Domingo, 03 de Agosto Paraguaçu Paulista 28ºC - 13ºC veja mais

Senado equipara diabetes tipo 1 a deficiência

19/12/2024 - Texto vai a sanção presidencial.


Senado equipara diabetes tipo 1 a deficiência

O Senado aprovou nesta quarta-feira (18) o Projeto de Lei 2.687/2022, que equipara o diabetes mellitus tipo 1 a uma deficiência para todos os efeitos legais. O texto já havia tramitado na Câmara dos Deputados e agora seguirá para sanção presidencial.

"Nossa expectativa é que essas pessoas tenham a atenção que o Estado lhes deve há muito tempo", afirmou o relator da matéria, senador Alessandro Vieira (MDB-SE). Em todo o país, segundo dados oficiais, cerca 600 mil pessoas possuem diabetes tipo 1.

Trata-se de uma doença crônica não transmissível que ocorre quando o sistema imunológico ataca as células do pâncreas que produzem insulina. Isso resulta em uma deficiência de insulina, que impede a glicose de entrar nas células e faz com que os níveis de glicemia no sangue aumentem.

Os defensores do projeto ressaltam que Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Alemanha já classificam o diabetes tipo 1 como deficiência. A Federação Internacional de Diabetes estima que o Brasil ocupe o 6º lugar no mundo entre os países com mais pessoas com diabetes no geral e o 3º lugar quando se trata de diabetes tipo 1. 

Na prática, o texto agora aprovado pelo Congresso Nacional prevê que valerá para o diabetes tipo 1 as mesmas regras já previstas para pessoas com deficiência, conforme estabelecido pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência.

De acordo com essa lei, a avaliação para constatar a deficiência é biopsicossocial e deve ser realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que dificulta sua participação na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Arraiá do CAPS I de Paraguaçu Paulista celebra cultura popular e fortalece vínculos comunitários

Evento foi realizado em parceria com o Ponto de Cultura Salão Cultural.

61 socos: caso no RN retrata escalada da violência contra mulheres

Câmeras de elevador flagraram agressão a Juliana Garcia em Natal.

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde em setembro

Medida visa ampliar atendimento e reduzir tempo de espera.

Nova regra de distribuição eleva prêmio principal da Mega-Sena

Percentual para acertadores de seis dezenas sobe de 35% para 40%.

Etec de Quatá SP abre três Processos Seletivos para Auxiliares de Docentes

Oportunidades são para as áreas de Informática, Química e Agrícola; veja como participar

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo após ser abordado em veículo em Paraguaçu Paulista

Ele foi abordado porque conduzia o veículo em alta velocidade e avançou o sinal vermelho.

Homem é preso com grande quantidade de drogas na Vila Pires, em Cândido Mota

Com ele, foi encontrada uma sacola contendo 49 papelotes de cocaína, 106 pedras de crack e dinheiro

Homem é detido em flagrante com fios furtados e simulacro de arma de fogo em Assis

Populares o apontaram como autor de furto de fios em uma residência.

ANUNCIE DIVULGUE