Quinta-Feira, 18 de Junho Paraguaçu Paulista 21ºC - 10ºC veja mais

Ministério suspende 12 marcas de azeite por oferecerem risco à saúde

28/10/2024 - Produtos foram desclassificados por fraudes na composição


Ministério suspende 12 marcas de azeite por oferecerem risco à saúde

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou um alerta de risco para o uso de 12 marcas de azeite de oliva que, segundo a pasta, não atendem aos padrões de qualidade, sendo, portanto, consideradas impróprias para o consumo.

As 12 marcas foram desclassificadas por fraude, após os testes realizados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária detectarem a presença de outros óleos vegetais, não identificados, na composição do produto.

Segundo o Mapa, a contaminação dos azeites comercializados pelas 12 marcas compromete a qualidade dos produtos e oferece risco à saúde dos consumidores, dada a falta de informações sobre a procedência dos óleos detectados. 

As doze marcas desclassificadas por fraudar seus produtos são a Grego Santorini; La Ventosa; Alonso; Quintas D’Oliveira; Olivas Del Tango; Vila Real; Quinta de Aveiro; Vincenzo; Don Alejandro; Almazara; Escarpas das Oliveiras e Garcia Torres.

Parte das empresas responsáveis por essas marcas no Brasil estão com CNPJ suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que, segundo o Mapa, reforça a suspeita de fraude.

“Consumidores que adquiriram essas marcas devem interromper o uso imediatamente e buscar a substituição, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Já as denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, com a indicação do local de compra.

A comercialização desses produtos configura uma infração grave e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados.

A Agência Brasil fica à disposição dos representantes legais das 12 marcas citadas para, havendo interesse, publicar suas manifestações.

Veja abaixo a lista com marcas e lotes:

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Enem 2026: MEC amplia prazo para pagar taxa de inscrição até dia 22

Pagamento pode ser feito por Pix, crédito e débito em conta corrente

Prefeitura de Paraguaçu credencia profissionais para atuarem em projetos da Assisstência Social

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, até às 16 horas do dia 15 de julho.

Caixa começa a pagar Bolsa Família de junho

Receberão o valor os beneficiários com NIS de final 1

Secretaria de Saúde atualiza boletim da Dengue em Paraguaçu Paulista

O número de casos positivos continua o mesmo da semana passada.

FOCO NO ESPORTE - O seu programa esportivo de Paraguaçu Paulista e região

Notícias, resultados, entrevistas, bastidores, cobertura de eventos e histórias inspiradoras.

Polícia Civil prende homem em flagrante por tráfico de drogas em Presidente Prudente

Durante a abordagem foram localizadas duas porções de cocaína e crack e dois celulares.

Sobrinha de vereador de Ourinhos é assassinada a facadas pelo companheiro em Jacarezinho

Companheiro da vítima de 28 anos, foi preso em flagrante. A motivação do crime seria ciúmes.

Frio persiste com risco de geada no Sul e Sudeste

Região Norte concentra maiores volumes de chuva

ANUNCIE DIVULGUE