Domingo, 03 de Agosto Paraguaçu Paulista 28ºC - 13ºC veja mais

Estudo mostra que Bolsa Família reduziu mortes por tuberculose

04/01/2025 - Programa garante melhores condições de vida, o que ajuda na sobrevida.


Estudo mostra que Bolsa Família reduziu mortes por tuberculose

O programa federal de transferência de renda Bolsa Família foi determinante para a redução de mais da metade dos casos de mortes por tuberculose entre pessoas miseráveis e povos originários. A redução foi de mais de 50% em pessoas extremamente pobres e mais de 60% entre as populações indígenas. 

A constatação é de estudo feito por uma série de instituições de pesquisas brasileiras, incluindo a Universidade Federal da Bahia, a Fiocruz no mesmo estado e o Instituto de Saúde Global de Barcelona, e foi publicada na revista internacional Nature Medicine, nesta sexta-feira (3).

Na avaliação das pesquisadoras, o programa garante uma melhor condição de vida e alimentação dos beneficiários, o que pode ter sido determinante na sobrevivência daqueles com a doença.

“Sabemos que o programa melhora o acesso à alimentação, tanto em quantidade quanto em qualidade, o que reduz a insegurança alimentar e a desnutrição — um importante fator de risco para a tuberculose — e fortalece as defesas imunológicas das pessoas", explicou Gabriela Jesus, coautora do estudo, em reportagem publicada pela Agência Fiocruz. Ela também disse que o programa reduz as barreiras ao acesso à assistência médica e ao diagnóstico.

O Bolsa Família é reconhecido por reduzir as desigualdade econômicas e sociais ao transferir recursos às famílias mais pobres, desde que elas cumpram certas exigências, como manter os filhos na escola e levar as crianças ao médico. O estudo comprova, agora, que o programa também melhora as condições de saúde das famílias.

Para chegar a essa constatação, os pesquisadores cruzaram dados socioeconômicos, condições étnicas e compararam incidência, mortalidade e a taxa de letalidade entre as pessoas que receberam recursos do Bolsa Família ou não.

A expectativa agora é que as descobertas sejam utilizadas para influenciar também políticas públicas de combate à pobreza e transferência de renda em países com altas taxas da doença. 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Arraiá do CAPS I de Paraguaçu Paulista celebra cultura popular e fortalece vínculos comunitários

Evento foi realizado em parceria com o Ponto de Cultura Salão Cultural.

61 socos: caso no RN retrata escalada da violência contra mulheres

Câmeras de elevador flagraram agressão a Juliana Garcia em Natal.

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde em setembro

Medida visa ampliar atendimento e reduzir tempo de espera.

Nova regra de distribuição eleva prêmio principal da Mega-Sena

Percentual para acertadores de seis dezenas sobe de 35% para 40%.

Etec de Quatá SP abre três Processos Seletivos para Auxiliares de Docentes

Oportunidades são para as áreas de Informática, Química e Agrícola; veja como participar

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo após ser abordado em veículo em Paraguaçu Paulista

Ele foi abordado porque conduzia o veículo em alta velocidade e avançou o sinal vermelho.

Homem é preso com grande quantidade de drogas na Vila Pires, em Cândido Mota

Com ele, foi encontrada uma sacola contendo 49 papelotes de cocaína, 106 pedras de crack e dinheiro

Homem é detido em flagrante com fios furtados e simulacro de arma de fogo em Assis

Populares o apontaram como autor de furto de fios em uma residência.

ANUNCIE DIVULGUE