Sábado, 08 de Novembro Paraguaçu Paulista 29ºC - 21ºC veja mais

Empresas e MEI podem regularizar dívidas com Simples até esta quinta

31/10/2024 - Obrigação vale para contribuintes notificados no fim de setembro.


Empresas e MEI podem regularizar dívidas com Simples até esta quinta

As micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI) notificadas no fim de setembro que não regularizarem as dívidas com o Simples Nacional – regime tributário especial para pequenos negócios – até esta quinta-feira (31) serão excluídas do regime. A exclusão valerá a partir de 1º de janeiro.

O devedor pode pagar à vista, abater parte da dívida com créditos tributários (recursos que a empresa tem direito a receber do Fisco) ou parcelar os débitos em até cinco anos com o pagamento de juros e multa. O parcelamento pode ser feito pelo Portal do Simples Nacional ou no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), no serviço “Parcelamento – Simples Nacional”.

O acesso ao Portal do Simples Nacional e ao e-CAC é feito com certificado digital ou com conta no Portal Gov.br nível prata ou ouro. A empresa ou o MEI que não concordar com a dívida e quiser contestar o Termo de Exclusão deverá dirigir a contestação ao Delegado de Julgamento da Receita Federal, protocolada via internet, conforme orientado no site do órgão.

Notificações

De 30 de setembro a 4 de outubro, a Receita notificou 1.121.419 MEI e 754.915 micro e pequenas empresas que deviam R$ 26,5 bilhões ao Simples Nacional. Após o conhecimento do termo, o contribuinte tem até 30 dias para impugnar a notificação ou quitar os débitos, sob pena de ser excluído do Simples. Dessa forma, as empresas e o MEI que receberam a notificação no fim de setembro têm até o fim de outubro para regularizarem as pendências.

Segundo a Receita Federal, as principais irregularidades são falta de documentos, excesso de faturamento, débitos tributários, parcelamentos pendentes ou o exercício pela empresa de atividades não incluídas no Simples Nacional.

Periodicamente, a Receita verifica se as empresas estão de acordo com as condições de enquadramento no Simples Nacional. Quando o estabelecimento apresenta irregularidades, o órgão envia cartas com o aviso de exclusão. O micro e pequeno empresário que ainda não regularizou as pendências pode pedir orientações ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para elaborar um plano de recuperação dos negócios.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Confira as ofertas do Açougue do Hermes neste fim de semana

Avenida Galdino, 1.173, em Paraguaçu Paulista.

Esquenta Black na Calcevest Mega Loja

Atendimento neste sábado até às 17h.

Vai um churrasquinho de filé especial aí? Vem pro Bulhões!

O Bulhões Smash Burger fica na Avenida Siqueira Campos, nº 1.616

Paraguaçu segue tendência do Brasil e tem Maria e José como os nomes mais populares na cidade

Município tem 2.294 Marias e 988 Josés. Sobrenome Silva também é o mais popular.

Confira nomes e sobrenomes mais comuns no país, segundo o IBGE

Maria, José, Silva e Santos lideram ranking do IBGE.

Maioria da população vive em união conjugal em Paraguaçu Paulista

Segundo dados do IBGE, 51% vivem com parceiro ou parceira na cidade.

Uniões conjugais com crianças e adolescentes de até 14 anos acendem alerta na região

A maioria dos casos registrados envolve meninas.

Energisa alinha estratégias para atuação das equipes em mais um fim de semana chuvoso

Ventos fortes podem chegar a 90 km/h em algumas localidades.

ANUNCIE DIVULGUE