Quarta-Feira, 06 de Maio Paraguaçu Paulista 30ºC - 19ºC veja mais

Proposta sobre fim da jornada 6x1 movimenta redes sociais

11/11/2024 - "Escala 6x1 é desumana", diz deputada que apresenta PEC


Proposta sobre fim da jornada 6x1 movimenta redes sociais

O fim da jornada de trabalho de 6 dias trabalhados por um dia de descanso ganhou destaque neste domingo (10) nas redes sociais. O debate sobre a proposta ficou em primeiro lugar nos assuntos mais discutidos pelos internautas na rede social X, antigo Twitter.

A extinção da jornada 6x1 faz parte de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela deputada Érica Hilton (PSOL-SP) na Câmara dos Deputados.

A parlamentar tem se engajado nas redes sociais para pressionar os deputados a assinarem o requerimento de apoio à PEC, que precisa de 171 assinaturas para ser apresentada oficialmente. Até o momento, Érica conseguiu metade dos apoiamentos necessários.

Segundo a deputada, a escala 6x1 é desumana. "Isso tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro emprego ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor. A escala 6x1 é uma prisão, e é incompatível com a dignidade do trabalhador", disse a deputada nas redes sociais.

A proposta do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo (PSOL-RJ), recebeu o apoio da deputada para pressionar os parlamentares. O movimento já conseguiu a adesão de 1,3 milhão de assinaturas da petição online em defesa da proposta.

Pelo texto da Constituição e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada de trabalho não pode ser superior a oito horas diárias e 44 horas semanais, sendo facultada a compensão de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Câmara aprova 16 requerimentos com questionamentos ao Prefeito Antian

Foram apresentadas ainda quatro indicações.

Corpo de mulher é encontrado em tanque de vinhaça de empresa em Paraguaçu Paulista

Cadáver estava em avançado estado de decomposição.

Com termovisores, Energisa amplia monitoramento preventivo na rede elétrica que abastece a região

Equipamentos identificam variações de temperatura e ajudam a evitar falhas e interrupções

Moção do vereador Fábio Santos parabeniza a campeã de basquete Maria Fernanda de Souza

A moção de congratulações foi aprovada na Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 4.

Investigação de suposto aborto termina com prisão de casal por queimar bebê em quintal

Homem de 26 anos foi flagrado queimando corpo de recém-nascido em fogueira de recicláveis

Polícia Civil prende no Paraná suspeito de feminicídio em Presidente Prudente

Ação integrada entre forças de segurança de São Paulo e Paraná resulta na captura do foragido.

Homem de 25 anos é preso em flagrante por tráfico de drogas em Tarumã

Os policiais surpreenderam o suspeito na posse de 10 pedras de crack.

Butantan vai produzir vacina nacional contra chikungunya

Com liberação da Anvisa, imunizante poderá ser aplicado pelo SUS

ANUNCIE DIVULGUE