Quarta-Feira, 29 de Julho Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

Pessoas com deficiência associada ao Zika terão pensão vitalícia

06/12/2024 - Projeto de lei aprovado na Câmara vai à sanção presidencial.


Pessoas com deficiência associada ao Zika terão pensão vitalícia

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4) projeto de lei que concede pensão especial mensal e vitalícia, equivalente ao teto do Regime Geral de Previdência Social, atualmente em R$ 7.786,02, para pessoas com deficiência permanente decorrente de microcefalia associada à infecção pelo vírus Zika. A proposta também concede indenização por dano moral, no valor de R$ 50 mil. 

O projeto de lei aprovado será enviado à sanção presidencial.

Guillain-Barré

Uma das emendas aprovadas, de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), retira da lista de beneficiados pessoas com deficiência permanente decorrente da Síndrome de Guillain-Barré associada à infecção pelo Zika.

Outra emenda aprovada prevê que a pensão seja paga também como abono a título de 13º salário, além de poder acumular com outros benefícios da Previdência no valor de um salário mínimo, com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e com a indenização prevista.

Uma terceira emenda impede a transmissão da pensão após a morte do beneficiário para pessoa legalmente responsável que comprove ter cuidado do paciente desde o nascimento até o óbito.

Laudo

Para receber a pensão, deverá ser apresentado laudo de junta médica pública ou privada responsável pelo acompanhamento da pessoa beneficiária.

O projeto ainda amplia em 60 dias o salário-maternidade e a licença-maternidade para casos de nascimento de criança com microcefalia decorrente do vírus Zika. A decisão vale, inclusive, para adoção ou guarda judicial.

Já a licença-paternidade prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de 5 dias, será estendida para 20 dias para os casos em questão.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Sebrae-SP lança Jornada do Crescimento Empresarial em Paraguaçu Paulista

Programa em parceria com Sicredi para oferecer pacote de consultorias especializadas

Lago é tomado por espuma branca em Jaú

Segundo a prefeitura, as primeiras análises indicam que a espuma não tem origem em material orgânico

3º Arraiá do Ponto de Cultura é remarcado para o próximo sábado, dia 1º

Evento estava previsto para acontecer no último sábado, mas foi adiado devido às chuvas.

Remédio injetável que previne HIV pode entrar no SUS até o fim o ano

Cabotegravir impede a replicação do vírus de forma prolongada

Saiba como vai funcionar a biometria nas eleições deste ano

Eleitor sem cadastro não pode ser impedido de votar

Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais alerta para prevenção

Silenciosas, infecções exigem diagnóstico precoce e vacinação

CDHU Móvel realiza atendimento a partir desta quarta em Paraguaçu Paulista

Entre os serviços estão emissão de boletos, parcelamento de débitos e revisão de prestações.

Batida de frente entre dois carros deixa feridos em rodovia de Martinópolis

Acidente aconteceu no final da manhã desta segunda-feira,27, na Rodovia Assis Chateaubriand.

ANUNCIE DIVULGUE