Quinta-Feira, 12 de Fevereiro Paraguaçu Paulista 28ºC - 21ºC veja mais

Escritor paraguaçuense lança livro que conta história de cãozinho super-herói de Marília

15/01/2025 - ‘Quatro patas, a história de Pituco’ venceu edital de incentivo da PNAB


Escritor paraguaçuense lança livro que conta história de cãozinho super-herói de Marília

O livro ‘Quatro patas, a história de Pituco’, que venceu o edital de incentivo cultural da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), está em fase avançada de redação. O trabalho literário conta a verdadeira história de Pituco, o cãozinho vira-latas que se tornou super-herói das histórias em quadrinhos ‘Radius’, de Tiago de Moraes das Chagas. Tiago está escrevendo o livro com o jornalista e escritor Ramon Barbosa Franco, que é de Paraguaçu Paulista e é autor de ‘Canavial, os vivos e os mortos’, ‘A próxima Colombina’ e ‘Contos do Japim’.

Não é o primeiro prêmio cultural que Pituco recebeu. Recentemente, em votação nacional, ‘Radius’ conquistou o troféu Super-Herói Brasileiro, organizado para celebrar o Dia Nacional do Super-Herói Brasileiro. E anteriormente, a HQ ‘Radius’ recebeu premiações da indústria gráfica.

“Está sendo uma experiência transformadora reviver o que o Pituco foi para minha vida e para a vida das pessoas que o conheceram. Confesso que há momentos de muita tristeza, por conta da saudade que ele deixou. Mas também existem instantes de profunda alegria e de gratidão, por ter convivido com sua alegria e lealdade”, contextualizou Tiago de Moraes. A obra será uma homenagem especial, contando a trajetória do cachorro que inspirou tantas conquistas, além de um incrível personagem na franquia Radius.

O projeto editorial tem curadoria da produtora Nosso Quintal, de Brunno Alexandre. “Trabalhar com a mensagem que Pituco deixou, principalmente porque além de ser um cãozinho especial, ele se transformou em super-herói brasileiro, permitirá muitas pessoas reviverem seus pets de estimação, e valorizá-los mais ainda”, afirmou.

A composição do livro vem requisitando um pouco do trabalho jornalístico e da pesquisa de campo. Este trabalho vem sendo realizado conjuntamente por Tiago de Moraes e por Ramon Barbosa Franco. “Não é a primeira vez que escrevo sobre Pituco. Anteriormente, em ‘Radius’, desenvolvi todo o arquétipo do super-herói Pituco a partir da personalidade que encontrei no cachorrinho Pituco. Confesso que me sinto um pouco José Mauro de Vasconcelos dando vida ao pé-de-laranja-lima ou aos inesquecíveis personagens do inesquecível ‘Coração de Vidro’”, salientou o escritor e jornalista.

No final da tarde desta terça-feira, dia 14 de janeiro de 2025, a produção divulgou a capa e detalhes do projeto editorial. Conforme os autores destacaram, a divulgação das imagens coincidiu com a conclusão da primeira fase de produção literária e editorial de ‘Quatro Patas, a história de Pituco’. “Acredito que o livro vai emocionar crianças e gente grande”, concluiu Tiago de Moraes.



MAIS NOTÍCIAS

Festival de Verão A Calcevest: toda a linha Flor de Lis com 25% de desconto

A Calcevest fica na Rua XV de Novembro, nº 455, no centro de Paraguaçu Paulista.

Risco de rompimento de barragem suspende aulas em cinco escolas em Lins

Equipes especializadas irão analisar o risco real de rompimento.

Polícia Civil captura procurado por não pagamento de pensão alimentícia em Tupi Paulista

Ação integrou a Operação “M” - Carnaval Seguro, deflagrada em todo o Estado

Campanha 'Não é não!' conscientiza população sobre assédio no carnaval

Metade das mulheres já foi vítima de assédio nessa época do ano

Polícia Civil de Flórida Paulista localiza jovem de 20 anos procurada pela justiça

Mulher responde pelo crime de tráfico de drogas; ela foi encontrada em Três Lagoas/ MS.

Energisa reforça orientações de segurança para o feriado prolongado

Concessionária reforça as orientações preventivas para evitar acidentes.

Prefeitura afirma que obras da nova ciclovia na Av. Hissagy Marubayashi devem começar nesta semana

Obra contará com cerca de 1.400 metros de extensão e três metros de largura em ambos os lados da via

Policial rodoviário salva bebê engasgado com leite após mãe buscar ajuda em base em Jaú

Bebê passou por atendimento médico e passa bem.

ANUNCIE DIVULGUE