Domingo, 16 de Agosto Paraguaçu Paulista 32ºC - 18ºC veja mais

Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional

18/11/2024 - Confira as principais efemérides da semana entre 17 e 23 de novembro.


Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional

Depois da promulgação de um decreto presidencial no final de 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É neste dia – que em 2024 será na próxima quarta-feira, que se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. 

A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estado do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial. 

No Rio de Janeiro, o feriado (que começou na sexta-feira, 15 de novembro) será prolongado neste ano. Isso ocorrerá porque a cidade recebe, a partir de amanhã (18), a Cúpula de Líderes do G20 de 2024. Por conta do fórum internacional, que reúne os líderes das 20 maiores economias do mundo, a cidade terá feriados nos dias 18 e 19 de novembro.

Outras datas comemorativas na semana

Para além do Dia da Consciência Negra, a semana tem outras celebrações importantes. No dia 19, são comemorados o Dia da Bandeira (que celebra a instituição da bandeira nacional republicana em 1889, após a Proclamação da República) e o Dia Nacional do Cordelista. A data é uma homenagem ao nascimento de uma dos maiores nomes poetas da literatura de cordel: Leandro Gomes de Barros. 

No dia 21 é comemorado o Dia Mundial da Televisão. A celebração foi criada pela ONU e visa valorizar a capacidade do veículo como meio de comunicação de impacto na sociedade. O dia seguinte, 22 de novembro, é o Dia Internacional do Músico. 

Figuras marcantes

A semana também tem datas que ajudam a preservar a memória de figuras marcantes. No dia 18 de novembro, completam-se 110 anos do nascimento do pintor, gravurista e professor gaúcho Iberê Camargo. 

No mesmo dia, a morte de outro artista marcante completa 210 anos. Foi em 18 de novembro de 1814 que faleceu o escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho. 

Para fechar a semana, temos, no dia 21 de novembro, os 330 anos do nascimento do escritor francês François-Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire. 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Paraguaçu Paulista recebe a 26ª Conferência Distrital do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary

Nesta edição, participam jovens de 15 países

Insolação em cães e gatos: quando o calor pode se tornar uma emergência

Confira o artigo da Médica Veterinária Dra. Ana Beatriz de Oliveira

Fim de semana de ofertas especiais no Açougue do Hermes

Avenida Galdino, 1173, em Paraguaçu Paulista.

Festival do Morango na Padaria São Marcos traz delícias irresistíveis até o fim do mês

Cardápio completo, com infinidade de produtos, está disponível durante todo o mês.

Operação desarticula grupo criminoso voltada ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Assis

Polícia Civil cumpriu mandados e realizou 11 prisões.

2ª edição do evento Empreendedorismo da Mulher é sucesso em Paraguaçu Paulista

Evento é idealizado e organizado pelo advogado e facilitador Caio Oliveira.

Associação de Combate ao Câncer e Super Girls realizam vendas de camisetas e inscrições para corrida

Corrida Pela Vida acontecerá no dia 7 de novembro e visa auxiliar financeiramente a entidade

Festival de Burger e Churros tem infinidades de delícias para você saborear

Evento acontece até domingo na Fonte Luminosa em Paraguaçu Paulista, com várias atrações.

ANUNCIE DIVULGUE