Sexta-Feira, 12 de Dezembro Paraguaçu Paulista 29ºC - 21ºC veja mais

Escritor paraguaçuense lança livro que conta história de cãozinho super-herói de Marília

15/01/2025 - ‘Quatro patas, a história de Pituco’ venceu edital de incentivo da PNAB


Escritor paraguaçuense lança livro que conta história de cãozinho super-herói de Marília

O livro ‘Quatro patas, a história de Pituco’, que venceu o edital de incentivo cultural da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), está em fase avançada de redação. O trabalho literário conta a verdadeira história de Pituco, o cãozinho vira-latas que se tornou super-herói das histórias em quadrinhos ‘Radius’, de Tiago de Moraes das Chagas. Tiago está escrevendo o livro com o jornalista e escritor Ramon Barbosa Franco, que é de Paraguaçu Paulista e é autor de ‘Canavial, os vivos e os mortos’, ‘A próxima Colombina’ e ‘Contos do Japim’.

Não é o primeiro prêmio cultural que Pituco recebeu. Recentemente, em votação nacional, ‘Radius’ conquistou o troféu Super-Herói Brasileiro, organizado para celebrar o Dia Nacional do Super-Herói Brasileiro. E anteriormente, a HQ ‘Radius’ recebeu premiações da indústria gráfica.

“Está sendo uma experiência transformadora reviver o que o Pituco foi para minha vida e para a vida das pessoas que o conheceram. Confesso que há momentos de muita tristeza, por conta da saudade que ele deixou. Mas também existem instantes de profunda alegria e de gratidão, por ter convivido com sua alegria e lealdade”, contextualizou Tiago de Moraes. A obra será uma homenagem especial, contando a trajetória do cachorro que inspirou tantas conquistas, além de um incrível personagem na franquia Radius.

O projeto editorial tem curadoria da produtora Nosso Quintal, de Brunno Alexandre. “Trabalhar com a mensagem que Pituco deixou, principalmente porque além de ser um cãozinho especial, ele se transformou em super-herói brasileiro, permitirá muitas pessoas reviverem seus pets de estimação, e valorizá-los mais ainda”, afirmou.

A composição do livro vem requisitando um pouco do trabalho jornalístico e da pesquisa de campo. Este trabalho vem sendo realizado conjuntamente por Tiago de Moraes e por Ramon Barbosa Franco. “Não é a primeira vez que escrevo sobre Pituco. Anteriormente, em ‘Radius’, desenvolvi todo o arquétipo do super-herói Pituco a partir da personalidade que encontrei no cachorrinho Pituco. Confesso que me sinto um pouco José Mauro de Vasconcelos dando vida ao pé-de-laranja-lima ou aos inesquecíveis personagens do inesquecível ‘Coração de Vidro’”, salientou o escritor e jornalista.

No final da tarde desta terça-feira, dia 14 de janeiro de 2025, a produção divulgou a capa e detalhes do projeto editorial. Conforme os autores destacaram, a divulgação das imagens coincidiu com a conclusão da primeira fase de produção literária e editorial de ‘Quatro Patas, a história de Pituco’. “Acredito que o livro vai emocionar crianças e gente grande”, concluiu Tiago de Moraes.



MAIS NOTÍCIAS

AFC sedia graduação de mais de 150 atletas de Jiu Jitsu em Paraguaçu Paulista

Cerimônia aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 11.

Energisa já registrou mais de 6 mil descargas atmosféricas na região com chuvas desta quinta e sexta

Empresa afirmou que trabalha para restabelecer energia em cidades afetadas por tempestade.

Prefeitura de Paraguaçu prevê injeção de R$22 milhões na economia local com 13º dos servidores

Somado aos salários de dezembro e janeiro, expectativa é que montante impulsione comércio e serviços

Banda Olho, que marcou gerações nos anos 80 e 90 em Paraguaçu, realiza reencontro e show especial

Evento será em prol da APAE no dia 28 de dezembro, no Boteco e Brasa. Garanta já o seu lugar!

Concerto de Natal com Duo Juriti celebra música, cultura e espírito natalino em Paraguaçu Paulista

Evento será na próxima terça-feira (16), às 20h, no Coreto da Praça da Matriz.

Setor cultural emprega 5,9 milhões de pessoas no Brasil

Maior valor da série iniciada em 2014, diz IBGE

Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado

O bloqueio pode ser feito de outro aparelho, tablet ou computador.

Meteorologia faz alerta de grande perigo de tempestade em três estados

Chuvas e descargas elétricas podem ocorrer em curtos períodos.

ANUNCIE DIVULGUE