Sexta-Feira, 19 de Dezembro Paraguaçu Paulista 29ºC - 19ºC veja mais

Focada na segurança da rede elétrica, Energisa reforça a importância de podas de árvores

22/11/2024 - Distribuidora de energia orienta sobre o plantio correto e seguro de árvores


Focada na segurança da rede elétrica, Energisa reforça a importância de podas de árvores

Manter galhos e plantas longe da rede elétrica é uma medida de segurança para todos. Nos espaços públicos o trabalho da poda preventiva compete à Prefeitura, enquanto nos imóveis residenciais e comerciais, cabe aos proprietários e responsáveis. Mesmo assim, para resguardar a estrutura de distribuição de energia, a Energisa Sul-Sudeste realiza periodicamente a poda preventiva nas 82 cidades em que está presente no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR).

Conforme o gerente de Manutenção e Construção, Alessandro Gomes Martins, "há situações em que a vegetação sob a rede representa um risco, já que os galhos em contato com os fios podem ocasionar curto-circuito, rompimento de cabos, interrupção do fornecimento de energia e até mesmo energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico. Isso é ainda mais perigoso em dias de chuvas e ventania".

Para prevenir acidentes, em conformidade com as normas ambientais, equipes da Energisa realizam podas para desobstruir os fios, ou seja, retiram os galhos próximos à rede elétrica. "Essa ação se difere da poda ornamental, cuja responsabilidade preventiva é do poder público, nas áreas de sua responsabilidade, e do proprietário pelo imóvel, nas áreas privadas", lembra Alessandro. ​

"As árvores desempenham funções essenciais na natureza, ajudam a controlar a temperatura e a poluição. Assim, nossas equipes são treinadas para realizar a poda com técnica, de forma que intervenha o mínimo possível na árvore, mas com o objetivo de manter a segurança da rede elétrica e das pessoas que estão no local", reforça o gerente.

Cronograma

No período de estiagem, as podas ocorrem com maior frequência, pois são parte de um cronograma de ações preventivas para o período chuvoso. Em outros momentos, o serviço pode ser realizado de maneira emergencial. Em ambos os casos, o objetivo é retirar galhos que possam encostar nos cabos de distribuição de energia e provocar acidentes.

"Principalmente em dias de chuva, quando a árvore e os galhos encostam na rede elétrica prejudicando o fornecimento de energia, nossas equipes precisam realizar a poda para restabelecer a energia aos clientes", ressalta.

Para cumprir esse cronograma de podas nos locais que representam risco iminente de acidentes e danos, a Energisa dispõe de recursos e serviço especializado – caminhões com cesto aéreo e trituradores de galhos – e equipes qualificadas, inclusive de linha viva, que realizam os serviços com a rede energizada e garantem a eficiência dos serviços sem que o cliente sofra uma interrupção no fornecimento da energia. Os resíduos de podas são direcionados para compostagem, o que também beneficia o meio ambiente.

Plantio correto

A sombra produzida por uma árvore é muito boa. Mas, antes de plantar é importante avaliar se a espécie é a correta para o local, considerando a altura e o raio de copa que ela poderá atingir na fase adulta. Por isso:

Não plante árvores próximas ou embaixo de redes previamente instaladas;

O plantio em calçadas, sob a rede elétrica, deve ser planejado, respeitando os limites de árvores de pequeno porte com altura máxima de 4m;

Escolha plantas e árvores que não cresçam muito no seu jardim;

Na área rural, respeite a faixa de servidão da rede elétrica, com uma distância mínima de segurança de 10 metros em relação ao traçado da rede.

Como evitar acidentes:

Redobre o cuidado ao subir nessas árvores ou utilizar varas e barras metálicas para tentar cortar galhos ou até mesmo colher frutos;

Não faça podas de árvores que estiverem próximas ou em contato com a rede elétrica, pois os galhos podem tocar os fios e energizar a árvore. Nesses casos, entre em contato com a Energisa;

Em propriedades particulares, a responsabilidade da poda é do dono do imóvel. Caso a árvore esteja próxima à rede, o cliente deve entrar em contato com a Energisa e solicitar o desligamento da rede para que o serviço seja realizado com segurança pelo profissional contratado.

Em caso de acidente, cabos partidos ou interrupção de energia, entre em contato pelos canais da Energisa:

  • Gisa (assistente virtual do WhatsApp): (18) 99120-3365
  • Aplicativo Energisa On
  • Call Center: 0800 70 10 326
  • Site: www.energisa.com.br 

 

Fonte: Energisa



MAIS NOTÍCIAS

MPF abre inquérito sobre política de combate à violência contra mulher

Em São Paulo, alta de feminicídios e comoção pública motivam decisão

Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia

IBGE: 25 municípios concentram mais de um terço do PIB brasileiro

Primeiras cidades da lista são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

Corrida Summer AFC deverá agitar Paraguaçu Paulista no início do ano

A competição será no dia 17 de janeiro e as inscrições já estão abertas.

Escritoras paraguaçuenses Valdina e Valdineia lançam livros infantis nesta sexta-feira, dia 19

Valdina e Valdineia são irmãs e professoras aposentadas e estão estreando na literatura infantil.

Banda Olho, que marcou gerações em Paraguaçu, realiza reencontro e show especial no Boteco e Brasa

Será uma apresentação única, revivendo histórias, sons e sentimentos que marcaram gerações.

Polícia Civil de Cândido Mota prende investigado por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito

Foi apreendido um revólver calibre 38 com numeração suprimida, municiado, além de diversas munições

Cresol Base Fest realiza segunda etapa em Taubaté (SP)

Competição internacional de BMX reforça o compromisso da Cresol com o esporte

ANUNCIE DIVULGUE