Domingo, 29 de Março Paraguaçu Paulista 32ºC - 19ºC veja mais

Ministério suspende 12 marcas de azeite por oferecerem risco à saúde

28/10/2024 - Produtos foram desclassificados por fraudes na composição


Ministério suspende 12 marcas de azeite por oferecerem risco à saúde

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou um alerta de risco para o uso de 12 marcas de azeite de oliva que, segundo a pasta, não atendem aos padrões de qualidade, sendo, portanto, consideradas impróprias para o consumo.

As 12 marcas foram desclassificadas por fraude, após os testes realizados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária detectarem a presença de outros óleos vegetais, não identificados, na composição do produto.

Segundo o Mapa, a contaminação dos azeites comercializados pelas 12 marcas compromete a qualidade dos produtos e oferece risco à saúde dos consumidores, dada a falta de informações sobre a procedência dos óleos detectados. 

As doze marcas desclassificadas por fraudar seus produtos são a Grego Santorini; La Ventosa; Alonso; Quintas D’Oliveira; Olivas Del Tango; Vila Real; Quinta de Aveiro; Vincenzo; Don Alejandro; Almazara; Escarpas das Oliveiras e Garcia Torres.

Parte das empresas responsáveis por essas marcas no Brasil estão com CNPJ suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que, segundo o Mapa, reforça a suspeita de fraude.

“Consumidores que adquiriram essas marcas devem interromper o uso imediatamente e buscar a substituição, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Já as denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, com a indicação do local de compra.

A comercialização desses produtos configura uma infração grave e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados.

A Agência Brasil fica à disposição dos representantes legais das 12 marcas citadas para, havendo interesse, publicar suas manifestações.

Veja abaixo a lista com marcas e lotes:

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Acidente envolve carro e caminhão em rodovia que cruza Paraguaçu Paulista

Imagens que circularam pelas redes sociais mostram o veículo danificado após colisão com o caminhão.

Motorista com sinais de embriaguez bate em poste na Avenida Galdino, em Paraguaçu Paulista

Imagens da colisão circularam pelas redes sociais.

Polícia apreende mais de 140 kg de droga em Palmital e gera prejuízo de mais de 6 milhões ao crime

Entorpecentes estavam escondidos em compartimentos de carreta abordada na praça de pedágio.

Procurando looks para curtir os shows em Borá? Vem pra Calcevest

Atendimento neste sábado até às 17h.

Confira as ofertas especiais do Açougue do Hermes

O Açougue do Hermes fica na Avenida Galdino, 1173, em Paraguaçu Paulista.

Polícia Rodoviária apreende R$2 milhões em mercadorias de descaminho em Santa Cruz do Rio Pardo

Produtos estavam no compartimento de carga de um caminhão abordado durante Operação Impacto.

Polícia Civil prende jovem por tráfico de maconha gourmet em Presidente Prudente

Operação teve como foco o comércio de drogas para público de alto poder aquisitivo.

Acusado de matar Gibel é condenado a 20 anos de prisão em regime fechado

O julgamento aconteceu nesta quinta-feira, dia 26.

ANUNCIE DIVULGUE