Sexta-Feira, 05 de Junho Paraguaçu Paulista 23ºC - 12ºC veja mais

Escritora paraguaçuense é convidada especial na Flip - Feira Literária Internacional de Paraty

15/10/2024 - Ângela Zanirato teve sessão de autógrafos e lançamentos de suas novas obras literárias.


Escritora paraguaçuense é convidada especial na Flip - Feira Literária Internacional de Paraty

A escritora paraguaçuense Ângela Maria Zanirato Salomão participou como convidada especial da Flip – Feira Literária Internacional de Paraty, realizada de 9 a 13 de outubro.

Em sua 22ª edição, a festa ocupou espaços públicos da cidade de Paraty com cultura, arte, educação, debates e pluralidade de visões em uma programação diversa que impulsiona mecanismos de troca entre aqueles que transitam e os que vivem no território.

No dia 10, Ângela realizou uma sessão de autógrafos de seu Ensaio Acadêmico “Desmatamento e Ferrovia: "Civilizar" era Preciso”, além de ter uma participação na Casa Caravana da mesa de debate ‘Realidade e Ficção: do ensaio à autoficcão, os desafios do fazer literário’.

No dia 11, a paraguaçuense realizou o lançamento e sessão de autógrafos do livro de poesias: “Lá fora é prisão”, pela Editora Patuá, na Casa Gueto.

Sobre a autora

Angela Zanirato é paraguaçuense e tem vasta experiência com literatura. Professora de História, Pós Graduada pela UNESP de Assis e pela UEM, Maringá, ela participou do Mapa Cultural Paulista versão 2015/2016, onde foi classificada para a fase final na modalidade conto.

É integrante da Associação de Escritores e Poetas de Paraguaçu Paulista APEP. Tem poemas publicados em várias Antologias. Foi curadora no projeto Dezoito Contos Insólitos, do cientista social e poeta Márcio Salles Saraiva, em 2019. Foi publicada em vários sites e revistas, entre elas a Revista Intransitiva da UFRJ e Revista Amantikyr da UNIFEI.

Está presente na Antologia As Mulheres Poetas na Literatura Brasileira, coletânea organizada pelo poeta Rubens Jardim, lançada pela Editora Arribaçã em 2021, que reúne as melhores poetas do Brasil.

Em 2020 foi classificada em primeiro lugar no concurso poesias da Editora Arribaçã com o Livro Madalenas desarrependidas.

Em 2021 foi selecionada pelas editoras Rizoma e Helvetia para publicar seus originais de poesia e romance. Os livros Cacotopia e Tarja Preta e Mulheres à margem: entre o asfalto e o bordel, são frutos dessa seleção e foram publicados em 2022.

“Mulheres a margem: entre o asfalto e o bordel” foi escolhido pela Editora Helvetia para receber o VIII Prêmio Talentos Helvéticos-Brasileiros na Feira Literária em Genebra, na Suíça, ocorrida no período de 6 a 10 de março de 2024.

Angela também foi classificada para o Prêmio Nacional Carolina Maria de Jesus, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI) e que se tornou histórico ao distribuir R$2mi, em 40 prêmios de R$50 mil, para obras literárias inéditas produzidas por mulheres brasileiras (cis ou transgênero).

Em dezembro de 2023, Angela realizou o lançamento do livro "Mar Fechado Mar Aberto", editado pela Rizoma Projetos Editoriais e produzido em parceria com a escritora Ivy Menon.

Em julho de 2024 lançou o ensaio acadêmico “Desmatamento e Ferrovia: ‘Civilizar’ era preciso”, que trata sobre os primórdios de Paraguaçu Paulista, contados através de memorialistas, jornais e entrevistas com Benedito Benício, Mercedes Vilharquides e Hélio Pacheco, é fruto de sua monografia da pós-graduação em Patrimônio Cultural e Memória Social, realizada na UEM – Universidade Estadual de Maringá.

Sua obra mais recente é o romance “Lá fora é prisão”, ainda em fase de lançamentos.

Redação TV Paraguaçu



MAIS NOTÍCIAS

Polícia Rodoviária dá início à Operação Corpus Christi nas rodovias da região

Rodovias terão reforço policial e intensificação nas fiscalizações de trânsito.

Polícia deflagra operação nas cidades de Ibirarema e Salto Grande e prende três pessoas por tráfico

O nome da operação faz referência ao codinome utilizado pelo principal investigado.

Polícia Civil deflagra operação contra o tráfico e realiza prisões em Martinópolis

Polícias cumprem mandados, apreendem entorpecentes, arma e materiais ligados ao crime organizado.

Hospital Regional de Assis alerta para impacto da baixa nos estoques de sangue no atendimento

Falta de doadores pode comprometer cirurgias, urgências e tratamentos que dependem de transfusão

Cinco pessoas são presas por venda ilegal de canetas emagrecedoras e medicamentos em Promissão

Suspeitos comercializavam os produtos contrabandeados do Paraguai pela internet.

Venda de veículos novos no país sobe 15% até maio

Em 5 meses, foram comercializadas mais de 2,2 milhões de unidades

Brasil registrou 150 mil agressões contra população de rua em 10 anos

Pesquisa levantou dados de 2014 a 2023, mas alerta para subnotificação

Um em cada quatro brasileiros não sabe que o câncer pode ser prevenido

Mais da metade da população não sabe que sedentarismo é fator de risco

ANUNCIE DIVULGUE