Quarta-Feira, 09 de Julho Paraguaçu Paulista 23ºC - 9ºC veja mais

Entenda a sua conta: Energisa Sul-Sudeste explica a composição da fatura de energia  

13/01/2025 - Além do consumo, também estão embutidos na fatura os impostos e os custos


Entenda a sua conta: Energisa Sul-Sudeste explica a composição da fatura de energia  

A conta de energia elétrica é uma das despesas mensais essenciais no orçamento de famílias e empresas. No entanto, muitos consumidores não sabem exatamente como ela é composta, o que pode gerar dúvidas sobre os valores cobrados. A fatura vai além do custo do consumo de eletricidade e inclui uma série de taxas, impostos e encargos que influenciam o valor final. Pensando nisso, a Energisa Sul-Sudeste preparou uma explicação detalhada de cada item que compõe a conta de luz. O objetivo é ajudar os consumidores a compreenderem como a fatura é formada, identificar o que está sendo cobrado e entender o impacto de cada custo. Essa transparência pode contribuir para um uso mais consciente e eficiente da energia elétrica, reduzindo desperdícios e gerando economia. 

“Acompanhar o consumo não é apenas olhar o valor final da conta. A conta de energia é a soma do seu consumo, mais impostos, encargos setoriais, custos do processo de produção da energia elétrica e, dependendo do período, acréscimo da bandeira tarifária vigente. Ou seja, a tarifa da energia traz uma série de cobranças que resultam no total a ser pago todo mês”, explica o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Helber Corsaletti.

Sua conta em fatias  

É importante saber que o valor da tarifa é definido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), responsável pelas regras e fiscalização do setor elétrico no Brasil. É ela que também determina os processos de reajuste ou revisão tarifária de cada concessionária.    

De forma simples, é possível separar o sistema de energia em três etapas básicas: geração da energia, transmissão e, por último, a distribuição da energia que chega ao consumidor final (residências, estabelecimentos comerciais e industriais). O total da tarifa considera a soma dos custos desse processo, mais o consumo do imóvel, os encargos setoriais, impostos diretos, acréscimos da bandeira tarifária vigente e outros serviços.   

“Quando a conta chega ao consumidor em uma fatura única, muitas vezes ele não percebe outros valores que compõem a tarifa. Esses valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da conta de energia, e repassados diretamente às empresas responsáveis por cada uma dessas fases do processo produtivo da energia”, esclarece Helber. 

Sendo assim, em uma conta cujo valor final é R$ 100, por exemplo, 29% vão para a empresa responsável pela geração de energia, que podem variar conforme o nível de reservatórios do país. Outros 14,1% ficam com as empresas transmissoras, que transportam a energia até as subestações, além de manutenções e investimento no sistema. A maior fatia, 37,7%, é destinada ao pagamento de encargos e impostos cobrados pelos governos federal, estadual e municipal, inclusive a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que é repassada integralmente às prefeituras.  

O que fica com a Energisa?  

Do total da conta de energia, 19,2% são repassados para a Energisa, responsável pela distribuição de energia. A empresa tem a obrigação de usar esse montante para distribuir a energia a todos os 850 mil clientes da sua área de concessão; pagar fornecedores e prestadores de serviços; renovar e fazer a manutenção da sua frota; manter e ampliar a rede e os sistemas elétricos, bem como investir na modernização e melhoria da qualidade dos serviços prestados. 

Por fim, quando a composição da conta de energia é compreendida, o cliente consegue identificar quais os hábitos precisam ser adotados por toda a família para evitar que a conta venha mais alta por causa do desperdício de energia elétrica.

Outros detalhes da sua fatura você pode conferir nesse link: https://www.energisa.com.br/paginas/informacoes/sua-conta/entenda-sua-conta.aspx

 

Fonte: Energisa



MAIS NOTÍCIAS

Após mandato cassado, Rodrigo Andrade mantém calma e promete voltar em 2028 para cenário político

Mesmo sem ocupar cadeira no legislativo, ele garante que seguirá trabalhando em prol da comunidade

Policiais salvam vida de recém-nascida que engasgou com leite em Assis

A bebê de 10 dias de vida não conseguia respirar e foi salva pela manobra de Heimlich

Polícia realiza grande apreensão de drogas durante Operação Impacto em Assis

O principal suspeito conseguiu fugir pelos fundos do imóvel ao perceber a presença policial.

Coleta de lixo não será realizada em Paraguaçu Paulista nesta quarta-feira, feriado de 9 de julho

Prefeitura pede para que os moradores evitem descartar resíduos nas vias públicas.

Polícia prende traficante com mais de 170 kg de maconha em rodovia de Santa Cruz do Rio Pardo

Foram encontrados 237 tabletes de maconha ocultos no porta-malas

Câmara aprova moção do vereador Junior Baptista que homenageia o psicólogo Íris Vieira da Silva

Profissional foi homenageado pela publicação do livro Diário de um Psicólogo Hospitalar”

Vereador Amauri Mecânico apresenta denúncia e Câmara abre CP contra a vereadora Vanes Generoso

Objetivo é apurar autenticidade, veracidade e integridade de atestado médico apresentado por ela.

Anvisa alerta sobre uso do formol como alisante de cabelos

Produtos podem causar irritações na pele e problemas respiratórios

ANUNCIE DIVULGUE