Segunda-Feira, 16 de Junho Paraguaçu Paulista 27ºC - 15ºC veja mais

Ministério das Mulheres lança guia sobre prevenção a feminicídios

09/12/2024 - Pasta busca mais diálogo com homens para erradicar violência de gênero.


Ministério das Mulheres lança guia sobre prevenção a feminicídios

O Ministério das Mulheres está divulgando uma cartilha do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, produzida em parceria com a ONU Mulheres, com o objetivo de prevenir todas as formas de violência de gênero, discriminação e misoginia contra meninas e mulheres, por meio da implementação de ações governamentais em diferentes setores.

Dividido em quatro partes, o guia mostra o cenário da violência contra as mulheres no Brasil, relatando o histórico das políticas de enfrentamento ao problema e traz explicações sobre estereótipos de gênero, empoderamento e características da violência baseada em gênero.

A cartilha também identifica e explica quais os tipos mais frequentes de violência contra mulheres, quais são as características primárias e secundárias das agressões baseadas em gênero e quais as diferenças entre os tipos de feminicídio.

O guia pode ser baixado no site do Ministério das Mulheres.

Laço Branco

Nesta sexta-feira (6), é celebrado o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Instituída no país pela Lei nº 11.489/2007, a data é conhecida como Campanha do Laço Braço e faz parte da jornada dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, e destaca que o engajamento dos homens é um passo fundamental rumo à erradicação da violência de gênero. 

O Ministério das Mulheres tem buscado mais diálogo com os homens por meio da mobilização nacional permanente pelo Feminicídio Zero, que busca conscientizar e engajar os diversos setores da sociedade brasileira no compromisso de por fim a todas as formas de violência contra as mulheres. Entre os principais parceiros da ação estão os clubes de futebol, visto que os registros de ameaça contra mulheres aumentaram 23,7% nos dias em que um dos times da cidade joga, segundo pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 

Em novembro deste ano, o Ministério das Mulheres e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assinaram a Carta-Compromisso pelo Feminicídio Zero formalizando a adesão da entidade à mobilização nacional, e o Acordo de Cooperação Técnica para a implementação do Protocolo Não é Não em arenas esportivas.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Comerciantes de Marília têm um mês para se adequar à lei que proíbe uso de sacolas plásticas

Após 13 anos de batalha judicial e polêmicas, lei entra em vigor no dia 15 de julho

Univesp divulga resultado do Vestibular 2025 e primeira chamada em 24 de junho

Foram ofertadas 39 vagas em Paraguaçu Paulista e mais de 22 mil vagas, em 432 polos em todo o Estado

Motorista morre após carro capotar na Rodovia Prefeito Homero Severo Lins, em Rancharia

Ocorrência foi registrada na madrugada deste domingo,15

Caixa libera abono salarial para nascidos em julho e agosto

Calendário de pagamento segue mês de nascimento

Mais de 400 mil veículos devem transitar durante o feriado prolongado nas rodovias da região

Corpus Christi terá operação especial da Concessionária Entrevias.

Motorista morre após invadir contramão e bater carro em ônibus no interior de SP

Acidente envolvendo 3 veículos foi registrado na noite deste sábado, 14, em São Manoel

Ruas do centro de Paraguaçu serão interditadas para a confecção dos tapetes de Corpus Christi

Celebração é marcada por manifestações de fé e arte, com tapetes coloridos ao redor da Igreja Matriz

Acidente entre moto e carro deixa um morto em Palmital

Motociclista morreu no local e o motorista foi socorrido em estado grave

ANUNCIE DIVULGUE