Domingo, 03 de Agosto Paraguaçu Paulista 28ºC - 13ºC veja mais

Médico alerta para o risco de pé diabético em pacientes

14/11/2024 - Descontrole da glicemia é o principal fator de risco.


Médico alerta para o risco de pé diabético em pacientes

No Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta quinta-feira (14), a Federação Internacional do Diabetes (IDF) alerta a população para uma das preocupações constantes para quem convive com a doença: o pé diabético.

Complicação associada à doença, o pé diabético caracteriza-se por alterações na forma e na sensibilidade dos pés ao longo do tempo, aumentando o risco de feridas que, em casos mais graves, podem levar a deformidades e até perda do pé.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente há no Brasil pelo menos 20 milhões de pessoas com diabetes. Por ser uma doença silenciosa, muitos não sabem dessa condição, o que pode acarretar complicações sérias como problemas renais e cardiovasculares, neuropatias e até cegueira. Outros ainda não têm diabetes, mas estão no limite, conhecido como pré-diabetes, quando é verificado o aumento da glicemia, mas não em níveis altos que diagnostiquem diabetes.

A Federação Internacional de Diabetes também estima que a prevalência do diabetes no Brasil é de 10,5%.

Segundo o cirurgião vascular e membro da Comissão de Pé Diabético, da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular - Regional São Paulo (SBACV-SP), Afonso Cesar Polimanti, o descontrole da glicemia é o principal fator de risco para o pé diabético.

“Quando os níveis de açúcar no sangue permanecem elevados por longos períodos, [eles] podem obstruir os vasos sanguíneos de menor calibre, afetando o corpo de maneira semelhante ao cigarro, que também restringe as artérias das pernas. No entanto, ao contrário do cigarro, o açúcar causa uma obstrução mais calcificada, geralmente nas artérias menores, o que torna o tratamento ainda mais difícil e aumenta o risco de perda do membro [pé]", explica.

Para Polimanti, pessoas com diabetes precisam observar sempre os sinais de alerta, como o surgimento de feridas novas, áreas avermelhadas ou quentes, dor nas pernas ou uma descompensação súbita no controle do açúcar no sangue acompanhada de febre. Esses são indícios de que algo grave pode estar ocorrendo e que o indivíduo deve procurar um médico o quanto antes.

Sensibilidade

O médico esclarece, também, que, nas fases iniciais, alterações como ressecamento na pele dos pés, dormência ou sensação de queimação, principalmente à noite, são comuns e indicam problemas na sensibilidade.

“Muitos relatam até a “perda do chinelo” ao caminhar, pois não percebem quando ele sai do pé. Identificar essas alterações precocemente permite um impacto positivo no controle da saúde e na prevenção de complicações mais sérias”, enfatiza.

A orientação do médico é de que medidas preventivas - como o uso de calçados adequados (com bico largo, sem costuras internas e meias claras) - são fundamentais para proteger os pés, além de manter a pele hidratada para prevenir rachaduras e de ter cuidado ao cortar as unhas para evitar cortes.

Lesões

“O autoexame diário também permite identificar lesões e alterações iniciais como ressecamento, dormência e sensação de queimação, sinais de alerta que não devem ser ignorados”, acentua o médico.

Polimanti destaca que, com a perda de sensibilidade e as alterações no formato do pé, feridas na planta do pé podem se desenvolver e, se infectadas, levar a complicações sérias, incluindo infecções generalizadas que podem exigir amputações.

“Ao serem informados sobre os cuidados essenciais, os pacientes conseguem identificar essas alterações precocemente. O perigo está nas feridas que passam despercebidas, especialmente considerando que o diabetes também afeta a visão devido a lesões na retina”, assegura.

O médico indica a atividade física como essencial para o controle do diabetes, englobando exercícios aeróbicos, como corrida e ciclismo, e resistivos, que incluem os exercícios de força, usando peso do próprio corpo ou halteres e pesos.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Arraiá do CAPS I de Paraguaçu Paulista celebra cultura popular e fortalece vínculos comunitários

Evento foi realizado em parceria com o Ponto de Cultura Salão Cultural.

61 socos: caso no RN retrata escalada da violência contra mulheres

Câmeras de elevador flagraram agressão a Juliana Garcia em Natal.

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde em setembro

Medida visa ampliar atendimento e reduzir tempo de espera.

Nova regra de distribuição eleva prêmio principal da Mega-Sena

Percentual para acertadores de seis dezenas sobe de 35% para 40%.

Etec de Quatá SP abre três Processos Seletivos para Auxiliares de Docentes

Oportunidades são para as áreas de Informática, Química e Agrícola; veja como participar

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo após ser abordado em veículo em Paraguaçu Paulista

Ele foi abordado porque conduzia o veículo em alta velocidade e avançou o sinal vermelho.

Homem é preso com grande quantidade de drogas na Vila Pires, em Cândido Mota

Com ele, foi encontrada uma sacola contendo 49 papelotes de cocaína, 106 pedras de crack e dinheiro

Homem é detido em flagrante com fios furtados e simulacro de arma de fogo em Assis

Populares o apontaram como autor de furto de fios em uma residência.

ANUNCIE DIVULGUE