Sexta-Feira, 18 de Setembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Prefeitura promove ação com cães na Barra Funda para prevenir a Leishmaniose

26/11/2024 - Inquérito Sorológico Canino contou com coleta de sangue de animais e orientação aos moradores.


Prefeitura promove ação com cães na Barra Funda para prevenir a Leishmaniose

O mosquito que transmite a Leishmaniose, diferente do Mosquito da Dengue, não põe seus ovos em água limpa. O mosquito Palha (Lutzomya longipalpis) prefere folhas acumuladas, frutas que caíram do pé e ambientes úmidos para se reproduzir. A Leishmaniose é uma doença que pode ser transmitida para cães e seres humanos pela picada deste mosquito, e por este motivo, o Departamento de Saúde da Prefeitura de Paraguaçu resolveu realizar um Inquérito Sorológico Canino, iniciando pela Barra Funda, com coleta de sangue de animais, orientação aos moradores, entre outras ações.


Durante cinco semanas, Agentes de Saúde e Endemias visitaram os quintais e orientaram os moradores. Os alunos de Medicina Veterinária da UNIMAR auxiliam na coleta de sangue destes animais para a análise e é a partir daí que, de acordo com a mestre Ana Beatriz Pinto, médica Veterinária do Departamento de Saúde, são realizadas ações como o controle de animais infectados e manejo ambiental.


Após os resultados dos exames e a conclusão do Inquérito Sorológico Canino, as ações que foram desenvolvidas neste bairro servirão como base para um plano de ação em toda a cidade para o controle desta zoonose que causa riscos à nossa saúde e de nossos animais.

 

Fonte: Departamento de Saúde/ Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista



MAIS NOTÍCIAS

Improbidade Administrativa (Corrupção)

Confira o artigo de João Antonio Bacca Filho, advogado.

Fatec Paraguaçu Paulista abre inscrições para o Vestibular do 1º Semestre de 2027

São 35 vagas para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

TSE vai enviar alertas no e-Título com orientações para eleições

Aplicativo permite consultar local de votação e justificar ausência.

PF faz ação para combater entrada clandestina de eletrônicos no Brasil

Ao todo, estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão no país.

Número de professores jovens cai 31% em dez anos, aponta pesquisa

Estudo aponta dificuldade de renovação do quadro do ensino médio

Filme Feito Pipa é escolhido para representar Brasil no Oscar 2027

Longa-metragem foi o mais premiado deste ano no Festival de Gramado.

HPV: dose é indicada a vítimas de violência sexual a partir de 2 anos

Ampliação se deve ao aumento de casos em menores de 9 anos

Inmet prevê final de semana de chuvas nas regiões Sul e Sudeste

Mudança favorecerá o transporte de ar quente e úmido em direção ao Sul

ANUNCIE DIVULGUE