Segunda-Feira, 11 de Maio Paraguaçu Paulista 20ºC - 5ºC veja mais

Pessoas com deficiência associada ao Zika terão pensão vitalícia

06/12/2024 - Projeto de lei aprovado na Câmara vai à sanção presidencial.


Pessoas com deficiência associada ao Zika terão pensão vitalícia

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4) projeto de lei que concede pensão especial mensal e vitalícia, equivalente ao teto do Regime Geral de Previdência Social, atualmente em R$ 7.786,02, para pessoas com deficiência permanente decorrente de microcefalia associada à infecção pelo vírus Zika. A proposta também concede indenização por dano moral, no valor de R$ 50 mil. 

O projeto de lei aprovado será enviado à sanção presidencial.

Guillain-Barré

Uma das emendas aprovadas, de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), retira da lista de beneficiados pessoas com deficiência permanente decorrente da Síndrome de Guillain-Barré associada à infecção pelo Zika.

Outra emenda aprovada prevê que a pensão seja paga também como abono a título de 13º salário, além de poder acumular com outros benefícios da Previdência no valor de um salário mínimo, com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e com a indenização prevista.

Uma terceira emenda impede a transmissão da pensão após a morte do beneficiário para pessoa legalmente responsável que comprove ter cuidado do paciente desde o nascimento até o óbito.

Laudo

Para receber a pensão, deverá ser apresentado laudo de junta médica pública ou privada responsável pelo acompanhamento da pessoa beneficiária.

O projeto ainda amplia em 60 dias o salário-maternidade e a licença-maternidade para casos de nascimento de criança com microcefalia decorrente do vírus Zika. A decisão vale, inclusive, para adoção ou guarda judicial.

Já a licença-paternidade prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de 5 dias, será estendida para 20 dias para os casos em questão.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Homem é preso após matar companheira a facadas na rua em Agudos

Segundo o registro da ocorrência, ele estava em estado de embriaguez.

Motorista morre após bater na traseira de ônibus em Guaiçara

Acidente ocorreu na madrugada de domingo ,10, na Via de Acesso Hermínio Paizan.

Motorista bêbado mata quatro jovens e é preso após fugir em rodovia em Pederneiras

Homem de 37 anos se apresentou à polícia horas depois do acidente; vítimas tinham entre 18 e 25

Ypê recorre e suspende efeitos de decisão da Anvisa

Agência mantém alerta e orienta consumidores a não usar produtos

Mamães do Bioquímico celebram o Dia das Mães com mensagem especial para as mamães paraguaçuenses

Elas entendem mais do que ninguém que nada é mais fundamental do que a saúde dos filhos.

Santa Casa de Paraguaçu Paulista inaugura oito novos leitos na ala SUS

Novos quartos contam com estrutura completa, com ar-condicionado, televisão e frigobar.

Eletro Clima: referência em ar condicionado automotivo, pronta pra te atender

Rua Antônio Machado, 717, Vila Athaíde, descendo o semáforo da Câmara Municipal

Bora acender a churrasqueira? Confira as ofertas do Dia das Mães no Açougue do Hermes

ANUNCIE DIVULGUE