Quarta-Feira, 30 de Abril Paraguaçu Paulista 26ºC - 15ºC veja mais

Cinco dicas para cuidar da alimentação das crianças nas festas de final de ano

27/12/2024 - ​​​​​​​Nutricionista alerta para os excessos alimentares do período


Cinco dicas para cuidar da alimentação das crianças nas festas de final de ano

As festas de final do ano são muito esperadas pelas crianças, além de reunir toda família, os pequenos têm a oportunidade de provar comidas diferentes e conhecer os alimentos que marcam as tradicionais festividades. Por isso, manter uma alimentação saudável é um desafio para os pais e responsáveis.

Para a nutricionista Gizelle Machado Bogarin, do Marista Escola Social Ecológica, a alimentação inclui também as dimensões sociais e culturais, gerando, é claro, uma memória afetiva desses momentos. “Todos esses aspectos influenciam a saúde e o bem-estar por completo, entendendo o ato de comer como ato prazer, e criador de memórias. Precisamos em datas comemorativas manter a rotina alimentar padrão, aproveitar as férias escolares para estimular as crianças a desenvolverem uma relação saudável com os alimentos, optar por equilíbrio ao invés de restrição”, reforça.

Na hora de definir as compras para as férias escolares, o guia alimentar da população brasileira contribui para as escolhas alimentares que beneficiam toda a família. A recomendação é utilizar mais alimentos in natura, ou minimamente processados, consumir com cautela óleos, fermentados e farinhas, gorduras, açúcar e sal, e evitar ultraprocessados, refrigerantes e doces.

Equilíbrio é a palavra chave

Muitos acreditam ser difícil manter uma alimentação equilibrada durante as festas, já para Gizelle, essa pode ser uma ótima oportunidade para conversar e ensinar as crianças sobre a importância da alimentação. “Como as crianças estão de férias, permita que seu filho participe da compra, separação, higienização e ao servir a mesa. Desta forma poderá ensiná-lo sobre escolhas alimentares adequadas. Cada refeição é única, por isso é muito importante estar presente por completo, evitando uso de eletrônicos, aproveitar para confraternizar com amigos e familiares além de degustar com calma cada alimento para conseguir saciedade e não consumir mais do que o necessário”, segundo a especialista, além de desenvolver uma relação de prazer e equilíbrio com o alimento permitir explorar os sentidos e apreciar todos os sabores.

Confira algumas dicas da nutricionista Gizelle Machado Bogarin para os pais e responsáveis nas festas de final de ano:

Aproveite o verão

O clima do país contribui para atividades ao ar livre, caminhadas, corridas com as crianças, brincadeiras com bola e na água, são exercícios físicos que vão contribuir para o bem estar de toda a família.

Beba água

Consumir no mínimo 2 litros de água por dia é um dos fatores que auxiliam no metabolismo e na hidratação necessária no período.

Faça várias refeições ao longo do dia

Realizar diversas refeições ao longo do dia para não passar fome e não exagerar nas quantidades, evitar pular refeições e fazer lanchinhos saudáveis, com frutas e alimentos naturais é uma ótima saída no período.

Comer com calma e tranquilidade

O dia a dia repleto de atividades, torna a rotina da família bastante atribulada, aproveite o período de férias para sentar à mesa, comer com calma, conversar com as crianças e saborear o alimento.

Ofereça opções saudáveis

Na hora de escolher carnes magras, saladas, frutas e verduras são sempre uma ótima decisão e que combinam com o clima do verão.



MAIS NOTÍCIAS

Energisa explica como trabalho de máquinas agrícolas no campo pode impactar fornecimento de energia

Empresa tem reforçado as orientações e cuidados que precisam ser mantidos

Juros do cartão de crédito rotativo avançam e chegam a 445% ao ano

Taxas médias cobradas pelos bancos sobem para família e empresas

Vereadores reúnem-se na segunda-feira, 5 de maio, para a 7ª Sessão Ordinária

Na pauta estão 17 requerimentos, 14 indicações, uma moção e um projeto de lei.

Governo vê com simpatia redução de jornada de trabalho, diz ministro

“Debate é extremamente importante”, afirma Luiz Marinho

Carro para na pista e é atingido na traseira por outro veículo em rodovia de Palmital

Segundo a Polícia Rodoviária, vítimas tiveram apenas ferimentos leves.

Caminhoneiro morre após sofrer mal súbito, invadir pista contrária e bater em árvore em Marília

Motorista, que teve a morte constatada no local, cruzou a pista contrária no momento do acidente

Homem de 49 anos é preso na cidade de Assis por Violência Doméstica

Ele fez diversas ameaças contra a esposa.

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Números sorteados foram: 02 - 18 - 28 - 38 - 41 - 50

ANUNCIE DIVULGUE