Quarta-Feira, 28 de Outubro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Ministério suspende 12 marcas de azeite por oferecerem risco à saúde

28/10/2024 - Produtos foram desclassificados por fraudes na composição


Ministério suspende 12 marcas de azeite por oferecerem risco à saúde

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou um alerta de risco para o uso de 12 marcas de azeite de oliva que, segundo a pasta, não atendem aos padrões de qualidade, sendo, portanto, consideradas impróprias para o consumo.

As 12 marcas foram desclassificadas por fraude, após os testes realizados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária detectarem a presença de outros óleos vegetais, não identificados, na composição do produto.

Segundo o Mapa, a contaminação dos azeites comercializados pelas 12 marcas compromete a qualidade dos produtos e oferece risco à saúde dos consumidores, dada a falta de informações sobre a procedência dos óleos detectados. 

As doze marcas desclassificadas por fraudar seus produtos são a Grego Santorini; La Ventosa; Alonso; Quintas D’Oliveira; Olivas Del Tango; Vila Real; Quinta de Aveiro; Vincenzo; Don Alejandro; Almazara; Escarpas das Oliveiras e Garcia Torres.

Parte das empresas responsáveis por essas marcas no Brasil estão com CNPJ suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que, segundo o Mapa, reforça a suspeita de fraude.

“Consumidores que adquiriram essas marcas devem interromper o uso imediatamente e buscar a substituição, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Já as denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, com a indicação do local de compra.

A comercialização desses produtos configura uma infração grave e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados.

A Agência Brasil fica à disposição dos representantes legais das 12 marcas citadas para, havendo interesse, publicar suas manifestações.

Veja abaixo a lista com marcas e lotes:

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Lista de boicote político é disseminada via redes socias em Paraguaçu Paulista

Também há relatos de assédio eleitoral na cidade.

Assédio eleitoral: saiba como denunciar crime mesmo após eleições

Empregadores não podem fazer ameaças para interferir ou retaliar voto

Número de superendividados no Brasil cresceu 75% em cinco anos, diz BC

São 20,3 milhões de devedores de risco; órgão prepara novas medidas.

Governo alerta sobre notícias falsas relacionadas a programas sociais

Bolsa Família, Gás do Povo e fim da escala 6x1 estão mantidos

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 320 milhões

Números sorteados são 06 - 30 - 32 - 38 - 49 - 57

Homem investigado por exploração sexual de crianças em jogos on-line é alvo de operação em Marília

Segundo a polícia, suspeito pedia fotos de menores sem roupas em troca de moedas virtuais.

Adolescentes são apreendidos suspeitos de estupro de vulnerável dentro de escola de Ourinhos

Mandados de internação provisória foram cumpridos nesta terça-feira (27).

Eixo SP inicia recuperação do pavimento na SP 284 entre Rancharia e João Ramalho

Serviços começam nesta quarta-feira (28) em três pontos da rodovia, com operação Pare e Siga durante

ANUNCIE DIVULGUE