio é multado em mais de R$ 6 mil por pesca ilegal durante a Piracema em Marília

Mais de 7kg de peixes foram devolvidos para a represa Cascata.

Dupla é presa suspeita de matar homem a facadas em Quintana

Segundo a Polícia Militar a motivação do crime seria uma suposta briga entre o agressor e a vítima.

ANUNCIE DIVULGUE