Domingo, 07 de Junho Paraguaçu Paulista 23ºC - 11ºC veja mais

Ministério suspende 12 marcas de azeite por oferecerem risco à saúde

28/10/2024 - Produtos foram desclassificados por fraudes na composição


Ministério suspende 12 marcas de azeite por oferecerem risco à saúde

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou um alerta de risco para o uso de 12 marcas de azeite de oliva que, segundo a pasta, não atendem aos padrões de qualidade, sendo, portanto, consideradas impróprias para o consumo.

As 12 marcas foram desclassificadas por fraude, após os testes realizados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária detectarem a presença de outros óleos vegetais, não identificados, na composição do produto.

Segundo o Mapa, a contaminação dos azeites comercializados pelas 12 marcas compromete a qualidade dos produtos e oferece risco à saúde dos consumidores, dada a falta de informações sobre a procedência dos óleos detectados. 

As doze marcas desclassificadas por fraudar seus produtos são a Grego Santorini; La Ventosa; Alonso; Quintas D’Oliveira; Olivas Del Tango; Vila Real; Quinta de Aveiro; Vincenzo; Don Alejandro; Almazara; Escarpas das Oliveiras e Garcia Torres.

Parte das empresas responsáveis por essas marcas no Brasil estão com CNPJ suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que, segundo o Mapa, reforça a suspeita de fraude.

“Consumidores que adquiriram essas marcas devem interromper o uso imediatamente e buscar a substituição, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Já as denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, com a indicação do local de compra.

A comercialização desses produtos configura uma infração grave e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados.

A Agência Brasil fica à disposição dos representantes legais das 12 marcas citadas para, havendo interesse, publicar suas manifestações.

Veja abaixo a lista com marcas e lotes:

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Pagode com Feijoada visa arrecadar recursos para tratamento de saúde de criança paraguaçuense

Evento será no dia 21 de junho, no Grepol. Convites estão a venda pelo valor de R$40,00.

Final de semana de ofertas especiais no Açougue do Hermes

A loja do Hermes fica na Avenida Galdino, 1173, em Paraguaçu Paulista.

Eletro Clima: especializada em instalação e manutenção de ar condicionado automotivo em Paraguaçu

Faça a revisão do ar do seu carro e garanta qualidade e eficiência.

Stillo's promove encontro para mulheres com foco em autoconhecimento e autoestima em Paraguaçu

Evento contou com coquetel, desfile e uma palestra.

Sicredi entra no mês de aniversário em Paraguaçu em plena expansão na cidade e região

Em junho, o Sicredi celebra um ano de história em Paraguaçu Paulista.

Homem tenta sair de motel sem pagar conta e acaba preso por embriaguez ao volante em Botucatu

Suspeito alegou não ter dinheiro para pagar o consumo no estabelecimento.

Empresário morre depois de bater em caminhão estacionado em Ourinhos

O acidente ocorreu no Distrito Industrial.

Paraguaio é preso com quase 20 mil ampolas de medicamentos para emagrecimento em Pardinho

A carga estava escondida em compartimentos secretos na cabine do veículo.

ANUNCIE DIVULGUE