Sábado, 14 de Fevereiro Paraguaçu Paulista 33ºC - 21ºC veja mais

Escritor paraguaçuense lança livro que conta história de cãozinho super-herói de Marília

15/01/2025 - ‘Quatro patas, a história de Pituco’ venceu edital de incentivo da PNAB


Escritor paraguaçuense lança livro que conta história de cãozinho super-herói de Marília

O livro ‘Quatro patas, a história de Pituco’, que venceu o edital de incentivo cultural da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), está em fase avançada de redação. O trabalho literário conta a verdadeira história de Pituco, o cãozinho vira-latas que se tornou super-herói das histórias em quadrinhos ‘Radius’, de Tiago de Moraes das Chagas. Tiago está escrevendo o livro com o jornalista e escritor Ramon Barbosa Franco, que é de Paraguaçu Paulista e é autor de ‘Canavial, os vivos e os mortos’, ‘A próxima Colombina’ e ‘Contos do Japim’.

Não é o primeiro prêmio cultural que Pituco recebeu. Recentemente, em votação nacional, ‘Radius’ conquistou o troféu Super-Herói Brasileiro, organizado para celebrar o Dia Nacional do Super-Herói Brasileiro. E anteriormente, a HQ ‘Radius’ recebeu premiações da indústria gráfica.

“Está sendo uma experiência transformadora reviver o que o Pituco foi para minha vida e para a vida das pessoas que o conheceram. Confesso que há momentos de muita tristeza, por conta da saudade que ele deixou. Mas também existem instantes de profunda alegria e de gratidão, por ter convivido com sua alegria e lealdade”, contextualizou Tiago de Moraes. A obra será uma homenagem especial, contando a trajetória do cachorro que inspirou tantas conquistas, além de um incrível personagem na franquia Radius.

O projeto editorial tem curadoria da produtora Nosso Quintal, de Brunno Alexandre. “Trabalhar com a mensagem que Pituco deixou, principalmente porque além de ser um cãozinho especial, ele se transformou em super-herói brasileiro, permitirá muitas pessoas reviverem seus pets de estimação, e valorizá-los mais ainda”, afirmou.

A composição do livro vem requisitando um pouco do trabalho jornalístico e da pesquisa de campo. Este trabalho vem sendo realizado conjuntamente por Tiago de Moraes e por Ramon Barbosa Franco. “Não é a primeira vez que escrevo sobre Pituco. Anteriormente, em ‘Radius’, desenvolvi todo o arquétipo do super-herói Pituco a partir da personalidade que encontrei no cachorrinho Pituco. Confesso que me sinto um pouco José Mauro de Vasconcelos dando vida ao pé-de-laranja-lima ou aos inesquecíveis personagens do inesquecível ‘Coração de Vidro’”, salientou o escritor e jornalista.

No final da tarde desta terça-feira, dia 14 de janeiro de 2025, a produção divulgou a capa e detalhes do projeto editorial. Conforme os autores destacaram, a divulgação das imagens coincidiu com a conclusão da primeira fase de produção literária e editorial de ‘Quatro Patas, a história de Pituco’. “Acredito que o livro vai emocionar crianças e gente grande”, concluiu Tiago de Moraes.



MAIS NOTÍCIAS

Adolescente de 17 anos morre após briga generalizada em Palmital

Crime ocorreu na madrugada deste sábado, 14, autor das facadas fugiu

Equipes da Força Tática de Assis apreendem cerca de 16kg de droga em operação

A ação é uma das medidas estratégicas para as festividades canavalescas

Bolivianos são presos por tráfico de drogas em Santa Cruz do Rio Pardo

Exames apontaram 164 cápsulas de drogas no estômago dos dois homens.

Bolivianos são presos por tráfico de drogas em Santa Cruz do Rio Pardo

Exames apontaram 164 cápsulas de drogas no estômago dos dois homens.

Prefeitura Municipal deu inicio as obras da ciclovia na avenida Hissagy Marubayashi

Serão aproximadamente 1.400 metros de pista, com três metros de largura em cada lado da via.

Prefeitura informa que não haverá coleta de lixo na terça-feira dia 17

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente solicita a colaboração da população.

Saiba como emitir alerta do aplicativo Celular Seguro em caso de roubo

Governo orienta cidadãos a cadastrar-se no carnaval

Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI

Quase 85% das famílias que recebem o benefício são chefiadas por elas

ANUNCIE DIVULGUE