Sexta-Feira, 19 de Dezembro Paraguaçu Paulista 29ºC - 19ºC veja mais

Ligações clandestinas podem ocasionar choques elétricos e incêndios que podem até ser fatais

28/11/2024 - Furtos e fraudes representam sérios riscos tanto para quem realiza a prática quanto para a sociedade


Ligações clandestinas podem ocasionar choques elétricos e incêndios que podem até ser fatais

As ligações clandestinas de energia elétrica, como os furtos e fraudes, representam sérios riscos tanto para quem realiza esse tipo de prática quanto para a sociedade de forma geral. Entre as principais consequências dessas práticas estão os acidentes, como choques elétricos e incêndios, que podem até ser fatais. Por isso, a Energisa Sul-Sudeste se aprofunda hoje nesse tema, pois a segurança deve estar em primeiro lugar.

“Além da alta probabilidade de choque elétrico e acidentes graves, que podem ser fatais, essa prática pode deixar milhares de pessoas, inclusive serviços essenciais, sem o fornecimento de energia. Ainda é importante destacar que quem faz ‘gato’ ou manuseia os equipamentos da rede ilegalmente está cometendo um crime previsto no Código Penal Brasileiro”, reforça o coordenador de Perdas da Energisa, Renan Felix.

Os riscos de choques elétricos e incêndios são, sem dúvida, alguns dos mais graves e imediatos associados a ligações clandestinas de energia elétrica. Vamos detalhar mais sobre esses perigos:

Choques elétricos

Quando uma pessoa entra em contato com uma fonte de eletricidade e o corpo se torna um condutor de corrente elétrica ocorrem os choques elétricos. As ligações clandestinas são particularmente perigosas nesse aspecto por vários motivos.

Como as ligações clandestinas são feitas sem a supervisão de profissionais qualificados, a fiação e até o aterramento são malfeitas ou inadequadas. Isso pode resultar em cabos desencapados, conexões mal isoladas ou até fios soltos, tornando o sistema mais vulnerável a falhas e aumentando o risco de acidentes.

Outro fator agravante é que as instalações irregulares podem não ter as proteções elétricas necessárias e o calibre adequado de fios para suportar a carga elétrica necessária, o que pode causar superaquecimento e risco de choques. “Se uma pessoa encostar em um fio ou componente energizado, o choque elétrico pode ser muito forte, causando lesões graves ou até morte”, orienta Renan.

Os efeitos de um choque elétrico podem ser diversos, a depender da intensidade da descarga. Em uma exposição leve, a pessoa pode sentir somente um formigamento ou dor momentânea. As correntes de média intensidade podem causar contrações musculares involuntárias, perda de controle motor e dificuldades respiratórias.

Já os casos envolvendo uma descarga de alta intensidade, o choque elétrico pode provocar parada cardíaca, queimaduras, lesões internas ou externas graves, e até mesmo a morte.

Incêndios

As falhas ocasionadas pelas instalações irregulares podem sobrecarregar a rede e seus componentes elétricos e provocar mais do que um choque: ela pode ocasionar incêndios.

“O dimensionamento inadequado dos cabos e fios em instalações clandestinas é uma das principais causas de incêndios. Se os fios não são adequados para a carga elétrica que passa por eles, há um superaquecimento, e quando o calor não pode ser dissipado de maneira eficiente, os fios podem derreter, gerar faíscas ou até pegar fogo”, alerta Renan.

A ligação clandestina geralmente não tem dispositivos de proteção adequada e sem ela, qualquer curto-circuito pode causar uma concentração de calor que é suficiente para incendiar materiais inflamáveis que estiverem próximos, como madeira, tecidos (cortinas), plásticos etc.

Além disso, essas instalações utilizam de materiais de baixa qualidade e improvisados, além de conexões precárias. Essa combinação pode criar condições ideais para o incêndio, pois as faíscas ou curtos podem facilmente atingir materiais inflamáveis próximos, como papel, tecidos, móveis e até tanques de gás.

As consequências de incêndios elétricos vão além da perda do bem material, visto que o fogo pode consumir rapidamente uma casa ou estabelecimento, resultando em danos irreparáveis e perda de bens materiais. “Incêndios colocam a vida das pessoas em perigo. Além das queimaduras, há também o risco de intoxicação por fumaça e morte por asfixia”, ressalta o coordenador de Perdas.

O incêndio pode prejudicar também a comunidade devido à propagação do fogo e danos à infraestrutura local.

 

Fonte: Energisa



MAIS NOTÍCIAS

MPF abre inquérito sobre política de combate à violência contra mulher

Em São Paulo, alta de feminicídios e comoção pública motivam decisão

Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia

IBGE: 25 municípios concentram mais de um terço do PIB brasileiro

Primeiras cidades da lista são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

Corrida Summer AFC deverá agitar Paraguaçu Paulista no início do ano

A competição será no dia 17 de janeiro e as inscrições já estão abertas.

Escritoras paraguaçuenses Valdina e Valdineia lançam livros infantis nesta sexta-feira, dia 19

Valdina e Valdineia são irmãs e professoras aposentadas e estão estreando na literatura infantil.

Banda Olho, que marcou gerações em Paraguaçu, realiza reencontro e show especial no Boteco e Brasa

Será uma apresentação única, revivendo histórias, sons e sentimentos que marcaram gerações.

Polícia Civil de Cândido Mota prende investigado por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito

Foi apreendido um revólver calibre 38 com numeração suprimida, municiado, além de diversas munições

Cresol Base Fest realiza segunda etapa em Taubaté (SP)

Competição internacional de BMX reforça o compromisso da Cresol com o esporte

ANUNCIE DIVULGUE