Domingo, 03 de Agosto Paraguaçu Paulista 28ºC - 13ºC veja mais

Proposta sobre fim da jornada 6x1 movimenta redes sociais

11/11/2024 - "Escala 6x1 é desumana", diz deputada que apresenta PEC


Proposta sobre fim da jornada 6x1 movimenta redes sociais

O fim da jornada de trabalho de 6 dias trabalhados por um dia de descanso ganhou destaque neste domingo (10) nas redes sociais. O debate sobre a proposta ficou em primeiro lugar nos assuntos mais discutidos pelos internautas na rede social X, antigo Twitter.

A extinção da jornada 6x1 faz parte de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela deputada Érica Hilton (PSOL-SP) na Câmara dos Deputados.

A parlamentar tem se engajado nas redes sociais para pressionar os deputados a assinarem o requerimento de apoio à PEC, que precisa de 171 assinaturas para ser apresentada oficialmente. Até o momento, Érica conseguiu metade dos apoiamentos necessários.

Segundo a deputada, a escala 6x1 é desumana. "Isso tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro emprego ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor. A escala 6x1 é uma prisão, e é incompatível com a dignidade do trabalhador", disse a deputada nas redes sociais.

A proposta do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo (PSOL-RJ), recebeu o apoio da deputada para pressionar os parlamentares. O movimento já conseguiu a adesão de 1,3 milhão de assinaturas da petição online em defesa da proposta.

Pelo texto da Constituição e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada de trabalho não pode ser superior a oito horas diárias e 44 horas semanais, sendo facultada a compensão de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Arraiá do CAPS I de Paraguaçu Paulista celebra cultura popular e fortalece vínculos comunitários

Evento foi realizado em parceria com o Ponto de Cultura Salão Cultural.

61 socos: caso no RN retrata escalada da violência contra mulheres

Câmeras de elevador flagraram agressão a Juliana Garcia em Natal.

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde em setembro

Medida visa ampliar atendimento e reduzir tempo de espera.

Nova regra de distribuição eleva prêmio principal da Mega-Sena

Percentual para acertadores de seis dezenas sobe de 35% para 40%.

Etec de Quatá SP abre três Processos Seletivos para Auxiliares de Docentes

Oportunidades são para as áreas de Informática, Química e Agrícola; veja como participar

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo após ser abordado em veículo em Paraguaçu Paulista

Ele foi abordado porque conduzia o veículo em alta velocidade e avançou o sinal vermelho.

Homem é preso com grande quantidade de drogas na Vila Pires, em Cândido Mota

Com ele, foi encontrada uma sacola contendo 49 papelotes de cocaína, 106 pedras de crack e dinheiro

Homem é detido em flagrante com fios furtados e simulacro de arma de fogo em Assis

Populares o apontaram como autor de furto de fios em uma residência.

ANUNCIE DIVULGUE