Quarta-Feira, 30 de Abril Paraguaçu Paulista 26ºC - 15ºC veja mais

Alunos do Projeto Solar Musical apresentam performances em evento de confraternização

06/12/2024 - Para festejar as Festas de Final de Ano alunos do Projeto realizaram apresentações que emocionaram.


Alunos do Projeto Solar Musical apresentam performances em evento de confraternização

Com patrocínio da Cocal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, e com produção executiva da R. Margarida Produção e coordenação pedagógica do maestro Eduardo Pereira, os alunos do Projeto Solar Musical - Artes Integradas-, participaram de eventos, a fim de celebrarem o final de mais um ano letivo.

As apresentações aconteceram nas cidades de Narandiba, Iepê, Paraguaçu Paulista e no distrito de Roseta com a presença dos pais e convidados. Os alunos das oficinas de Canto Coral, Dança, Violão, Teatro, Fanfarra apresentaram repertórios que emocionaram o público.

O aluno Sebastiao Andrade Almeida, deficiente visual devido a um glaucoma, levantou a plateia juntamente com as alunas de maior idade, revisitando o sucesso dos anos 70, interpretando Sidney Magal. A interpretação do aluno só reforça o propósito do Projeto que é a inclusão e a transformação.

“O Projeto Solar Musical que oferece oficinas culturais, gratuitamente, para as crianças, adolescentes e maior idade, neste caso do canto coral do CCI, em Paraguaçu Paulista, proporciona um trabalho com o objetivo de agregar, sociabilizar, transformar, capacitar e incluir pessoas”, explica a diretora executiva do Projeto, Raquel Margarida Silva. “A apresentação do nosso aluno Sebastião é a síntese do nosso propósito em criar oportunidades para todos”, afirma.

Em Narandiba, os alunos da oficina de teatro subiram ao palco interpretando a peça “A Floresta da Garoa” que trouxe a reflexão sobre a preservação do meio ambiente, tema atual e tão necessário para conscientizar adultos e a nova geração. Na interpretação narrativas sobre o desmatamento, desaparecimento de nascentes, assoreamento dos rios, caça e pesca clandestina, mostrando a floresta a beira do colapso e a missão das personagens foi encontrar uma forma de salvar a floresta. “A obra interpretada pelos nossos alunos evidencia na própria dramaturgia a necessidade de ações responsáveis do universo corporativo no trato com a proteção ambiental; salientando o protagonismo da Cocal, patrocinadora do Projeto Solar Musical nesse tema, visto que trabalha com geração de energia verde e possui o selo ESG” pontua o professor Hannael Mendes.

Ainda no palco do Centro Cultural de Narandiba, as alunas da oficina de dança trouxeram o Jazz Dance, que surgiu no início do século XX nos Estados Unidos, nas ruas e salões de Nova Orleans, como uma manifestação corporal que refletia a alegria e a liberdade do estilo. A dança tem raízes na cultura afro-americana e é marcada por movimentos rítmicos, swing e isolamento de partes do corpo. No Brasil, o Jazz Dance surgiu com a difusão do sapateado nas décadas de 1930 e 1940. Foi impulsionado nos anos 1960 e 1980 e foi considerada a mais popular forma de dança no país.

Alunos da cidade de Paraguaçu Paulista criaram uma forma de interpretar a música “We will rock you” com a dança usando movimentos corporais ritmados aos acordes da mais icônica banda de rock do planeta: Queen. Na dramaturgia, alunos das oficinas de teatro de Paraguaçu Paulista permearam entre a interpretação de enredos ora misteriosos, ora educativos.

O grupo musical Barbatuques foi a inspiração para os alunos mirins da oficina de canto coral da Casa da Criança e Adolescente que cantaram a célebre música “Você Chegou – Ayú”. E os pequenos da oficina de fanfarra demonstraram ritmo e concentração com batuques em seus instrumentos de percussão.

No violão, alunos de Paraguaçu Paulista encantaram com a afinação das notas musicais cantando e tocando músicas natalinas. E, os alunos de Narandiba com o clássico “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga levantaram muitos aplausos.

As performances dos alunos do Projeto Solar Musical reverberaram pelas cidades contempladas pelo projeto, o objetivo de levar arte e música às crianças e adolescentes, que muitas vezes não conseguem ter acesso à aprendizagem e ao conhecimento cultural.

Coral Iepê – Foto divulgação

 

Projeto Solar musical:

@projetosolarmusical | facebook.com/projetosolarmusical

 

Fonte: Solar Musical/ Divulgação/ Fotos – Leirely Xavier



MAIS NOTÍCIAS

Energisa explica como trabalho de máquinas agrícolas no campo pode impactar fornecimento de energia

Empresa tem reforçado as orientações e cuidados que precisam ser mantidos

Juros do cartão de crédito rotativo avançam e chegam a 445% ao ano

Taxas médias cobradas pelos bancos sobem para família e empresas

Vereadores reúnem-se na segunda-feira, 5 de maio, para a 7ª Sessão Ordinária

Na pauta estão 17 requerimentos, 14 indicações, uma moção e um projeto de lei.

Governo vê com simpatia redução de jornada de trabalho, diz ministro

“Debate é extremamente importante”, afirma Luiz Marinho

Carro para na pista e é atingido na traseira por outro veículo em rodovia de Palmital

Segundo a Polícia Rodoviária, vítimas tiveram apenas ferimentos leves.

Caminhoneiro morre após sofrer mal súbito, invadir pista contrária e bater em árvore em Marília

Motorista, que teve a morte constatada no local, cruzou a pista contrária no momento do acidente

Homem de 49 anos é preso na cidade de Assis por Violência Doméstica

Ele fez diversas ameaças contra a esposa.

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Números sorteados foram: 02 - 18 - 28 - 38 - 41 - 50

ANUNCIE DIVULGUE