Segunda-Feira, 03 de Agosto Paraguaçu Paulista 29ºC - 16ºC veja mais

Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional

18/11/2024 - Confira as principais efemérides da semana entre 17 e 23 de novembro.


Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional

Depois da promulgação de um decreto presidencial no final de 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É neste dia – que em 2024 será na próxima quarta-feira, que se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. 

A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estado do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial. 

No Rio de Janeiro, o feriado (que começou na sexta-feira, 15 de novembro) será prolongado neste ano. Isso ocorrerá porque a cidade recebe, a partir de amanhã (18), a Cúpula de Líderes do G20 de 2024. Por conta do fórum internacional, que reúne os líderes das 20 maiores economias do mundo, a cidade terá feriados nos dias 18 e 19 de novembro.

Outras datas comemorativas na semana

Para além do Dia da Consciência Negra, a semana tem outras celebrações importantes. No dia 19, são comemorados o Dia da Bandeira (que celebra a instituição da bandeira nacional republicana em 1889, após a Proclamação da República) e o Dia Nacional do Cordelista. A data é uma homenagem ao nascimento de uma dos maiores nomes poetas da literatura de cordel: Leandro Gomes de Barros. 

No dia 21 é comemorado o Dia Mundial da Televisão. A celebração foi criada pela ONU e visa valorizar a capacidade do veículo como meio de comunicação de impacto na sociedade. O dia seguinte, 22 de novembro, é o Dia Internacional do Músico. 

Figuras marcantes

A semana também tem datas que ajudam a preservar a memória de figuras marcantes. No dia 18 de novembro, completam-se 110 anos do nascimento do pintor, gravurista e professor gaúcho Iberê Camargo. 

No mesmo dia, a morte de outro artista marcante completa 210 anos. Foi em 18 de novembro de 1814 que faleceu o escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho. 

Para fechar a semana, temos, no dia 21 de novembro, os 330 anos do nascimento do escritor francês François-Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire. 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Sexta de pagode com Markinho Black agitou a Lanchonete da AFC; veja fotos

Teve ainda muita porção deliciosa e lanches suculentos preparados pelo Joel, além daquela cerveja

Atleta maratonista Danielzinho, desaparecido há mais de 40 dias, é encontrado em São Paulo

O paraguaçuense estava desaparecido desde o dia 19 de junho.

Calzoon Calzones e Sucos é inaugurada em Paraguaçu Paulista

A Calzoon fica na Rua Santos Dumont, nº 527, ao lado do colégio MVC Objetivo.

Fim de semana de ofertas especiais no Açougue do Hermes

Avenida Galdino, 1173, em Paraguaçu Paulista

Começou o Festival de Fatias da Padaria São Marcos

Que tal deixar seu fim de semana mais doce?

O que dez anos no setor comercial me ensinaram sobre vendas

Erros invisíveis, checklist prático e o que realmente separa quem vende de quem perde clientes.

Parvovirose: quando alguns dias podem decidir entre a vida e a morte

Confira o artigo da Médica Veterinária, Dra. Ana Beatriz de Oliveira.

Mulheres sob proteção receberão aviso quando agressor se aproximar

Programa Alerta Mulher Segura quer aumentar rede de defesa

ANUNCIE DIVULGUE