Segunda-Feira, 05 de Outubro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Comissão de Educação aprova projeto que proíbe celular em escolas

31/10/2024 - Medida vale para instituições públicas e particulares.


Comissão de Educação aprova projeto que proíbe celular em escolas

Projeto de lei aprovado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados proíbe o uso de telefone celular e de outros aparelhos eletrônicos portáteis por alunos da educação básica em escolas públicas e particulares, inclusive no recreio e nos intervalos entre as aulas.

Para proteger a criança de até 10 anos de idade de possíveis abusos, o texto proíbe também o porte de celular por alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

O projeto autoriza o uso de celular em sala de aula para fins estritamente pedagógicos, em todos os anos da educação básica. Permite ainda o uso para fins de acessibilidade, inclusão e condições médicas.

Projeto reformulado

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), ao Projeto de Lei 104/15 do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), e a outras 13 proposições que tramitam em conjunto e tratam do mesmo assunto. Diego Garcia levou em consideração diversos estudos e contribuições para elaborar parecer.

O relator considerou que o uso e o porte de aparelhos eletrônicos na escola para crianças de até 10 anos de idade podem ser adiados e substituídos por atividades físicas e de socialização, que serão essenciais nos anos seguintes. “Preocupam-nos estudos recentes sobre acesso a conteúdo impróprio como pornografia, drogas, violência, linguagem imprópria e apostas eletrônicas”, afirmou Garcia.

Para ele, pais que acreditam que o porte de celular, nessa fase, é instrumento de segurança devem olhar também para os desafios e prejuízos que o uso de celulares nas escolas pode trazer. “Crianças nessa faixa etária não têm maturidade para discernir quando e como usar esses dispositivos de forma adequada.”

Exceções

Para Garcia, a partir dos 11 anos a capacidade de autorregulação dos alunos é maior e a maior demanda por interações digitais para as relações sociais e as atividades escolares torna inevitável o porte dos celulares na escola. “O uso fica autorizado, em sala de aula, para fins pedagógicos e didáticos, conforme orientação do docente e dos sistemas de ensino, para evitar as distrações”, destacou.

Sobre a permissão de uso aos alunos com deficiência, mesmo na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, independentemente da atividade pedagógica, a ideia é garantir a acessibilidade cada vez mais frequente na forma de aplicativos. “Incluímos também os casos de condições de saúde, como a medição de glicemia por diabéticos. Esses usos são exceção”, esclareceu o relator.

Sofrimento psíquico

De acordo com o projeto, as redes de ensino e as escolas deverão abordar o tema do sofrimento psíquico e da saúde mental dos alunos da educação básica, apresentando a eles informações sobre riscos, sinais e prevenção do sofrimento, incluindo o decorrente do uso imoderado de celulares e do acesso a conteúdos impróprios.

Também os professores deverão ser treinados para detectar sinais sugestivos de sofrimento psíquico e mental. As escolas, por sua vez, deverão oferecer espaços de escuta e de acolhimento para alunos ou funcionários em sofrimento psíquico e mental, principalmente decorrentes do uso imoderado de telas e nomofobia, que é a angústia provocada pela ausência do celular.

Próximos passos

O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Para virar lei, a proibição precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.

Fonte:  Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Em Paraguaçu Paulista, Flávio Bolsonaro teria sido eleito já no primeiro turno

Mais de 12,6 mil paraguaçuenses votaram em Flávio, contra 7,4 mil em Lula.

Flávio e Lula vão disputar segundo turno da eleição presidencial de 2026

Segundo turno está marcado para o dia 25 de outubro.

Tarcísio de Freitas é reeleito governador de SP no 1º turno

Ele venceu Fernando Haddad nas urnas.

Eleições 2026: Votação encerrada sem contratempos em Paraguaçu Paulista

Única intercorrência ao longo do dia foi a queda de energia em algumas seções.

Chuva provoca quedas de energia em seções eleitorais e urnas operam com bateria em Paraguaçu

Urnas possuem baterias internas recarregáveis que permitem manter o funcionamento durante uma queda

ELEIÇÕES 2026 - Tem início a votação em Paraguaçu Paulista

Recomendação é levar um documento com foto e a colinha para facilitar no momento da votação

Comércio de Paraguaçu Paulista fica aberto até às 17h neste sábado

Objetivo é oferecer mais tempo e comodidade para que os consumidores realizem suas compras.

Vereadores se reúnem na segunda-feira, 05 de outubro, para mais uma Sessão Ordinária

Na pauta estão 15 requerimentos, 6 indicações, 4 projetos de lei e duas moções.

ANUNCIE DIVULGUE