Sexta-Feira, 19 de Dezembro Paraguaçu Paulista 30ºC - 18ºC veja mais

Energisa reforça orientações de segurança para evitar acidentes elétricos durante feriado prolongado

14/11/2024 - Curto-circuito e incêndio são provocados por instalações irregulares e improvisos na rede elétrica


Energisa reforça orientações de segurança para evitar acidentes elétricos durante feriado prolongado

Semana de feriado prolongado do Dia da Proclamação da República pode ser sinônimo de viagem em família ou de muita comida, música e diversão em casa mesmo. Por esse motivo, a Energisa Sul-Sudeste reforça as orientações de segurança à comunidade, com o intuito de conscientizar sobre as práticas mais comuns que aumentam os riscos de acidentes envolvendo eletricidade em ambas as situações.

"É importante reforçar o risco de improvisar extensões, ligações provisórias e adaptações para instalar uma iluminação diferenciada ou até um equipamento de som. São pequenos descuidos que podem acabar com a alegria da festa e custar uma vida", alerta Rodrigo Pontes Garcia, coordenador de Segurança da Energisa Sul-Sudeste.

De forma didática, Rodrigo destaca as principais situações de risco e como evitá-las: para quem vai se reunir em chácaras, sítios ou fazer aquele churrasco em áreas abertas, o principal problema é com as instalações temporárias para iluminar ambientes externos. Isso porque há quem use extensões, benjamins (Ts) para vários equipamentos e até fios desencapados para improvisar e "puxar energia".

"Realizar esses serviços sem os devidos conhecimentos técnicos é se expor ao risco de provocar um curto-circuito, sofrer um choque elétrico e até um acidente fatal é muito grande", complementa Rodrigo. 

Aos adeptos às piscinas fica mais um alerta: nunca manuseie equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado e sem usar calçados. 

Brincadeira segura

Já que o assunto é folga, a Energisa reforça o alerta aos pais sobre os riscos de acidentes envolvendo crianças e eletricidade: os pequenos precisam ser monitorados o tempo todo para não colocarem plugues na boca, nem mexerem em fios ou inserir objetos na tomada. Por falar em tomada, não permita que as crianças utilizem celulares e tablets enquanto estão carregando. Não conecte vários aparelhos juntos na mesma tomada. Pode haver uma sobrecarga, seguida de um curto-circuito e até incêndios de grandes proporções.

Por fim, para quem gosta de brincar ao ar livre, a concessionária orienta a procurar áreas abertas como campos e parques. Soltar pipas, subir em árvores ou lançar objetos perto da fiação ou equipamentos da rede elétrica pode causar acidentes graves e ainda provocar a interrupção no fornecimento de energia para milhares de pessoas.

Na estrada

Quem vai aproveitar para sair de casa um pouco, a Energisa orienta sobre os riscos de acidentes de trânsito envolvendo postes. Uma ocorrência como essa representa inúmeros problemas para motoristas, passageiros, pedestres e comunidade em geral.  

"Quando falamos da segurança, além de fraturas e outros problemas físicos que os envolvidos podem sofrer, as colisões em postes potencializam os riscos de curto-circuito, incêndio, choque elétrico e fatalidade", diz Rodrigo. 

Além das graves consequências para os ocupantes dos veículos na hora da batida, outras pessoas correm o risco de sofrer um choque elétrico, até fatal, ao ter contato com cabos energizados caídos no chão ou sobre o veículo. "É imprescindível que os ocupantes do veículo permaneçam dentro dele, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar os procedimentos com a máxima segurança", orienta.  

Quem se deparar com um acidente precisa manter a distância e entrar em contato com o Corpo de Bombeiros e com a Energisa pelo 0800 70 10 326, que enviará equipes no local para executar os procedimentos com toda a segurança. 



MAIS NOTÍCIAS

MPF abre inquérito sobre política de combate à violência contra mulher

Em São Paulo, alta de feminicídios e comoção pública motivam decisão

Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia

IBGE: 25 municípios concentram mais de um terço do PIB brasileiro

Primeiras cidades da lista são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

Corrida Summer AFC deverá agitar Paraguaçu Paulista no início do ano

A competição será no dia 17 de janeiro e as inscrições já estão abertas.

Escritoras paraguaçuenses Valdina e Valdineia lançam livros infantis nesta sexta-feira, dia 19

Valdina e Valdineia são irmãs e professoras aposentadas e estão estreando na literatura infantil.

Banda Olho, que marcou gerações em Paraguaçu, realiza reencontro e show especial no Boteco e Brasa

Será uma apresentação única, revivendo histórias, sons e sentimentos que marcaram gerações.

Polícia Civil de Cândido Mota prende investigado por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito

Foi apreendido um revólver calibre 38 com numeração suprimida, municiado, além de diversas munições

Cresol Base Fest realiza segunda etapa em Taubaté (SP)

Competição internacional de BMX reforça o compromisso da Cresol com o esporte

ANUNCIE DIVULGUE